Brasil Brasil Brasil

Notícias

Defesas de Dissertação - Turma III (2011-2013)

25/03/2013 11:19

Defesas de Dissertação - Turma III (2011-2013)

DISCENTE: FILIPE RIBEIRO CARDOSO PORTO
DATA: 21/03/2013
HORA: 08:30
LOCAL: CCHL
TÍTULO:

Entre as rochas e o rio: a ocupação dos platôs e a materialidade dos artefatos de Antônio Almeida, Piauí


PALAVRAS-CHAVES:

Paisagem Arqueológica. Materialidade. Cerrado.


PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Arqueologia
RESUMO:

O presente trabalho visa estudar de forma sistemática os sítios arqueológicos Pedra do Letreiro, Toca do Adão, ambos de arte rupestre, e os sítios Clareira da Paca e Riacho do Acampamento, estes últimos sítios de material lítico, todos estes situados no município de Antônio Almeida, sudoeste do estado piauienese. Apresentam registros gravados no suporte rochoso indicando a passagem de grupos humanos antigos, fato que traz orgulho a população local, mas que carece de informações mais detalhadas sobre o local e época em que viveram, como viveram, quais eram seus costumes. O objetivo principal deste trabalho é a evidenciação por meio da organização espacial dos sítios arqueológicos na paisagem, das antigas formas de uso e de ocupação dos espaços que os homens pré-históricos. As marcas humanas na paisagem, como os sítios de arte rupestre, sua visibilidade, as oficinas líticas, os materiais utilizados na confeção dos artefatos, bem como as potencialidades do uso dos recursos naturais disponíveis no cerrado, enfim, toda a complexa relação humana com o ambiente caracteriza o uso do espaço, o qual é fruto da construção e resignificação humana, logo, um artefato por excelência.


MEMBROS DA BANCA: 
Interno - 1305018 - ANA CLELIA BARRADAS CORREIA
Externo ao Programa - 1569894 - FABRICIA DE OLIVEIRA SANTOS
Presidente - 1656931 - JACIONIRA COELHO SILVA

DISCENTE: ANA KELMA CUNHA GALLAS
DATA: 25/03/2013
HORA: 09:30
LOCAL: CCHL- PPGAARq
TÍTULO:

Redes de Sociabilidades Gays em Teresina: Lógicas e Estratégias de pertencimento


PALAVRAS-CHAVES:

Homossociabilidades. Classificações. Heteronormatividade. Marcadores da Diferenças Social


PÁGINAS: 179
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

Esta dissertação trata sobre a constituição das redes de sociabilidaes gays em Teresina, com o objetivo de investigar as diferentes articulaçãoes e estratégias utilizadas pelos indivíduos homossexuais em Teresina, na disputa de posições nos grupos socias elegidos. Subordinado a esse objetivo geral, apresentam-se dois objetivos secundários: investigar os dispositivos acionados pelos sujeitos  - tanto os de "dentro" como os de "fora" -, para identificar os candidatos adequados a fazer parte deste ou daquele grupo; identificar quais as estratégias utilizadas pelos indivíduos que estão desencaixados ou situados em um plano à mar5gem, para penetrar nos "territórios interditados". O trabalho de campo foi realizado foi realizado nos locais de socialização de pessoas nãohetressexuais, designação que remete a outras composições sociossexuais que se situam às margens das convenções heteronormativas. op material da pesquisa foi constituído por meio de depoimentos, no estilo "história de vida", reunindo experiências  de cerca de 20 homens, moradores da cidade de Teresina (PI), com idades variáveis, entre 20 a 50 anos. A partir dessa pesquisa, problematizam-se as práticas de classificação, desclassificação e reclassificação utilizadas no sentido  de estabelecer uma determinada  ordem no campo social, a aprtir de marcadores da diferença social. Nesse sentido, foram identificados fatores como classe, cor, origem geográfica, como partes do sistema de classificação de pertencimento ou não a um grupo.


