Ministério da Educação

Evento: Emaranhamento Multicor: Feixes Gaussianos?

Local: Emaranhamento Multicor: Feixes Gaussianos?

Data: 06/05/2011

Local: Auditório do Departamento de Física
Horário: 14 h
Dia: 06.05.2001 (sexta-feira)

Emaranhamento Multicor: Feixes Gaussianos?

PALESTRANTE: Doutorando Antônio Sales de Oliveira Coelho

RESUMO: O emaranhamento talvez seja a característica intrínseca da mecânica quântica.  Ele é o ingrediente chave na realização de tarefas em computação e informação quântica, tais como distribuição de chaves criptográficas e teletransporte de estados quânticos.  Em um amplo contexto, espera-se que a geração de emaranhamento entre diferentes sistemas físicos permitirá realizar tarefas que não podem ser implementadas usando somente a física clássica. Neste cenário, a informação quântica deverá ser gerada, processada e armazenada em sistemas físicos, sendo a troca dessa informação efetuada através de canais que usam emaranhamento como recurso fundamental. Devido à fraca interação com o ambiente e à alta velocidade, a luz é uma forte candidata para transmitir informação. Em nosso laboratório, nós demonstramos a geração de emaranhamento entre três feixes de luz intensos produzidos por Oscilador Paramétrico Ótico (OPO), todos com comprimentos de onda distintos. O emaranhamento entre os campos é verificado através de medidas de amplitude e fase dos mesmos, usando cavidades óticas vazias. Para mostrar a inseparabilidade nós usamos um critério necessário e suficiente para estados Gaussianos, a positividade sob transposição parcial (PPT). A fim de mostrar que os estados produzidos são de fato gaussianos nós analisamos as flutuações estatísticas das quadraturas medidas, mostrando o comportamento dos momentos de ordem superior da distribuição. É possível ver que, dentro do erro experimental, a relação entre os momentos de ordem superior é igual à relação entre os momentos de uma distribuição Gaussiana.

mais eventos

FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP FINEP

© 2009, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
CEP: 64049-550 - depfisica@ufpi.edu.br - Todos os direitos reservados.