Reuniões
PRÓXIMAS REUNIÕES DO COLEGIADO (2012):
REUNIÕES PASSADAS:
27ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 5 de dezembro de 2011
Pauta e decisões:
1. Homologação dos resultado do processo seletivo da quarta turma (aprovado).
2. Preparação das defesas da segunda turma - calendário e dicas.
3. Coleta Capes - solicitação de atualização dos currículos Lattes.
4. Cronograma das reuniões ordinárias do Colegiado para o ano de 2012 (aprovado).
5. Periódico do PPGAArq - informações da comissão de criação do periódico, composta pelos Profs. Robson, Américo, Verônica e Andrea (o periódico eletrônico deverá ser criado no primeiro semestre de 2012).
6. Informes sobre a reunião de coordenadores da área de Antropologia e Arqueologia na Capes, em Brasília - o representante do PPGAArq, Prof. João Miguel, repassou as principais discussões apresentadas na reunião, realizada no final de novembro, na sede da Capes.
7. Informes gerais - a Profa. May informou sobre o prêmio Jornalista Castelo Branco.
26ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 11 de novembro de 2011
Pauta e decisões:
1. Oferta de disciplinas para o período 2012/1 (aprovado) - clique aqui para ter aceso à oferta
2. Minuta de cronograma de preparação das defesas da segunda turma (aprovado) - clique aqui para ter acesso ao cronograma
3. Informes: voltou-se à discussão sobre a necessidade de criação de um periódico eletrônico do PPGAArq; criou-se uma comissão composta pelos Profs. Robson, Américo, Verônica e Andrea para, num prazo de um mês, apresentar um primeiro esboço de proposta.
23ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 5 de agosto de 2011
Pauta e decisões:
1. Homologação das solicitações de exames de qualificação da segunda turma (aprovado) - adiamento de 30 dias do exame do aluno Daniel (aprovado) e trancamento de matrícula dos alunos Marcus Vinicius e Eugênio (aprovado).
2. Simpósio do Procad PPGAArq/UFPI-CPDA/UFRRJ (aprovado).
3. Esclarecimentos sobre o Edital de seleção da quarta turma.
4. Informes: novas bolsas.
9ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 13 de novembro de 2009
Pauta e decisões
1. Oferta de disciplinas - período 2010/1: no link a seguir, oferta aprovada - http://leg.ufpi.br/ppgaarq/visualizar.php?pg=Disciplinas%202010&pgid=65&parte=exibir_submenu
2. Resultado dos trabalhos da comissão de elaboração das normas da co-orientação (a comissão não terminou os trabalhos).
3 Informes sobre a tramitação do Procad com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sob a coordenação da Profa. May Waddington Telles Ribeiro, e sobre o convênio com o Museu Paraense Emílio Goeldi.
8 ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 16 de outubro de 2009
Pauta e decisões:
7º REUNIÃO DO COLEGIADO: 4 de setembro de 2009
Pauta e decisões:
1. Apresentação e discussão dos novos documentos de área e critérios de avaliação da Capes (sugestões - uma publicação anual de aluno em forma de artigo e um livro organizado anualmente por professores do PPGAArq, pelo menos).
2. Solicitação do Prof. Ferdinand (a Profa. May deixa de ser coorientadora da aluna Elza).
3. Resposta ao Memo Circ. 017/2009-PRPPG (o PPGAArq não abrirá vagas adicionais em seu processo seletivo regular para qualificar docentes e técnicos da UFPI, mas poderá abrir vagas adicionais para alunos especiais para docentes e técnicos que tenham participado do processo seletivo regular).
6º REUNIÃO DO COLEGIADO: agosto de 2009
Pauta e decisões:
1. Solicitação de passagens e diárias para a Profa. Jacionira Coêlho Silva para participar do Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, em Belém, Pará, no mês de setembro, com recursos PROF (aprovada).
2. . Solicitação de diárias para a Profa. Maria Conceição S. Meneses Lage para participar do Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira, em Belém, Pará, no mês de setembro, com recursos PROF (aprovada).
5ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 8 de julho de 2009
Pauta e decisões:
1. Solicitação de aproveitamento de prova de proficiência em língua estrangeira. Interessada: Maria Elza Soares da Silva (aprovada).
2. Solicitação de passagens aéreas com recursos do PROF. Interessada: Profa. Maria Lídia M. de Noronha Pessoa. (passagens para participar da II Reunião Equatorial de Antropologia, em Natal).
3. Solicitação de passagens aéreas com recursos do PROF. Interessada: Prof. Fabiano de Souza Gontijo (passagens para participar dao XIV Encotnro de Ciências Sociais, em Recife).
4ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 19 de junho de 2009
Pauta e decisões:
1. Sugestão de oferta de disciplinas para 2009/2: modificações sugeridas pela Profa. Gisele para a área de concentração em Arqueologia (para detalhes sobre a oferta, ver http://leg.ufpi.br/ppgaarq/index1.php?pg=Disciplinas%202009&pgid=48) - modificações aceitas pelo Colegiado;
2. Resultados da reunião dos Coordenadores de Programas de Pós-Graduação com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação para tratar dos recursos PROF/Capital (decisão: os recursos serão utilizados para compra de um notebook, uma tela para projeção de datashow e talvez a colocação de uma bancada de granito na Coordenação);
3. Editais interessantes em andamento:
- Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Capes;
- Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq.
