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III Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI - 2004

Apresentação


A realização deste III Encontro de Pesquisa em Educação, simultaneamente ao II Congresso Internacional de Educação, pela Universidade Federal do Piauí, é um momento auspicioso que resulta dconfluência de persistentes investimentos de toda natureza e de históricos esforços dos diversos setores da Universidade e de outras esferas do Estado e da sociedade, direta ou indiretamente comprometidos com o desenvolvimento da educação do Piauí e do Brasil.

Os dois eventos, nesta edição do ano de 2004, propõem como tema comum “Educação, Práticas Pedagógicas e Políticas de Inclusão Social”. Durante três dias, 15, 16 e 17 de dezembro, cerca de 800 participantes, entre pesquisadoa res, educadores e estudantes da área da educação, vindos de diversos estados do país, além de colaboradores de outros países, reunidos em Teresina, no Campus Ininga, terão a oportunidade de se debruçar sobre os problemas que nos afligem no campo do conhecimento educacional e da prática pedagógica, mas não apenas sobre problemas. Partilharão também, sem dúvida, as experiências bem sucedidas, os caminhos trilhados pioneiramente, que poderão inspirar e estimular, entre nós, práticas educacionais inovadoras.

Práticas educacionais inovadoras, nas condições sociais e econômicas da população brasileira, e, notadamente, da população piauiense, são sinônimo de inclusão social, naquilo que está ao alcance da educação e dos educadores. Efetivamente, apenas para ilustrar, o Piauí, em 1980, ocupava 23º lugar entre os 24 estados brasileiros, em índice de exclusão social. Depois de vinte anos, em 2000, é o 25º entre 27 estados. Diante de posição tão desconfortável, torna-se imperativa a adoção de políticas socialmente inclusivas cada vez mais consistentes, reconhecendo-se o vasto potencial de inclusão social representado pelas iniciativas educacionais.

Daí a relevância atribuída, nestes eventos, à associação entre os temas educação e inclusão social.

Acontece que, entre as grandes intenções da política e a realidade da sala de aula, nas escolas, um sujeito desempenha papel decisivo quanto aos rumos da educação: o profissional docente - sua vida, seus saberes, seus compromissos - fatores que compõem o amálgama de sua prática pedagógica. É no exercício cotidiano desta prática que o profissional docente reinterpreta as intenções da política e as concretiza, a seu modo, no seio da escola. A prática pedagógica, como fator determinante do desenvolvimento da educação concreta – uma educação que seja inclusiva –, é outra preocupação que mobiliza os participantes das discussões que ocorrerão nestes III Encontro de Pesquisa em Educação e II Congresso Internacional de Educação da UFPI.

Para a realização bem sucedida destes eventos, muitos concorreram. Além da empenhada colaboração de professores, do pessoal técnico-administrativo e de bolsistas do Centro de Ciências da Educação, pudemos contar com o apoio das empresas Distribuidor GUABI e SUPRIFORMS; das instituições públicas: Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado Piauí, Fundação CEPRO e Centro Federal de Ensino Técnico; e das instituições privadas de ensino superior: Faculdade Santo Agostinho e Centro de Ensino Unificado de Teresina.

Apresentamos agradecimentos a pessoas, empresas e instituições que apoiaram e incentivaram estes eventos, enfatizando que a participação, individual ou coletiva, de todos é o que nos dá a garantia de que a educação está viva – e se transformando.


Que todos sejam bem-vindos e bom trabalho!

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Grupos de Trabalho


GT-01 Práticas Docentes e Profissionalização de Professores

GT-02 Formação de Professores

GT-03 Construção de Saberes Docentes

GT-04 Alfabetização, Leitura e Escrita

GT-05 Estado e Política Educacional

GT-06 Educação, Movimentos Sociais e Direitos Humanos

GT-07 Infância, Juventude e Violência na Escola

GT-08 Educação Infantil e Ensino Fundamental

GT-09 Ensino Médio e Educação Profissional

GT-11 História, Memória e Educação

GT-12 Educação e Políticas de Inclusão Social

GT-13 Educação e Representações Sociais

GT-14 Ensino de Ciências e Educação Ambiental


GT-15 Avaliação Educacional


GT-16 Psicologia e Educação

GT-17 Educação, Cultura e Sociedade

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