Ministério da Educação

Evento: Vislumbrando o mundo quântico com um arame confinado numa cavidade

Local: Auditório da Matemática: bloco 04 (14:30 horas)

Data: 15/06/2010

Vislumbrando o mundo quântico com um arame confinado numa cavidade
 Prof. Dr. Marcelo A F Gomes (UFPE)

O estudo da matéria confinada num espaço de baixa dimensão faz parte da fronteira da física. Ele tem provado ser essencial para o desenvolvimento de tecnologia avançada, bem como inspirador para a ciência pura e experimentos feitos nas últimas décadas têm revelado um mundo rico em fenômenos intrigantes. Este colóquio trará de forma propedêutica parte desse mundo à discussão e um novo experimento será apresentado, bem como a sua modelagem e analogia com um dos mais importantes sistemas físicos. A física associada a arames confinados em cavidades começou a ser examinada apenas recentemente. Ela tem conexão com o fenômeno de condensação de energia, com empacotamento de DNA e gravidade quântica, entre outros. Parte desses “outros” (novos) assuntos será apresentada nesse colóquio de interesse para estudantes de física, as comunidades de matéria condensada, sistemas bidimensionais, física estatística, gravitação, campos, materiais, métodos, etc.

mais eventos

FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP

© 2009, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
CEP: 64049-550 - depfisica@ufpi.edu.br - Todos os direitos reservados.