Brasil Brasil Brasil

Notícias

Historiadora piauiense lança livro sobre significados dos rituais de morte

05/08/2013 17:02

Marluce Morais, egressa da UFPI, autora do livro "Em cada conta um lamento: incelências, benditos e rezas"

 

O livro "Em cada conta um lamento", escrito por Marluce Morais, será lançado dia 6 de agosto, às 18h30, na livraria Anchieta (Av. Dom Severino) e contara com a participação do Professor Dr. Fonseca Neto fazendo as honras do livro.

Marluce Morais, egressa da UFPI, autora do livro "Em cada conta um lamento: incelências, benditos e rezas"

A obra é resultado da pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Historia do Brasil da Universidade Federal do Piauí - UFPI, editado como primeiro volume da "Coleção VOX MUSEI arte e patrimônio", Grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa Memória, Ensino e Patrimônio Cultural/CNPq, e Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes – CIEBA da Universidade de Lisboa. Antes do ser lançado no Brasil, o livro foi apresentado em Portugal, em junho, durante o "VOX MUSEI: Congresso Internacional Arte, Património e Museus", na Universidade de Lisboa, que apoiou a publicação junto com a editora Vox Musei.

Marluce Morais é graduada em Licenciatura em História e Mestre em História do Brasil pela UFPI e integra o Grupo de Pesquisa: Memória, Ensino e Bens Culturais, coordenado pela professora doutora Áurea da Paz Pinheiro. Atualmente, Marluce é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFPI, campus Uruçuí.

Desde sua vida acadêmica como estudante da UFPI, a autora esteve envolvida com projetos de pesquisa. "Em 2007, quando entrei no curso de História da UFPI, tive a oportunidade de participar de várias pesquisas junto com minha orientadora professora Dr.ª Áurea Pinheiro. Desenvolvi a pesquisa 'As Incelências e os rituais de morte no Piauí' dentro do projeto de Iniciação Científica Voluntária/UFPI, intitulado 'História e Patrimônio: ritos, santos e devotos na Tradição brasileira'. Desenvolvi minha pesquisa de mestrado com bolsa da CAPES, bem como as realizações dentro do grupo de pesquisa como: intervenções, pesquisas e discussões em torno do patrimônio cultural", explicou Marluce Morais.

A escolha do tema de pesquisa que originou o livro, "Em cada conta um lamento", surgiu a partir de um interesse despertado desde a graduação, quando Marluce cursou a disciplina de História Medieval, por meio da qual ao trabalhou a temática da morte, os medos, os sonhos e a mentalidade medieval. A partir de então, Marluce sentiu-se desafiada a entrar no universo da temática da morte, da religiosidade e da devoção das pessoas simples.

O aprofundamento as questões levantadas durante a graduação ocorreu de fato em sua pós-graduação. Assim, a autora delimitou como objeto de pesquisa sua pesquisa as incelências, que são canções e orações que celebram o momento da morte, bem como as memórias que o som desses lamentos evoca nos rezadores escolhidos para a pesquisa.


Autores: Isadora Gomes, Tacio Batista e Teresa Albuquerque

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.