Brasil Brasil Brasil

Notícias

Mercado de aplicativos para celular atrai jovens piauienses

11/12/2015 16:42

O grande consumo de Smartphones e a possibilidade lucrativa do mercado atraem jovens amantes da tecnologia

Não basta apenas utilizar o celular, os jovens piauienses também estão interessados em desenvolver aplicativos para Android e iOS. A procura por cursos de programação mobile cresceu este ano e muito se deve às potencialidades do mercado, que se desenvolve no Piauí.

O curso de Programação de Aplicativos para Android, no espaço Lagoas Digitais, teve uma procura de 90 pessoas, mas só há 30 vagas disponíveis.  Lucas Santos, de 17 anos, decidiu desenvolver apps porque além do interesse por tecnologia, ele queria soluções. “Eu tinha a ideia de como resolver um problema no meu celular. Escrevia um esquema de como funcionaria e desenhava no papel. Eu sempre gostei de construir”, revela.

Este é um bom momento para quem está interessado na área. Segundo José Bringel Filho, coordenador do projeto Lagoas Digitais, as pessoas são facilmente absorvidas pelo mercado, com abrangência internacional, pois os produtos são inseridos em plataformas acessadas em qualquer parte do mundo, como a Applestore e a Playstore.

 A área de tecnologia mobile no Piauí teve ponto de abertura há cerca de três anos, com o aplicativo “De Olho na Cidade”, desenvolvido por alunos de Ciências da Computação na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Desde então, várias empresas desenvolveram seus próprios aplicativos e buscam pessoas que dominem esses recursos tecnológicos. No entanto, José Bringel ressalta que o mercado piauiense ainda não possui concorrência salarial suficiente para fixar esses jovens em ambiente local, pois a demanda em outros estados é muito grande.

Atualmente, várias iniciativas do Estado tentam aproveitar esses talentos para a produção de aplicativos que atendam as necessidades do Piauí. Nelas, são feitas conexões com empresas piauienses e capacitação empreendedora para que esses jovens transformem suas ideias em produtos rentáveis e acrescentem ao mercado local novos aplicativos.

 

 

Texto e fotos: Anna Lorena Passos

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.