Ministério da Educação

Bacharelado

Apresentação

O Bacharelado em Física habilita o graduado (bacharel, físico pesquisador) para atuar profissionalmente como Físico. A Licenciatura em Física habilita o graduado (licenciado, físico educador) para exercer profissionalmente o magistério.

A função da habilitação Bacharelado em Física é preparar o aluno para a carreira científica. Na formação do pesquisador em geral, e de física particularmente, existem várias etapas a serem concluídas, com a finalidade de tornar o profissional adequadamente hábil e independente no exercício da sua função.

O conjunto de disciplinas que deseja cursar possibilita sua matrícula em um menor número de disciplinas por semestre, sem aumentar significativamente o tempo máximo para conclusão do curso

Objetivo do curso

Preparar o aluno para atuar profissionalmente em pesquisas associadas a área em que é requerida uma sólida formação em Física. A pós-graduação é considerada uma seqüência natural e essencial para o futuro pesquisador.

Perfil do egresso

O bacharel em Física, em atendimento às Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física e às Diretrizes Curriculares Nacionais, será um profissional com uma sólida formação em Física, dominando suas leis e conceitos básicos e avançados, de forma a dispor de elementos que lhe garantam tanto seu aceso ao mercado de trabalho, quanto aos programas de pós-graduação, na área de Física, devendo ser capaz de:

• Dominar com competência técnica e científica os conhecimentos inerentes à Física;
• Usar de criatividade, postura crítica na investigação e produção de novos conhecimentos sobre o campo que circunscreve a sua prática;
• Difundir seus conhecimentos e a debater suas idéias, não só na comunidade científica, mas também com a sociedade, em geral;
• Agir sempre com atitudes conscientes, em relação à preservação das condições ambientais;
• Utilizar seus conhecimentos, suas habilidades e sua experiência como instrumentos permanentes para assegurar a defesa do Bem Comum;
• Desenvolver seu trabalho e orientar seu aperfeiçoamento, profissional em atenção às necessidades da sociedade, direcionando sua atuação para as áreas do ensino, geração do saber físico e aplicação dos conhecimentos técnico-científicos.
• Contribuir para a mudança de visões e comportamentos do ser humano, com relação à natureza.

Estrutura do Curso

A estrutura curricular organizou-se, segundo as Resoluções CNE/CES 1.304/2001 e CNE/CES 9/2002, nos assim denominados espaços curriculares, conjuntos de disciplinas que, pela similaridade dos campos de conhecimentos que aglutinam, contemplam os aspectos considerados básicos na formação dos professores de Física.
A organização curricular do Curso, neste sentido, estrutura-se nos espaços curriculares seguintes:

• Conhecimentos Básicos de Física;
• Conhecimentos de Linguagem;
• Conhecimentos Avançados de Física e de Matemática;
• Atividades Complementares.
• Trabalho de Conclusão de Curso.

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