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Docentes

Achylles de Oliveira Costa Júnior

Possui graduação em Comunicaçao Social pela Universidade Federal do Piauí (1995), Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Doutorado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Atualmente é professor da Universidade Federal do Piauí, atuando principalmente nos seguintes temas: Rádio, Internet, documentário, vídeo e telecomunicações.

 

 

Adriana Maria Magalhães

Jornalista e Mestre em Comunicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM),Universidade Federal do Piauí; Especialista em Gestão em Comunicação Corporativa, Universidade Federal do Piauí; Licenciada em Computação, Universidade Estadual do Piauí.

 

 

Ana Maria da Silva Rodrigues

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (UFPI) e em Educação Física (UFPI). Mestre em Educação (UFPI) e Doutora em Ciência da Informação (UFMG). Docente (Professor Associado I) do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí. Integra o corpo docente do Mestrado em Comunicação (DCS/CCE/UFPI). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estratégias de Comunicação (NEPEC) e Líder de Grupo do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física (NEPEF). Desenvolve pesquisa em: Mídia e Esporte; Jornalismo Esportivo; Mídia, Corpo e Subjetividades.

Ana Regina Barros Rego Leal

Jornalista pela Universidade Federal do Piauí (1996), registro DRT-PI 1827/97. Mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Doutora em Processos Comunicacionais pela UMESP (2010), com estágio de doutorado na UAB/Barcelona (2009). Colunista do Jornal O Dia. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPI (2013-2015) e atualmente é Sub-Coordenadora e professora PPGCOM da Universidade Federal do Piauí. Coordena o NUJOC-Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação e o Projeto Memória do Jornalismo. Foi Diretora de Projetos(2008-2011), Diretora da Regional Nordeste e atualmente está como Presidente da ALCAR-Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia.Tem experiência de mercado na área de Comunicação Corporativa e desenvolve pesquisa nas áreas: História, Memória e Narrativas do Jornalismo; Ética; Webjornalismo; Comunicação organizacional; Marketing, Gestão e Política Cultural. Publicou os livros: Imprensa Piauiense: atuação política no século XIX (2001); Jornalismo,Cultura e Poder (2007); Política Cultural e Mercado (2013) e organizou em parceria com outros pesquisadores, os livros: Piauí: História, Cultura e Patrimônio (2010); PENSA.COM PI (2013); Imprensa, Perfis e Contextos (2012); Narrativas do Jornalismo e Narrativas da História (2014). 

Cantídio Sousa Filho

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (1989). Tem especialização em marketing (2000 - 2001) pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é professor auxiliar nível IV da Universidade Federal do Piauí. Ministra disciplinas de fotografias na Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de assessoria de comunicação, produção de jornalismo impresso, com ênfase em fotografia, jornalismo comunitário, jornalismo sindical, radiojornalismo e web-jornalismo.

Cristiane Portela de Carvalho

Doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo - pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora adjunta do Curso de Comunicação Social - Habilitação Jornalismo - da Universidade Federal do Piauí (UFPI), atuando na área de Comunicação Multimídia, ministrando as disciplinas de Prática em Webjornalismo, Tecnologias Midiáticas e Laboratório Avançado em Webjornalismo. Atua nas linhas de investigação científica relacionadas à área de webjornalismo, ética jornalística e jornalismo científico. 

Denise Freitas de Deus Soares

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Jornalista com ampla experiência em produção, reportagem e edição em TV, organização, cerimonial e assessoria de eventos e de imprensa. Atualmente é editora-executiva e apresentadora em Tv-Rádio Clube.

 

Eliézer Castiel Menda

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (1990), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013). Atualmente é professor adjunto nivel IV da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Videodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado publicitário, agência de publicidade, clie, jornalismo rotinas produtivas relações sociais, cultura, identidade, publicidade, biografia, consu, comunicação e videodifusão, videopublicitário, linguagem audiovisual.

Fenelon Martins da Rocha Neto

É Doutor em Ciência Política (Comunicação Política) pela Univesidade de Salamanca, Espanha (2008). É graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1982), Especialista em Comunicação pelo CEUB (1987) e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Piauí. Larga experiência na área de jornalismo, publicidade e campanhas eleiorais, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação política, campanhas eleitorais, jornalismo político, marketing político, estratégias de comunicação, piauí e sociedade.

Francisco Laerte Juvêncio Magalhães

Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2002). Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (1998), tendo como orientador (nos dois cursos) o Prof. Dr.Milton José Pinto. Especialista em Comunicação e Imagem pela Universidade Federal do Ceará (1995). Especialista em História da Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal do Piauí (1988) e graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1983). Atualmente, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (disciplina: Mídia e Produção de Sentidos) na Universidade Federal do Piauí; Coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Estratégias de Comunicação - NEPEC/UFPI; Pesquisador em Estudos de Linguagem e Audiovisual; Prof. do Curso de Comunicação Social, em nível de Graduação (disciplinas: Cultura Contemporânea II e Projetos Experimentais). Diretor Técnico-Científico da FAPEPI, até junho de 2010. Além disto, trabalha com criação e redação em publicidade, roteirização e direção de documentário. Por fim, poeta, com dois livros publicados e participação em algumas coletâneas e periódicos nacionais.

