Dissertações Completas de 2010
01 - (RE)PENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: concepções de ensino e aprendizagem
Autor: JURANDIR GONÇALVES LIMA [baixar]
02 - A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM TERESINA: O DESAFIO DE IR ALÉM DA ESCOLARIZAÇÃO
Autora: ROSÂNGELA MARIA DA SILVA MELO [baixar]
03 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR: o desafio de tornar-se professor
Autora: VANESSA HIDD BASÍLIO [baixar]
04 - SER PEDAGOGO: o conhecimento da identidade profissional pelas histórias de vida
Autora: THAIZI HELENA BARBOSA E SILVA LUZ [baixar]
05 - NARRATIVAS SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: administradores-professores de ensino superior como protagonistas
Autora: SHIRLEY DOURADO REBÊLO SARAIVA [baixar]
06 - A ESCOLA DE QUALIDADE NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE ESCOLAS DE TERESINA-PI, COM MELHOR PERFORMANCE NO ENEM - 2007
Autora: CLEIRE MARIA DO AMARAL RODRIGUES [baixar]
07 - OS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM INÍCIO DE CARREIRA E A PRODUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE: um estudo com diários narrativos
Autora: RENATA CRISTINA DA CUNHA [baixar]
08 - TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA: interfaces com o saber-ensinar
Autor: FRANCISCO DAS CHAGAS RODRIGUES DA SILVA [baixar]
09 - A TRAJETÓRIA DAS ESCOLAS DA CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE - CNEC NO PIAUÍ: 1952-1997
Autor: JOÃO BATISTA DA SILVA [baixar]
10 - "O PROCESSO DIALÓGICO: conceito de planejamento de ensino internalizado pelos professores de ensino superior e a prática pedagógica."
Autora: MARLINDA PESSÔA ARAÚJO [baixar]
11 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA DAS (OS) PROFESSORAS (ES) DO ASSENTAMENTO DIAMANTE NEGRO JUTAIH NO MARANHÃO: “ a pedagogia dos aços”
Autora: MARILDA DA CONCEIÇÃO MARTINS [baixar]
12 - OS SENTIDOS PRODUZIDOS EM RELAÇÃO À ESCOLA MEDIANDO O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO
Autora: MARIA ESCOLÁSTICA DE MOURA SANTOS [baixar]
13 - INTERAÇÃO SOCIAL ENTRE PARES: a importância do brincar para a inclusão escolar de criança com Síndrome de Down
Autora: CAMILA SIQUEIRA CRONEMBERGER FREITAS [baixar]
14 - A COMPREENSÃO DO SER PROFESSOR COMO PROFISSIONAL DO ENSINAR: um estudo com docentes da rede pública Estadual de Teresina
Autora: MÔNICA NÚBIA ALBUQUERQUE DIAS [baixar]
15 - SABERES DA PRÁTICA NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: análise de sua produção nos cursos de licenciatura da UEMA
Autora: MARIANGELA SANTANA GUIMARÃES SANTOS [baixar]
16 - A QUALIDADE EM EDUCAÇÃO INFANTIL NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Autora: MARIA CARMEM BEZERRA LIMA [baixar]
17 - A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO DISCIPLINA ESCOLAR NO PIAUI: de 1939 a 1975
Autor: JOSE CARLOS DE SOUSA [baixar]
18 - PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: estudo compartilhado com professoras da cidade de Parnaíba-PI
Autora: FABRÍCIA PEREIRA TELES [baixar]
19 - CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO (UFPI): história e memória
Autora: FRANCISCA DAS CHAGAS LOPES CAMPOS [baixar]
20 - DA FORMAÇÃO À PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma reflexão sobre a formação matemática do pedagogo
Autora: VALDIRENE GOMES DE SOUSA [baixar]
21 - A DOCÊNCIA EM QUÍMICA NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuições para a construção da cidadania
Autora: MARIA DE FÁTIMA CARDOSO SOARES [baixar]
22 - O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: sobre a prática como lócus da produção dos sabes docentes
Autora: MARIA DO SOCORRO SOARES [baixar]
23 - AÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS: discutindo a mobilização de saberes experienciais
Autora: ANTONINA MENDES FEITOSA SOARES [baixar]
24 - "AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: discutindo saberes docentes"
Autora: ROBERT MAURÍCIO DE OLIVEIRA ARAÚJO [baixar]
25 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES: saberes e reflexividade na prática pedagógica
Autor: MARIA REGINALDA SOARES DA SILVA [baixar]
26 - HISTÓRIAS DE PROFESSORES APOSENTADOS DE UNIÃO-PIAUÍ: (re) visitando trajetórias profissionais
Autor: LOURIVAL DA SILVA LOPES [baixar]
27 - O SENTIDO SUBJETIVO ATRIBUIDO PELO ALUNO SURDO AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO NO ENSINO REGULAR
Autor: RAFAELA COELHO SÁ [baixar]
28 - A EFETIVAÇÃO DOS SABRES PEDAGÓGICOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Autor: CLEIDIVAN ALVES DOS SANTOS [baixar]
29 - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: revelando os saberes da experiência
Autora: PAULA JANAÍNA MENDES LOPES [baixar]
30 - INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NAS ECOLAS PÚBLICAS DE TERESINA-PI
Autora: MÁRCIA RAIKA E SILVA LIMA [baixar]
31 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO SUPERIOR E A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES
Autor: LOURENILSON LEAL DE SOUSA [baixar]
32 - POSTA VOZES DA CONQUISTA DA RIQUEZA: o ensino comercial e a escola União Caixeiral de Parnaíba (1918-1950)
Autor: GILBERTO ESCÓCIO DUARTE FILHO [baixar]
33 - AUTORIA, COSCIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE: o fanzine como recurso formativo na escrita e reescrita de trajetórias formativas em formação
Autor: IONEIDE SANTOS DO NASCIMENTO [baixar]
34 - DOSCÊNCIA SUPERIOR EM FOCO: articulações entre formação continuada, saberes e práticas pedagógicas
Autor: ALDINA DE FIGUEIREDO CUNHA [baixar]
35 - O SUPERVISOR ESCOLAR NA INTERFACE COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALFABETIZAÇÃO: entre o dito e o vivido
Autor: LUIZ JESUS SANTOS BOMFIM [baixar]
36 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO SUPERIOR E A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES
Autor: SIDCLAY FERREIRA MAIA [baixar]
37 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PIAUÍ: 1968 a 1998: reflexões sobre suas história e memória
Autor: ROSA MARIA BORGES DE QUEIROZ [baixar]
38 - IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE ENSINO DE TERESINA - PIAUÍ
Autor: DANIELLE DE FREITAS FONSECA [baixar]
© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525,
comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.