Brasil Brasil Acesso

Pesquisa / Núcleos Relacionados

NÚCLEO DE ESTUDOS EM SAÚDE PÚBLICA - NESP

O Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP) foi instituído na UFPI no final da década de 80 com o objetivo de contribuir de forma estratégica para a implantação do recém criado SUS. Utilizando recursos do antigo INAMPS e com o apoio das instituições de saúde (Secretaria Estadual de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde), o NESP contribui para a formação de pessoas estratégicas para o sistema. Oferta cursos de especialização e aprimoramento nas áreas de planejamento, gestão, saúde pública, saúde coletiva e epidemiologia; apóia a organização de serviços nos municípios capacitando equipes gestoras e dando suporte à realização de conferências e capacitação de conselheiros de saúde, além de apoiar a agenda dos movimentos sociais desenvolvendo pesquisas e produzindo conhecimentos que subsidiam a inserção das demandas de saúde na agenda política do Sistema Único de Saúde- SUS. Diante dos desafios, o NESP transformou-se em espaço interinstitucional que permite a pactuação de estratégias intersetoriais; apoio técnico acadêmico à gestão do sistema nas várias instâncias produzindo pesquisas que possibilitam a avaliação dos serviços e a gestão participativa; espaços de interlocução com a sociedade civil na perspectiva de fomentar a politização da saúde, além de manter sua característica formadora tanto de profissionais como de conselheiros e lideranças sociais. Criado pela Portaria nº 014-CCS de 27 de abril de 1990, possui regimento interno institucionalizado pela Resolução nº 012/95 de 27 de julho de 1995, atualizado em 2009. O grupo é composto por docentes, pesquisadores e técnicos com especialização, mestrado e doutorado nas áreas de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Educação, Serviço Social, Educação Física e Farmácia.

Responsável: Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa
Endereço: Campus Universitário Ministro Petrônio Portella. NESP/UFPI - Anexo da PRAEC. Bairro Ininga. Teresina-PI
CEP: 64049-550
Sítio: http://www.leg.ufpi.br/nesp
Telefone: (86) 3215-5644
E-mail: nespufpi@yahoo.com.br

Núcleo de Referência em Ciências Ambientais do Trópico Ecotonal do Nordeste - TROPEN

TROPEN é um núcleo de pesquisa interdisciplinar, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação como órgão suplementar, criado através da Resolução N. 003/96, de 13/03/1996, pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Piauí. Tem como objetivo desenvolver os Programas Especiais de Pesquisa, exercendo o papel permanente de um centro de referência acadêmica em termos de ciências ambientais no estado do Piauí, através da integração dos diversos órgãos pertencentes ou não à UFPI e que desenvolvam atividades ligadas à área. Atualmente, é composto por professores pesquisadores, em regime de tempo parcial, de vários centros de ensino (Centro de Ciências da Natureza, Centro de Ciências Humanas e Letras, etc.), além de contar com a consultoria voluntária de professores pesquisadores de todos os centros de ensino. O TROPEN também desenvolve atividades relacionadas à formação de recursos humanos em nível de pós-graduação.

Responsável: Prof. Dr. José de Ribamar de Sousa Rocha
Endereço: Av. Universitária, 1310 - Bairro Ininga - Teresina/PI
CEP: 64049-550
Telefone: (86) 3215-5566
Fax: (86) 3215-5566
E-mail: tropen@ufpi.br

Núcleo de Estudos e Pesquisa Sobre Mulher e Relações de Gênero - NEPEM

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações Sociais de Gênero, é um núcleo interdisciplinar e interdepartamental de estudos, pesquisas, publicações, debates e extensão da Universidade Federal do Piauí, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação como órgão suplementar, criado através da Resolução N° 80/96 de 12 de dezembro de 1996 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão desta instituição. Tem por objetivo promover estudos sobre relações sociais de gênero e mulher, com enfoque na realidade brasileira e em especial piauiense, contribuindo para o reconhecimento da cidadania e de igualitárias entre homens e mulheres.

Responsável: Profª. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo
Endereço: Campus Universitário, Bloco 12 - Bairro Ininga - Teresina/PI
CEP: 64049-550
Telefone: (86) 3215-5940
E-mail: liff@ufpi.br

Núcleo de Antropologia Pré-Histórica - NAP

O Núcleo de Antropologia Pré-Histórica, setor ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí, foi instituído em 1978 por iniciativa da pesquisadora Niède Guidon. A finalidade do NAP é desenvolver atividades no âmbito da pesquisa, do ensino e extensão, ligados às áreas de Arqueologia e Ciências afins. Durante as duas últimas décadas atuou de forma direta no levantamento do potencial arqueológico do Estado, resultando no desencadeamento do processo de conscientização relativo à preservação do patrimônio arqueológico, e, por extensão, do natural e do edificado. Mais de 500 sítios já foram cadastrados nos últimos anos fora da área do parque Nacional Serra da Capivara. O NAP atua também na conservação dos sítios portadores de registros rupestres (pintura e gravuras) dos Parques Nacionais já instalados no Piauí, bem como nos de outros estados (GO,RN). A filosofia de trabalho do núcleo é pautada na valorização da autoestima do piauiense, na medida em que procura evidenciar, estudar e conservar o rico patrimônio arqueológico de que é detentor o estado do Piauí visando, assim, auxiliar na abertura de novas formas de desenvolvimento regional. Nessa mesma linha o NAP integra alunos provenientes de diferentes cursos da UFPI que, de maneira interdisciplinar, têm contato com a pesquisa arqueológica.

