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Reuniões

PRÓXIMAS REUNIÕES DO COLEGIADO (2012):

 

 
10/05/2012
14/06/2012
28/06/2012
02/08/2012
13/09/2012
04/10/2012
08/11/2012
06/12/2012
 

 

REUNIÕES PASSADAS:

 

27ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 5 de dezembro de 2011

Pauta e decisões:

1. Homologação dos resultado do processo seletivo da quarta turma (aprovado).

2. Preparação das defesas da segunda turma - calendário e dicas.

3. Coleta Capes - solicitação de atualização dos currículos Lattes.

4. Cronograma das reuniões ordinárias do Colegiado para o ano de 2012 (aprovado).

5. Periódico do PPGAArq - informações da comissão de criação do periódico, composta pelos Profs. Robson, Américo, Verônica e Andrea (o periódico eletrônico deverá ser criado no primeiro semestre de 2012).

6. Informes sobre a reunião de coordenadores da área de Antropologia e Arqueologia na Capes, em Brasília - o representante do PPGAArq, Prof. João Miguel, repassou as principais discussões apresentadas na reunião, realizada no final de novembro, na sede da Capes.

7. Informes gerais - a Profa. May informou sobre o prêmio Jornalista Castelo Branco.

 

26ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 11 de novembro de 2011

Pauta e decisões:

1. Oferta de disciplinas para o período 2012/1 (aprovado) - clique aqui para ter aceso à oferta

2. Minuta de cronograma de preparação das defesas da segunda turma (aprovado) - clique aqui para ter acesso ao cronograma

3. Informes: voltou-se à discussão sobre a necessidade de criação de um periódico eletrônico do PPGAArq; criou-se uma comissão composta pelos Profs. Robson, Américo, Verônica e Andrea para, num prazo de um mês, apresentar um primeiro esboço de proposta.

 

23ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 5 de agosto de 2011

Pauta e decisões:

1. Homologação das solicitações de exames de qualificação da segunda turma (aprovado) - adiamento de 30 dias do exame do aluno Daniel (aprovado) e trancamento de matrícula dos alunos Marcus Vinicius e Eugênio (aprovado).

2. Simpósio do Procad PPGAArq/UFPI-CPDA/UFRRJ (aprovado).

3. Esclarecimentos sobre o Edital de seleção da quarta turma.

4. Informes: novas bolsas.

 

9ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 13 de novembro de 2009

Pauta e decisões

1. Oferta de disciplinas - período 2010/1: no link a seguir, oferta aprovada - http://leg.ufpi.br/ppgaarq/visualizar.php?pg=Disciplinas%202010&pgid=65&parte=exibir_submenu

2. Resultado dos trabalhos da comissão de elaboração das normas da co-orientação (a comissão não terminou os trabalhos).

3 Informes sobre a tramitação do Procad com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sob a coordenação da Profa. May Waddington Telles Ribeiro, e sobre o convênio com o Museu Paraense Emílio Goeldi.

 

8 ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 16 de outubro de 2009

Pauta e decisões:

1. Apoio do PPGAArq à realização do próximo Encontro de Ciências Sociais do Norte/Nordeste na UFPI, em 2011 (aprovado).
 
2. Relatório das reuniões e conversas com o representante de área, Prof. Carlos Steil, no Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, em setembro de 2009.
 
3. Solicitação de desligamento da Profa. Niède Guidon (aprovado).
 
4. Convite da Profa. Vera Guapindaia (Museu Paraense Emilio Goeldi) ao aluno Carlos Augusto, extensível a todos os alunos da área de concentração em Arqueologia (aprovado).
 
5. Visita do Prof. Pedro Jiménez Lara (México) no início de novembro (o professor realizará um curso sobre Mexico Antigo e uma palestra sobre ritos funérarios nos dias 3 a 7 de novembro).
 
6. Informes gerais (6.1-Convênio com o Museu Goeldi; 6.2-Convênio com a Fumdham; 6.3-Procad; 6.4-Bolsa para professor aposentado; 6.5-Prof. Alfredo Altamirano; 6.6-Oferta de disciplinas; 6.7-Processo seletivo 2010/2011; etc).
 

7º REUNIÃO DO COLEGIADO: 4 de setembro de 2009

Pauta e decisões:

1. Apresentação e discussão dos novos documentos de área e critérios de avaliação da Capes (sugestões - uma publicação anual de aluno em forma de artigo e um livro organizado anualmente por professores do PPGAArq, pelo menos).

2. Solicitação do Prof. Ferdinand (a Profa. May deixa de ser coorientadora da aluna Elza).

3. Resposta ao Memo Circ. 017/2009-PRPPG (o PPGAArq não abrirá vagas adicionais em seu processo seletivo regular para qualificar docentes e técnicos da UFPI, mas poderá abrir vagas adicionais para alunos especiais para docentes e técnicos que tenham participado do processo seletivo regular).

6º REUNIÃO DO COLEGIADO:  agosto de 2009

Pauta e decisões:

1. Solicitação de passagens e diárias para a Profa. Jacionira Coêlho Silva para participar do Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, em Belém, Pará, no mês de setembro, com recursos PROF (aprovada).

2. . Solicitação de  diárias para a Profa. Maria Conceição S. Meneses Lage para participar do Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, em Belém, Pará, no mês de setembro, com recursos PROF (aprovada).

5ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 8 de julho de 2009

Pauta e decisões:

1. Solicitação de aproveitamento de prova de proficiência em língua estrangeira. Interessada: Maria Elza Soares da Silva (aprovada).

