Brasil Brasil Brasil

Dissertações Completas de 2010

01 - (RE)PENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: concepções de ensino e aprendizagem
Autor:
JURANDIR GONÇALVES LIMA  [baixar]

02 - A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM TERESINA: O DESAFIO DE IR ALÉM DA ESCOLARIZAÇÃO
 Autora: ROSÂNGELA MARIA DA SILVA MELO [baixar]

03 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: o desafio de tornar-se professor
 Autora: VANESSA HIDD BASÍLIO  [baixar]

04 - SER PEDAGOGO: o conhecimento da identidade profissional pelas histórias de vida
 Autora: THAIZI HELENA BARBOSA E SILVA LUZ  [baixar]

05 - NARRATIVAS SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: administradores-professores de ensino superior como protagonistas
 Autora: SHIRLEY DOURADO REBÊLO SARAIVA  [baixar]

06 - A ESCOLA DE QUALIDADE NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE ESCOLAS DE TERESINA-PI, COM MELHOR PERFORMANCE NO ENEM - 2007
 Autora: CLEIRE MARIA DO AMARAL RODRIGUES  [baixar]

07 - OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM INÍCIO DE CARREIRA E A PRODUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE: um estudo com diários narrativos
 Autora: RENATA CRISTINA DA CUNHA [baixar]

08 - TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA: interfaces com o saber-ensinar
 Autor: FRANCISCO DAS CHAGAS RODRIGUES DA SILVA [baixar]

09 - A TRAJETÓRIA DAS ESCOLAS DA CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE - CNEC NO PIAUÍ: 1952-1997
 Autor: JOÃO BATISTA DA SILVA  [baixar]

10 - "O PROCESSO DIALÓGICO: conceito de planejamento de ensino internalizado pelos professores de ensino superior e a prática pedagógica."
 Autora: MARLINDA PESSÔA ARAÚJO  [baixar]

11 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS (OS) PROFESSORAS (ES) DO ASSENTAMENTO DIAMANTE NEGRO JUTAIH NO MARANHÃO: “ a pedagogia dos aços”
 Autora: MARILDA DA CONCEIÇÃO MARTINS  [baixar]

12 - OS SENTIDOS PRODUZIDOS EM RELAÇÃO À ESCOLA MEDIANDO O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO
 Autora: MARIA ESCOLÁSTICA DE MOURA SANTOS  [baixar]

13 - INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE PARES: a importância do brincar para a inclusão escolar de criança com Síndrome de Down
 Autora: CAMILA SIQUEIRA CRONEMBERGER FREITAS [baixar]

14 -  A COMPREENSÃO DO SER PROFESSOR COMO PROFISSIONAL DO ENSINAR: um estudo com docentes da rede pública Estadual de Teresina
 Autora: MÔNICA NÚBIA ALBUQUERQUE DIAS [baixar]

15 - SABERES DA PRÁTICA NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: análise de sua produção nos cursos de licenciatura da UEMA
 Autora: MARIANGELA SANTANA GUIMARÃES SANTOS [baixar]

16 - A QUALIDADE EM EDUCAÇÃO INFANTIL NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA
 Autora: MARIA CARMEM BEZERRA LIMA [baixar]

17 - A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO DISCIPLINA ESCOLAR NO PIAUI: de 1939 a 1975
 Autor: JOSE CARLOS DE SOUSA [baixar]

18 - PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: estudo compartilhado com professoras da cidade de Parnaíba-PI
 Autora:
FABRÍCIA PEREIRA TELES [baixar]

19 - CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO (UFPI): história e memória
 Autora: FRANCISCA DAS CHAGAS LOPES CAMPOS [baixar]

20 - DA FORMAÇÃO À PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma reflexão sobre a formação matemática do pedagogo
 
Autora: VALDIRENE GOMES DE SOUSA [baixar]

21 - A DOCÊNCIA EM QUÍMICA NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuições para a construção da cidadania
 
Autora: MARIA DE FÁTIMA CARDOSO SOARES [baixar]

22 - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: sobre a prática como lócus da produção dos sabes docentes
 
Autora: MARIA DO SOCORRO SOARES [baixar]

23 - AÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS: discutindo a mobilização de saberes experienciais
 
Autora: ANTONINA MENDES FEITOSA SOARES [baixar]

24 - "AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: discutindo saberes docentes"
 
Autora: ROBERT MAURÍCIO DE OLIVEIRA ARAÚJO [baixar]

25 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: saberes e reflexividade na prática pedagógica
 
Autor: MARIA REGINALDA SOARES DA SILVA  [baixar]

26 - HISTÓRIAS DE PROFESSORES APOSENTADOS DE UNIÃO-PIAUÍ: (re) visitando trajetórias profissionais
 
Autor: LOURIVAL DA SILVA LOPES  [baixar]

27 - O SENTIDO SUBJETIVO ATRIBUIDO PELO ALUNO SURDO AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO REGULAR
 
Autor: RAFAELA COELHO SÁ [baixar]

28 - A EFETIVAÇÃO DOS SABRES PEDAGÓGICOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS
 
Autor: CLEIDIVAN ALVES DOS SANTOS [baixar]

29 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: revelando os saberes da experiência
 
Autora: PAULA JANAÍNA MENDES LOPES [baixar]

30 - INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NAS ECOLAS PÚBLICAS DE TERESINA-PI
 
Autora: MÁRCIA RAIKA E SILVA LIMA [baixar]

31 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO SUPERIOR E A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES
 
Autor: LOURENILSON LEAL DE SOUSA [baixar]

32 - POSTA VOZES DA CONQUISTA DA RIQUEZA: o ensino comercial e a escola União Caixeiral de Parnaíba (1918-1950)
 
Autor: GILBERTO ESCÓCIO DUARTE FILHO [baixar]

33 - AUTORIA, COSCIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE: o fanzine como recurso formativo na escrita e reescrita de trajetórias formativas em formação
 
Autor: IONEIDE SANTOS DO NASCIMENTO [baixar]

34 - DOSCÊNCIA SUPERIOR EM FOCO: articulações entre formação continuada, saberes e práticas pedagógicas
 
Autor: ALDINA DE FIGUEIREDO CUNHA [baixar]

35 - O SUPERVISOR ESCOLAR NA INTERFACE COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALFABETIZAÇÃO: entre o dito e o vivido
 
Autor: LUIZ JESUS SANTOS BOMFIM [baixar]

36 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO SUPERIOR E A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES
 
Autor: SIDCLAY FERREIRA MAIA [baixar]

37 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PIAUÍ: 1968 a 1998: reflexões sobre suas história e memória
 
Autor: ROSA MARIA BORGES DE QUEIROZ [baixar]

38 - IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE ENSINO DE TERESINA - PIAUÍ
 
Autor: DANIELLE DE FREITAS FONSECA [baixar]

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.