Gustavo Fortes Said

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (1992), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006). Atualmente, é professor titular - da graduação e do mestrado - da Universidade Federal do Piauí. Foi sub-coordenador do mestrado em Processos Midiáticos e coordenador do Doutorado Interinstitucional em Ciências da Comunicação (UFPI/Unisinos). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, comunicação e cultura, estudos culturais, identidade cultural, subjetividade e mídia, jornalismo e história e comunicações no piauí. Publicou alguns livros, dentre os quais Jornalismo e História: uma análise do tempo histórico da notícia (APECH, 1997), Mídia, Poder e História na Era Pós-Moderna (EDUFPI, 1998), Comunicações no Piauí (APL/BAnco do Nordeste, 2001); Comunicação: novo objeto, novas Teorias?(Edufpi, 2008); Como era bom aos domingos: Carlos Said - o homem, a vida, o mito Magro-de-Aço (Halley/Edufpi, 2011), O Delírio é um desejo - ensaios e fragmentos sobre os protestos de junho de 2013 no Brasil (org.). Foi professor visitante nas universidades de Nebraska-Lincoln e Ole Miss-Mississipi, nos Estados Unidos. Conquistou o prêmio Donald Brenner Best Paper Award, conferido pela ISSSS - International Society for the Scientific Study of Subjectivity -, pelo melhor trabalho apresentado no congresso realizado por essa instituição no ano de 2013, em Amsterdã.

Iônio Alves da Silva

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Educação e Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí. Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Estratégias de Comunicação NEPEC/UFPI. Presta consultoria em Marketing Político e Eleitoral, desenvolve estudos sobre a Ditadura Militar no Brasil e atua nas áreas de Teoria do Jornalismo, Opinião, Retórica e Argumentação.

Jacqueline Lima Dourado

Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (1989), Especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1996). Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000). Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2009). Chefe de Departamento de Comunicação Social (DCS-CCE) e professora da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em COMUNICAÇÃO, JORNALISMO, ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO, ASSESSORIA DE IMPRENSA, PUBLICIDADE, MARKETING E PROPAGANDA. É Pesquisadora da Intercom do GP:" Comunicação, Economia Política e Sociedade "; " Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina", Secretária -Geral da ULEPICC - Brasil (biênio 2008/2010). É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação PPGCOM/UFPI (Mestrado). Líder do Grupo de Pesquisas em Comunicação Economia Política e Diversidades - COMUM/ UFPI. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade - CEPOS (UNISINOS/Ford Foundation) e Superintendente de Comunicação da Universidade Federal do Piauí.

Leila Lima de Sousa

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM UFPI, ano de 2014). Jornalista Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Piauí (2011). Desenvolve pesquisas na área de cultura, identidade cultural e comunicação comunitária. Tem experiência com produção de TV, assessoria de imprensa e produção de vídeos publicitários. Atualmente é professora substituta do curso de jornalismo da Universidade Federal do Piauí e coordenadora de tutoria da especialização "Gestão Educacional em Rede", na modalidade a distância, pelo Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD/UFPI. Já lecionou como professora substituta no curso de jornalismo da Universidade Estadual do Piauí.

Luciene Silva Uchoa

Jornalista e professora. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Exerce atualmente a função de professora do Departamento de Comunicação Social da UFPI (Dedicação Exclusiva).

Magnus Martins Pinheiro

Jornalista e professor. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Exerce atualmente a função de professor do Departamento de Comunicação Social da UFPI (Dedicação Exclusiva).

 

 

 

Muna Maria Kalil Jacob Cerqueira

Jornalista e professora. Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) UFJF (1976). Mestrado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2000) em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), exercendo atualmente a função de professora na UFPI (Dedicação Exclusiva).

 

 

Paulo Fernando Lopes de Carvalho

Professor Associado I da Universidade Federal do Piauí. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (1994). Especialização em História Cultural pela Universidade Federal do Piauí (2008). Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (1989). Autor do projeto de Especialização em Comunicação e Linguagens. Coordenador do curso de Especialização em Telejornalismo (2005-2006) Coordenador do curso de Especialização em Gestão de Processos Comunicativos (2007-2008). Professor da linha de pesquisa Estudos de Linguagem do Mestrado em Letras da UFPI. (2006-2011) Professor da linha de pesquisa Processos e Práticas em Jornalismo do Mestrado em Comunicação da UFPI. Membro efetivo do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Jornalismo (NUJOC). Coordenador do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Discursos (JORDIS). Investiga a produção de sentidos no campo das mídias e dos jornalismos.

Paulo Henrique Gonçalves de Vilhena Filho

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (1979) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (regime jurídico único) onde exerce as funções de Coordenador do Curso de Jornalismo e da Rádio Universitária da UFPI. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em história da imprensa piauiense e processos midiáticos.

Samantha Viana Castelo Branco Rocha Carvalho

Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (1995) e em Direito pelo Instituto Camillo Filho (2012), mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998) e doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Advogada, especialista em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Atualmente é professora do Departamento de Comunicação Social (DCS) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora e sub-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFPI. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuou profissionalmente em veículos jornalísticos impressos e digitais. Como pesquisadora, seus estudos centram-se especialmente nos seguintes temas: processos contemporâneos do Jornalismo, internacionalização e regionalização do jornalismo, gêneros jornalísticos, folkcomunicação.

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