MEMBROS DA BANCA: 
Presidente - 1349908 - FABIANO DE SOUZA GONTIJO
Externo à Instituição - LAURA MOUTINHO - USP
Interno - 1550487 - MARY ALVES MENDES
Interno - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD

DISCENTE: DAIANY CAROLINE SANTOS SILVA
DATA: 25/03/2013
HORA: 14:30
LOCAL: CCHL- PPGAARq
TÍTULO:

Significações a respeito da masculinidade entre jovens gays na cidade de Teresina: fatores reguladores da sexualidade


PALAVRAS-CHAVES:

Masculinidade. Heteronormatividade. Homossexualidade. Teresina


PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

Este trabalho objetiva captar algumas das significações da masculinidade entre jovens gays na cidade de Teresina para Conhecer melhor os meios reguladores da sexualidade nesse contexto. É assumido aqui que as noções sobre a masculinidade já são um poder fortemente regulador (GUASH-ANDREU, 2000). De acordo com as experiências dos sujeitos pesquisados são abordados temas como poder aquisitivo, agrupamentos juvenis, conquista de parceiros sexuais, virilidade, entre outros. Foram ouvidas, gravadas e transcritas as trajetórias de cinco interlocutores, durante o primeiro semestre de 2012. Outras duas experiências foram escutadas informalmente parao alargamento da discussão. Os diálogos foram guiados por tópicos sobre conceitos e características da masculinidade. Uma alta compreensão dos padrões heteronormativos se faz presente nas falas. O conceito de masculinidade hegemômica (ALMEIDA, 1995) se sobressai para fazer ver algumas masculinidades entendidas como subalternas. Estas masculinidades hegemônicas cristalizam as características do masculino em oposição ao feminino, as produções corporais, as classificações mediante a prática sexual e ao gênero. A heteronormatividade é tida como um dispositiovo (FOUCALT, 1979) criado historicamente para atender ao uma demanda num dado contexto social. Tenta-se mais uma vez desnaturalizar (SCOTT, 1995) as performaces de gênero (BUTLER, 2006) para uma abordagem cultural das masculinidades e para a demosntração de que as vivências gays são plurais e não excluem incorporações de práticas reiteradas como masculinas. Por fim, os sujeitos apresentam as estratégias para lidar como algumas sanções que a heteronorma pressupõem, não revolucionando-a, mais utilizando-se, por exemplo, do revelar/não-revelar a sua homossexualidade (SEDGWICK, 2007) - embora ela seja grande parte das vezes presumida. Assim, se torna possível que os sujeitos adentrem a novas classificações, e sejam reconhecidos por meio de outros marcadores de hierarquias sociais que não apenas o sexo/gênero.


MEMBROS DA BANCA: 
Presidente - 1349908 - FABIANO DE SOUZA GONTIJO
Interno - 1520279 - FRANCISCA VERONICA CAVALCANTE
Externo à Instituição - LAURA MOUTINHO - USP
Interno - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD

DISCENTE: PATRICIA CARVALHO MOREIRA

DATA: 25/03/2013
HORA: 18:00
LOCAL: CCHL- PPGAARq
TÍTULO:

A VIDA CONTINUA...: uma antropologia sobre morte e luto em cartas psicografadas em centros espíritas de Teresina


PALAVRAS-CHAVES:

Morte. Luto. Kadercismo.


PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

"A VIDA CONTINUA...: uma antropologia sobre morte e luto em cartas psicografadas em centros espíritas de Teresina" é uma disser5tação desenvolvida no PPGAARq/UFPI (2011-2013) que problematiza o significado de cartas psicografadas para a vivência do processo de luto, para enlutados que buscam este serviço e para médius que psicigrafam as mensagens. Portanto, o estudo tem por objetivo compreender o significado das cartas piscografadas para a vivência do processo de luto experiência em Centros Espíritas de Teresina. Tem como objetivos específicos: apresentar as práticas do Espiritismo kardecista nos espaços espíritas: Lar Espírita Casa do Samaritano, Sociedade Espírita João nunes Maia, Sociedade Espírita Casa da Oração e Caridade Luz de Nazaré; conhecer o significado da morte e do luto para os médius pisicógrafos e enlutados, antes e depois de receber as mensagens piscografadas e analisar a experiência da seesão pública de cartas psicografadas para a vivência do processo de luto. A metodologia desta pesquisa é constituída: por um campo estnográfico formado por participantes de três centros espíritas  (médius e enlutados que procuram os serviços de cartas psicografadas e demais membros que compõem estes centros espíritas). Com o método antropológico da observação participante (Malinowski, 1978), utilizo os seguintes procedimentos: registro em diário de campo, aplicação de questionário e entrevista semi-estruturada, com captação de imagens, gravação de áudio e escaneamento das carta psicografadas. O referencial teórico é constituído por autores que discutem morte, luto, emoções e religiosidade como: Durkheim, 1971; Weber, 1971; Le Goff, 1993; Geertz, 2008,1999; Turner, 2004; sobre antropologia da experiência ( Van Gennep, 2010; Ariés, 1977, 1990; Thomas, 1983; Elias, 2001; Reis, 1991; Morin, 1988; Rodrigues, 1983, Koury, 2004;obras espíritas de Allan Kardec dentre outros. A morte tem sido parte integral da existência humana, em épocas antigas, o homem parece ter se preocupado sobre a sua finitude. A consciência de que tudo que é vivo irá morrer é vista por diversos pesquisadores como uma característica universal da humanidade e por esta razão, é um assunto que traz profunda preocupação para alguns seres humanos que se debruçam sobre a experiência do luto ou da morte e do morrer. O estudo apontapara uma percepção de que a morte terá seu significado de acordo com a cultura em que o incivíduo está inserido, particularmente, a cultura religiosa é norteadora de uma "geografia do além". Portanto, para uns a morte é o fim de tudo, mas para outros, dentre eles os espíritas, a morte é o limiar de uma vida melhor. Parece ser no Kardecismo que a emoção da experiência do luto (enlutados) ou da comunicação com quem morreu (médiuns) que o sofrimento encontra um "espaço" e um "tempo" para ser vividopublicamente e socialmetne de forma diferenciada.

 


MEMBROS DA BANCA: 
Presidente - 1520279 - FRANCISCA VERONICA CAVALCANTE
Interno - 1167589 - FRANCISCO DE OLIVEIRA BARROS JUNIOR
Externo à Instituição - MAURO GUILHERME PINHEIRO KOURY - UFPB
Interno - 1726142 - MAY WADDINGTON TELLES RIBEIRO

 

DISCENTE: LUIZ CARLOS MEDEIROS DA ROCHA
DATA: 26/03/2013
HORA: 14:30
LOCAL: CCHL -PPGAARq
TÍTULO:

TECNOLOGIA DA PEDRA POLIDA: estudo dos materiais líticos polidos das coleções arqueológicas do Rio Grande do Norte


PALAVRAS-CHAVES:

Coleção. Industria. Lítico. Polido. Tecnologia.


PÁGINAS: 184
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Arqueologia
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo uma primeira caracterização da indústria lítica polida presente em sete coleções arqueológicas no Estado do Rio Grande do Norte, coleções essas depositadas em museus públicos e em residência de colecionadores, sendo que na grande maioria são desprovidas de dados sobre os contextos arqueológicos. Assim, foram revisadas as principais referências bibliográficas acerca dos líticos polidos tanto no âmbito internacional quanto no brasileiro e também no Rio Grande do Norte. Não obstante, se julgou necessário ainda uma  discussão que problematizasse os temas que envolvem as coleções trabalhadas nessa dissertação, tais como: coleções; colecionismo; colecionadores e coleções na arqueologia. Porpôs-se uma maior padronização nas análises e terminologias para os materiais líticos polidos estudados no país sobre o viés da antropologia da tecnologia e da análise tecnológica, para assim, apresentar os resultados obtidos com as coleções pesquisadas, buscando o entendimento geral da reconstituição da cadeia operatória dos líticos polidos.


MEMBROS DA BANCA: 
Presidente - 1671765 - ANDREA LOURDES MONTEIRO SCABELLO
Interno - 1656931 - JACIONIRA COELHO SILVA
Externo ao Programa - 1668850 - ABRAHAO SANDERSON NUNES FERNANDES DA SILVA

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.