Ministério da Educação

Evento: ALGUNS MODELOS PARA ADSORÇÃO SEQÜENCIAL ALEATÓRIA

Local: Auditório do DF

Data: 20/11/2009

Prof. Dr. José Pimentel de Lima (Prof. do Dep. de Física da UFPI)

Resumo: A Adsorção Seqüencial Aleatória – ASA( ou Random Sequential Adsorption-RSA) ainda é um fenômeno muito estudado, pois ocorre naturalmente em vários sistemas físicos, biológicos, químicos, e é muito usada em aplicações industriais como carvão ativado, resinas sintéticas, armazenamento e seqüestro de poluentes, dentre outras. Neste seminário apresentaremos alguns modelos de empacotamento por ASA em uma e duas dimensões, enfatizando a complexidade das variáveis aleatórias envolvidas. Iniciaremos apresentando o modelo "ícone" em uma dimensão que determina a "parking constant" resolvido exatamente por Rényi, e finalizaremos com um modelo em duas dimensões com empacotamento de elementos escaláveis.

mais eventos

FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP

© 2009, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
CEP: 64049-550 - depfisica@ufpi.edu.br - Todos os direitos reservados.