Histórico
A Universidade Federal do Piauí – UFPI é a mais antiga instituição de ensino superior do Estado do Piauí. Foi criada pela Lei n. 5.528 de 12 de novembro de 1968 e oficialmente instalada em 01 de março de 1971, com o nome de Fundação Universidade Federal do Piauí, resultante da junção da Faculdade de Direito do Piauí, Faculdade de filosofia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Medicina de Teresina e Faculdade de Administração de Empresas de Parnaíba.
Durante a década de 1980, a UFPI estudou várias alternativas para viabilizar a implantação de seu primeiro mestrado. Dos cinco Centros de Ciências que compõem a UFPI, o Centro de Ciências da Educação (CCE) era o que mais condições oferecia para a sua concretização, tanto em relação às condições físicas e materiais, quanto em relação à qualificação de seus professores. Em 1991, o CCE implanta, finalmente, o Mestrado em Educação.
O Programa de Pós-Graduação em Educação, a partir das duas últimas avaliações da CAPES, que lhe conferiu nota quatro, consolidou o trabalho que vem sendo realizado pelo grupo de 12 (doze) docentes credenciados como permanentes e 02 (dois) como colaboradores. O Programa investe em pesquisa e produção científica, motivando-se para a formação de pesquisadores e para a implementação de ações no sentido de atender as demandas sociais da região Norte e Nordeste, particularmente.
Diante deste contexto, o Mestrado em Educação oferecido pela Universidade Federal do Piauí contribui, dentre muitos outros aspectos, para a formação de pesquisadores preocupados em investigar temáticas que possam construir conhecimentos, em atendimento às necessidades culturais, sociais e políticas das instituições educativas escolares e não escolares, dos movimentos sociais e das agências de fomento e desenvolvimento de pesquisas que possam promover o desenvolvimento sustentável das regiões mencionadas.
Conforme o exposto, o Programa de Pós-Graduação da UFPI está se comprometendo com a produção do conhecimento científico, compreendendo que cabe à Universidade promover e garantir a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Caracteriza-se, ainda, como lócus institucional de formação de pesquisadoes para atuarem em nível local, regional e nacional, estruturando-se em princípios da interdisciplinaridade, da flexibilidade e articulação do ensino à pesquisa. O Programa, portanto, volta-se para incentivar, apoiar o aprofundamento de pesquisas em Educação, investindo na construção da autonomia profissional que é uma das características dos estudos pós-graduados.
Assim, a produção de conhecimentos sobre a formação de professores, práticas pedagógicas, história e memória da educação, políticas educacionais e as relações entre educação e diversidades se constituem em eixos centrais dos estudos desenvolvidos pelos pesquisadores vinculados ao Programa. Dessa maneira, o ensino e a pesquisa desenvolvidos no âmbito do PPGEd visam analisar e compreender, à luz das ciências, a realidade educacional brasileira e, em especial, a do Piauí, de forma a subsidiar propostas de intervenção nessa realidade. A inserção dos mestrandos em uma das linhas de pesquisa tem como objetivo dotá-los de fundamentação teórico-metodológica, bem como proporcionar condições para a formação necessária ao professor pesquisador.
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