Responsável: Profª. Drª. Maria Conceição Soares Meneses Lage
Endereço:
Telefone:
E-mail:

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia - NINTEC

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia - NINTEC da Universidade Federal do Piauí foi criado através de projeto aprovado por meio da Chamada Pública MCT / FINEP / Ação Transversal - TIB - 02 / 2006 - Rede NIT-NE (UFBA, UFPB, UFS, UFC, UFPI, CEFET-BA, SENAI-CIMATEC-BA e CISE) - REDE NIT-NE / FINEP, com o objetivo de gerir a proteção da Propriedade Intelectual na UFPI. Propriedade Intelectual é um conjunto de direitos que incidem sobre a criação do intelecto humano. Assim, o NINTEC-UFPI ajudará o inventor / pesquisador a proteger sua propriedade intelectual, defendendo-a de práticas inapropriadas das atividades comerciais e industriais e da concorrência desleal, assegurando ao detentor do conhecimento o privilégio de sua exploração. O NINTEC-UFPI se encontra diretamente relacionado às etapas de apoio, estímulo e ampliação de pesquisas na Instituição, com o intuito de identificar as tecnologias comercializáveis e estimular a solicitação da proteção, licenciamento e transferência dessas tecnologias.

Responsável: Profa. Dra. Maria Rita de Morais Chaves Santos
Endereço: Centro de Convivência, L09 e 10, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga
CEP: 64049-550
Telefone/Fax: (86) 3237-1638
Sítio: http://www.leg.ufpi.br/nintec/
E-mail: nintec@ufpi.edu.br

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estratégias de Comunicação - NEPEC


O NEPEC é um grupo que desenvolve estudos, produz análises e realiza pesquisas nas áreas de discurso, mídia e política com finalidade acadêmica, profissional e institucional. O corpo de pesquisadores deste Núcleo trabalha com Estudos de Linguagem, com ênfase em Análise de Discurso. Os resultados de suas pesquisas contribuem para a reflexão acerca dos discursos da Mídia e dos Discursos Políticos, no âmbito das práticas sociais discursivas. Atualmente, contribui com pesquisas e estudos que vem se somar aos já existentes sobre estes temas. O NEPEC foi criado em 2003, com aprovação pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Piauí - CEPEX. É vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPI e ao CNPq, desde então. O Núcleo é coordenado pelo Prof. Dr. Laerte Magalhães, e conta com jovens pesquisadores, bolsistas de iniciação científica, graduandos do curso de comunicação social, além de alunos do Mestrado Acadêmico em Letras. Em decorrência da pesquisa, muitos artigos científicos tem sido produzidos e apresentados em congressos nacionais e internacionais e, alguns destes, publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

Coordenador: Prof. Dr. Laerte Magalhães
Endereço: Departamento de Comunicação, Centro de Ciências da Educação - Campus Universitário Ministro Petrônio Portela - Bairro Ininga - Teresina/PI
CEP: 64049-550
Telefone: (86) 3215 5965
E-mail: nepec.ufpi@gmail.com
Blog: blogdonepec.blogspot.com

 

Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM)

____________________________________________________________________________

O Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM) está inserido no Departamento de Comunicação Social - DCS da Universidade Federal do Piauí. O Grupo é coordenado pela Professora Draª Jacqueline Lima Dourado e conta com cerca de 10 membros associados. As investigações do COMUM são alinhadas à Economia Política da Comunicação, abrangendo principalmente questões relacionais entre o mercado de comunicação, Estado e sociedade.

Coordenadora: Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado
Endereço: Departamento de Comunicação, Centro de Ciências da Educação - Campus Universitário Ministro Petrônio Portela - Bairro Ininga - Teresina/PI
CEP: 64049-550
Telefone: (86) 3215 5965
E-mail:  jacdourado@uol.com.br
Blog: grupodepesquisacomum-ufpi.blogspot.com

 

Núcleo de Pesquisa em Educação, Sociedade e Cultura( NESC)


O NESC é um grupo de pesquisadores que nasceu no Centro de Ciências da Educação (CCE), na UFPI e tem a intenção de discutir as temáticas que envolvem a educação, a sociedade e a cultura. Neste grupo, há duas vertentes de pesquisas: a primeira, concentra-se nos estudos sobre Representações Sociais, a segunda prioriza as pesquisas na àrea de história da Educação. Nesse sentido, serão apresentados, discutidos e divulgados neste espaço, os trabalhos que abordem estas vertentes. Sendo nosso propósito reunir as pesquisas realizadas sobre representações sociais, bem como, a história da Educação no Piauí e no Brasil, por meio deste link. Temos interesses em trocar idéias, fontes,informações, publicar textos, divulgar eventos, realizar pesquisas e assessorias sobre a temática.

Coordenadores- Professor Dr. Antonio de Pádua Carvalho Lopes(DEFE) e Professora Msc Julinete Castelo Branco(CAT)
Endereço- Departamento de Pedagogia, Centro de Ciências da Educação- Campus Universitário Ministro Petrônio Portela - Bairro Ininga - Teresina/PI
CEP: 64049-550
Telefone: (86) 3215 5819
E-mail: ufpinesc@gmail.com
Blog: http://ufpinesc.blogspot.com/2010/09/nesc-um-grupo-de-pesquisa.html

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.