Ministério da Educação

Licenciatura

Apresentação

A Licenciatura habilita o graduado (licenciado) para exercer profissionalmente o magistério.
 
Professor é o profissional habilitado para exercer profissionalmente o magistério, e a Licenciatura prepara o estudante para atuar como professor. Por isso, além dos conteúdos da área específica de formação, na Licenciatura são estudados os fundamentos da política educacional, da didática (objeto: ato do ensino), da epistemologia (objeto: origem do conhecimento), psicologia (objeto: desenvolvimento e aprendizagem), e há o estagiamento nas escolas (objetivo: conhecimento prático).
 
Particularmente, a obtenção do diploma de Licenciado em Física confere ao graduado (licenciado) o direito de atuar como professor de física no ensino médio. Ainda, da mesma forma que ocorre no Bacharelado, a Licenciatura permite que o estudante prossiga sua formação acadêmica, com a especialização, o mestrado, o doutorado e o pós-doutorado.
 
Finalmente, lembre-se que a graduação é o primeiro degrau na formação de nível superior.
 
O mercado de trabalho para o Licenciado em Física está em franca expansão, tendo em vista pequeno número de professores com esta formação atuando no momento. As escolas públicas ou particulares, se utilizam em regime precário de profissionais com formação em outra áreas para suprir essa grande lacuna que existe atualmente.
 

Objetivo do curso

Formar professores de Física para a Educação Básica, com ênfase na formação de profissionais para atuarem no Ensino Médio, assim como para atuarem nas séries finais do Ensino Fundamental.

Os princípios que norteiam o curso são: a competência, como concepção nuclear na orientação do curso; a coerência, entre a formação oferecida e a prática esperada do futuro professor; e a pesquisa, focada nos processos de ensino e de aprendizagem.

Perfil do egresso

O licenciado em Física, em atendimento às Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física e às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores de Educação Básica, será um profissional com uma sólida formação em Física, dominando os seus aspectos conceituais, históricos e epistemológicos e em Educação, de forma a dispor de elementos que lhe garantam o exercício competente da docência na educação básica.

Estrutura do Curso

Tanto a matriz curricular, quanto a alocação de tempos e espaços curriculares, foram organizadas respeitando-se o disposto na Resolução CNE/CP No. 1, de 18 de fevereiro de 2002. As cargas horárias e os demais aspectos previstos, nos diversos dispositivos legais, referentes à Formação de Professores para a Educação Básica, a estrutura curricular organizou-se nos assim denominados espaços curriculares, conjuntos de disciplinas que, pela similaridade dos campos de conhecimentos que aglutinam, contemplam os aspectos considerados básicos, na formação dos professores de Física.

A organização curricular do Curso, neste sentido, estrutura-se nos espaços curriculares seguintes:
 
# Conhecimentos Básicos de Física
# Conhecimentos Básicos de Educação
# Conhecimentos de Linguagem
# Conhecimentos Complementares e/ou Interdisciplinares de Física e de Educação
# Conhecimentos Metodológicos
# Estágio Curricular
# Atividades Complementares

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