Ministério da Educação

Agenda

Evento: Influência da Temperatura e Pressão Hidrostática nas Propriedades Vibracionais e

Local: Auditório do Dep. de Física (horário: 15 h)

Data: 03/11/2011

Palestrante: Prof. Dr. Gilberto Dantas Saraiva

Os materiais pertencentes à família dos molibidatos e tungstatos formam uma grande classe de compostos inorgânicos que apresentam interessantes propriedades físicas e químicas bem como aplicações tecnológicas no campo da catálise e da eletrônica. O estudo dos processos físicos induzidos por altas pressões hidrostáticas e temperatura é um tema bastante ativo na pesquisa científica. A importância dessas investigações, dentre outros aspectos, se deve ao fato de que o conhecimento adquirido neste tipo de estudo é fundamental para o entendimento da formação dos minerais constituintes do interior do planeta onde as condições de pressão e temperatura são bastante hostis. Uma característica comum dos molibidatos e tungstatos é a riqueza de fenômenos apresentados tais como: amorfização e pré-amorfização, deformação, decomposição química e transformações cristalográficas quando estes são submetidos à variação de temperatura e pressão. Nesta perspectiva, o estudo de processos físico-químicos sob altas pressões hidrostáticas e/ou temperatura constitui uma abordagem multidisciplinar envolvendo a física, a química e a geologia. Do ponto de vista de física dos materiais, a pressão hidrostática e a temperatura podem ser consideradas como uma ferramenta para estudar o delicado balanço entre as forças de longo e curto alcance. Esse balanço de forças é o mecanismo responsável pela estabilização estrutural dos materiais.

mais eventos

FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP

© 2009, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
CEP: 64049-550 - depfisica@ufpi.edu.br - Todos os direitos reservados.