2. Solicitação de passagens aéreas com recursos do PROF. Interessada: Profa. Maria Lídia M. de Noronha Pessoa. (passagens para participar da II Reunião Equatorial de Antropologia, em Natal).

3. Solicitação de passagens aéreas com recursos do PROF. Interessada: Prof. Fabiano de Souza Gontijo (passagens para participar dao XIV Encotnro de Ciências Sociais, em Recife).

4ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 19 de junho de 2009

Pauta e decisões:
 
1. Sugestão de oferta de disciplinas para 2009/2: modificações sugeridas pela Profa. Gisele para a área de concentração em Arqueologia (para detalhes sobre a oferta, ver http://leg.ufpi.br/ppgaarq/index1.php?pg=Disciplinas%202009&pgid=48) - modificações aceitas pelo Colegiado;
 
2. Resultados da reunião dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação para tratar dos recursos PROF/Capital (decisão: os recursos serão utilizados para compra de um notebook, uma tela para projeção de datashow e talvez a colocação de uma bancada de granito na Coordenação);
 
3. Editais interessantes em andamento:
- Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Capes;
- Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq.
 
4. Proposta de regulamentação da liberação de professores da UFPI para a realização do estágio de Pós-Doutorado: posicionamento do PPGAArq em relação à minuta de proposta (decisão do Colegiado: seguir a sugestão dos colegas do Programa de Pós em Políticas Públicas, acrescentando 1) que o candidato ao pós-doutorado apresente o aceite da Instituição onde irá estagiar e, 2) em caso de ter o professor sido liberado anteriormente pela mesma UFPI para cursar doutorado em outra instituição, que tenha retornado do doutorado a tempo igual ao gasto para cursar o doutorado);
 
5. Apresentação dos resultados dos trabalhos da comissão de avaliação do processo seletivo (Profs. Lídia, Jacionira e Ferdinand) - a comissão apresentou ajustes e um calendário de atividades; o Colegiado sugeriu que participem da próxima banca de seleção os Profs. Gisele, Conceição ou Andrea, Verônica e Fabiano; 
 
6. Informes diversos:
- Sugestão de evento para receber um professor mexicano em novembro;
- Novo convite do INCRA para mais uma audiência pública sobre quilombolas;
- Final do período – entrega dos diários de classe.

3ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 29 de maio de 2009

Pauta e decisões:

1) Oferta de disciplinas 2009/2 (ver em http://leg.ufpi.br/ppgaarq/index1.php?pg=Disciplinas%202009&pgid=48)

2) Informes gerais:

- Reunião com o Reitor em 26 de maio (necessidade de aumentar produção docente; apoio da Reitoria para esse aumento);

- Vinda do Prof. Alessandro Portelli, Universidade La Sapientia, Roma, em 10 de julho de 2009 (proposta de atividado do PPGAArq);

- Solicitação da Profa. May de compra de livros;

- Convite feito pela INCRA para participar de audiência pública sobre terriórios quilombolas na região de São Raimundo Nonato;

- Vinda de um professor mexicano no segundo semestre;

- Concurso para Professor Adjunto de Antropologia (3 vagas);

- Solicitação do Prof. Alfredo José Altamirano-Enciso (proposta de Prodoc ou DCR);

- Vinda de Paulo Machado para a próxima reunião do Colegiado, em 19 de junho de 2009. 

 

2ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 17 de abril de 2009

 

 Pauta e decisões:

1) Homologação do quadro de orientações (ver em Aluno-Avisos o quadro homologado);

2) Homologação da Comissão de Bolsas (membros: Prof. Fabiano, Profa. Jacionira, estudante Adilson) e da Representação Estudantil (área de concentração em Antropologia: Jaqueline; área de concentração em Arqueologia: a definir);

3) Evento inaugural - visita dos Profs. Carlos Caroso e Denise Schaan.

4) Definição de uma comissão para propor ideias para o próximo processo seletivo (comissão escolhida: Profas. Jacionira e Lídia e Prof. Ferdinand; prazo: até a reunião de 19 de junho);

5) Outros: regras para o uso do material do PPGAArq (os professores deverão registrar em livro a reserva e o empréstimo de datashow).

6) Informes: Profa. Conceição informa sobre a autorização de concurso para professor efetivo para a área de Arqueologia e Antropologia, vagas vinculadas ao curso de graduação em Arqueologia; Prof. Ferdinand informa sobre o interesse de Paulo Machado em participar de atividades na UFPI, via PPGAArq - ficou acertado que ele fará uma palestra na UFPI em maio; Prof. Ferdinand informa sobre necessidade de visita ao Sítio da Toca do Ladino (Aroazes), segundo Paulo Machado; Prof. Fabiano informa sobre a semana de aula da Profa. Gisele em São Raimundo Nonato em maio (a ser decidido entre 8 e 15 ou 22 e 29). 

1ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 16 de março de 2009

Pauta e decisões:

1) Calendários de reuniões ordinárias de 2009 (17/04; 8/05; 19/06; 3/07; 21/08; 11/09; 16/10; 13/11 e 11/12);

2) Processo seletivo da primeira turma: homologação dos resultados (homologado);

3) Oferta de disciplinas 2009/1 (aprovada);

4) Início das aulas, salas de aula, aula inagural (início das aulas e aula inaugural, 30/06; o PPGAArq usará salas emprestadas de diversos Departamentos e Mestrados até conseguir uma sala de aula permanente);

5) Discussão sobre alguns encaminhamentos da Coordenação: solicitação de material, funcionários, professores;

6) Aluno especial: critérios de seleção (candidatos que tenham feito a prova escrita, etapa II do Processo Seletivo, aprovados ou não);

7) Informes (proposta de atividade de extensão aprovada).

 

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