Ministério da Educação

Evento: Minicurso I: Luminescência: Você sabe o que é?

Local: Auditório do CCN – CCN – UFPI

Data: 03/11/2010

Profa. Teresa Dib Zambom Atvars (IQ – UNICAMP)

O objetivo deste curso é discutir os princípios fundamentais que levam certos sistemas a emitir luminescência, em particular o que ocorre com moléculas orgânicas e polímeros conjugados. Vamos discutir e mostrar a origem do processo em diversos tipos de moléculas e mostrar esquemas de instrumentação de como se mede. Mostraremos várias aplicações que estão muito próximas do nosso dia-a-dia
e alguns exemplos de aplicações futuras, com destaque especial à processos de eletroluminescência. Você já ouviu falar em televisor de OLEDS, de branqueantes ópticos, de coletes fosforescentes, de revelação de impressão digital, de vaga-lume, etc? Então, venha conversar conosco.

Tópicos:
1. Luminescência – fotoluminescência (fluorescência e fosoforescência), quimioluminescência, eletroluminescência,  termoluminescência.
2. Fotoluminescência e transições eletrônicas;
3. Fotoluminescência: em moléculas e íons isolados; sistemas agregados, estado sólido e sistemas macromoleculares; em polímeros conjugados.
4. Fotoluminescência foto-estacionária e com resolução temporal;
5. Métodos convencionais e métodos avançados.

Período: de 03 a 05 de Novembro de 2010
Local: Auditório do CCN – CCN – UFPI
Horário: 08:00 as 10:00 e das 14:30 às 16:30
Mais detalhe veja em:  Minicurso: Processos Ópticos e Instrumentação

mais eventos

FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP

© 2009, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
CEP: 64049-550 - depfisica@ufpi.edu.br - Todos os direitos reservados.