Brasil Brasil Brasil

Notícias

Ecoturismo cresce no Brasil e ganha adeptos no Piauí

08/07/2013 11:19

O Ecoturismo consiste na práticado turismo de forma responsável e sustentável, incentivando a conservação dos patrimônios naturais e culturais. Essa modalidade de turismo é uma tendência mundial e vem sendo praticada no Brasil há algum tempo por este possuir grande extensão de áreas naturais.

A busca por este tipo de turismo vem crescendo a cada ano no país. Segundo a Organização Mundial de Turismo, o Ecoturismo cresce por volta de 20% ao ano enquanto o turismo tradicional cresce 7,5%. Esse crescimento se deve principalmente a uma maior conscientização ecológica das pessoas e o desejo de fugir do estresse dos grandes centros urbanos.

Para que uma atividade seja classificada de Ecoturismo é necessário que ela traga alguma participação econômica na comunidade visitada, respeite as condições naturais e as comunidades locais e busque educar o ecoturista para que ele leve para casa o que aprendeu durante o percurso.  No Piauí, o ecoturismo vem crescendo através de iniciativas como a do Piauí Trilhas Ecoturismo.

Piauí Trilhas Ecoturismo

Desde 1999 vem sendo desenvolvido pela Agência de Turismo Piauí Trilhas o projeto Conheça o seu Quintal, que tem como objetivo valorizar as paisagens naturais do interior do Estado. Naquela época era apenas um grupo de amigos que se reuniam para fazer caminhadas em lugares com riacho ou cachoeira. Os roteiros das trilhas são feitos em lugares alternativos e a equipe da agência é formada por quatro pessoas sendo dois instrutores de esportes radicais e dois organizadores. Os lugares mais visitados pelos ecoturistas são o Canyon do Poty, a Cachoeira do Salto Liso em Pedro II e a Serra das Confusões. Os pacotes incluem transportes, acampamento ou hospedagem e alimentação.

Para a trilheira Lísia Alexandre é uma boa oportunidade de apreciar lugares diferentes. “Conhecemos lugares lindos, que não são divulgados pela grande mídia. O potencial do Piauí é imenso e as pessoas deveriam conhecer mais, entrar em contato com a natureza, praticar esportes ao ar livre, banhar de rio, caminhar nas trilhas, visitar cachoeiras”, diz.

Para participar das trilhas é só entrar em contato através do e-mailpiauitrilhas@hotmail.com e das redes sociais.O roteiro é enviado e para quem estar participando pela primeira vez várias instruções são repassadas. Segundo uma das organizadoras do Piauí Trilhas, Elane Coutinho, tudo é muito democrático. O local de embarque, por exemplo, é definido pelo grupo através das redes sociais. 

 

Autores: Kenya Mércia Matos e Priscila Florêncio

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.