4. Proposta de regulamentação da liberação de professores da UFPI para a realização do estágio de Pós-Doutorado: posicionamento do PPGAArq em relação à minuta de proposta (decisão do Colegiado: seguir a sugestão dos colegas do Programa de Pós em Políticas Públicas, acrescentando 1) que o candidato ao pós-doutorado apresente o aceite da Instituição onde irá estagiar e, 2) em caso de ter o professor sido liberado anteriormente pela mesma UFPI para cursar doutorado em outra instituição, que tenha retornado do doutorado a tempo igual ao gasto para cursar o doutorado);
5. Apresentação dos resultados dos trabalhos da comissão de avaliação do processo seletivo (Profs. Lídia, Jacionira e Ferdinand) - a comissão apresentou ajustes e um calendário de atividades; o Colegiado sugeriu que participem da próxima banca de seleção os Profs. Gisele, Conceição ou Andrea, Verônica e Fabiano;
6. Informes diversos:
- Sugestão de evento para receber um professor mexicano em novembro;
- Novo convite do INCRA para mais uma audiência pública sobre quilombolas;- Final do período – entrega dos diários de classe.
3ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 29 de maio de 2009
Pauta e decisões:
1) Oferta de disciplinas 2009/2 (ver em http://leg.ufpi.br/ppgaarq/index1.php?pg=Disciplinas%202009&pgid=48)
2) Informes gerais:
- Reunião com o Reitor em 26 de maio (necessidade de aumentar produção docente; apoio da Reitoria para esse aumento);
- Vinda do Prof. Alessandro Portelli, Universidade La Sapientia, Roma, em 10 de julho de 2009 (proposta de atividado do PPGAArq);
- Solicitação da Profa. May de compra de livros;
- Convite feito pela INCRA para participar de audiência pública sobre terriórios quilombolas na região de São Raimundo Nonato;
- Vinda de um professor mexicano no segundo semestre;
- Concurso para Professor Adjunto de Antropologia (3 vagas);
- Solicitação do Prof. Alfredo José Altamirano-Enciso (proposta de Prodoc ou DCR);
- Vinda de Paulo Machado para a próxima reunião do Colegiado, em 19 de junho de 2009.
2ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 17 de abril de 2009
Pauta e decisões:
1) Homologação do quadro de orientações (ver em Aluno-Avisos o quadro homologado);
2) Homologação da Comissão de Bolsas (membros: Prof. Fabiano, Profa. Jacionira, estudante Adilson) e da Representação Estudantil (área de concentração em Antropologia: Jaqueline; área de concentração em Arqueologia: a definir);
3) Evento inaugural - visita dos Profs. Carlos Caroso e Denise Schaan.
4) Definição de uma comissão para propor ideias para o próximo processo seletivo (comissão escolhida: Profas. Jacionira e Lídia e Prof. Ferdinand; prazo: até a reunião de 19 de junho);
5) Outros: regras para o uso do material do PPGAArq (os professores deverão registrar em livro a reserva e o empréstimo de datashow).
6) Informes: Profa. Conceição informa sobre a autorização de concurso para professor efetivo para a área de Arqueologia e Antropologia, vagas vinculadas ao curso de graduação em Arqueologia; Prof. Ferdinand informa sobre o interesse de Paulo Machado em participar de atividades na UFPI, via PPGAArq - ficou acertado que ele fará uma palestra na UFPI em maio; Prof. Ferdinand informa sobre necessidade de visita ao Sítio da Toca do Ladino (Aroazes), segundo Paulo Machado; Prof. Fabiano informa sobre a semana de aula da Profa. Gisele em São Raimundo Nonato em maio (a ser decidido entre 8 e 15 ou 22 e 29).
1ª REUNIÃO DO COLEGIADO: 16 de março de 2009
Pauta e decisões:
1) Calendários de reuniões ordinárias de 2009 (17/04; 8/05; 19/06; 3/07; 21/08; 11/09; 16/10; 13/11 e 11/12);
2) Processo seletivo da primeira turma: homologação dos resultados (homologado);
3) Oferta de disciplinas 2009/1 (aprovada);
4) Início das aulas, salas de aula, aula inagural (início das aulas e aula inaugural, 30/06; o PPGAArq usará salas emprestadas de diversos Departamentos e Mestrados até conseguir uma sala de aula permanente);
5) Discussão sobre alguns encaminhamentos da Coordenação: solicitação de material, funcionários, professores;
6) Aluno especial: critérios de seleção (candidatos que tenham feito a prova escrita, etapa II do Processo Seletivo, aprovados ou não);
7) Informes (proposta de atividade de extensão aprovada).
© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525,
comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.