Brasil Brasil Brasil

Disciplinas

 
 
As disciplinas e atividades do currículo do curso de Mestrado em Antropologia e Arqueologia da UFPI são de tipo obrigatório e optativo, organizando-se em três núcleos. A integralização das exigências curriculares se fará sob a forma de créditos, correspondendo cada unidade-crédito a 15 (quinze) horas de aula ou atividade:
 
1 - Núcleo de Disciplinas Teórico-Metodológicas;
2 - Núcleo de Disciplinas Temáticas; e
3 - Núcleo de Atividades (orientação e dissertação).
 
 
1 - Núcleo de Disciplinas Teórico-Metodológicas:
 
Para integralizar as exigências de créditos-disciplina para o Mestrado o estudante cursará, de acordo com sua Área de Concentração, disciplinas obrigatórias de caráter teórico-epistemológico e metodológico, totalizando 24 (vinte e quatro) créditos, e 8 (oito) créditos em disciplinas optativas de caráter teórico-substantivo ou temático.
 
As disciplinas História Social da Antropologia, História Social da Arqueologia, Antropologia I, Arqueologia I, Antropologia II, Arqueologia II, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Antropologia I, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Arqueologia I, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Antropologia II e Métodos e Técnicas de Pesquisa em Arqueologia II (todas de 04 (quatro) créditos cada uma) fazem parte desse currículo mínimo obrigatório.
 
São obrigatórias, para os alunos da Área de Concentração em Antropologia, as seguintes disciplinas: História Social da Antropologia, História Social da Arqueologia, Antropologia I, Antropologia II, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Antropologia I e Métodos e Técnicas de Pesquisa em Antropologia II.
 
São obrigatórias, para os alunos da Área de Concentração em Arqueologia, as seguintes disciplinas: História Social da Antropologia, História Social da Arqueologia, Arqueologia I, Arqueologia II, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Arqueologia I e Métodos e Técnicas de Pesquisa em Arqueologia II.
 
A disciplina Seminário de Pesquisa é obrigatória para ambas as Áreas de Concentração, contando com 04 (quatro) créditos.
 
Os 08 (oito) créditos restantes serão integralizados nas disciplinas temáticas de caráter optativo, de acordo com o interesse do estudante. A cada período, deverão ser ofertadas, pela Coordenação do curso, de acordo com a disponibilidade dos docentes, pelo menos uma disciplina temática por Linha de Pesquisa.
 
Além desses requisitos creditícios, o estudante deverá se matricular regularmente nas atividades de orientação e produção de dissertação (contabilizando 12 (doze) créditos) até a entrega e defesa do trabalho final no segundo ano, além do Seminário de Pesquisa (4 (quatro) créditos).
 
Enfim, a participação em eventos tais como congressos, reuniões científicas de associações profissionais da área, fóruns de pesquisa e oficinas, com apresentação de trabalho publicado em anais, bem como a publicação de artigos em periódicos incluídos no sistema Qualis da CAPES, avaliados por corpo editorial de reconhecida competência, e a publicação de livros em editoras de abrangência nacional, poderão ser considerados para complementação da carga de créditos em disciplina optativa, a critério do Colegiado do Curso.
 
2 - Núcleo de Disciplinas Temáticas:
 
Os estudantes do curso de Mestrado em Antropologia e Arqueologia deverão cursar 08 (oito) créditos em disciplinas optativas de caráter temático. O mestrando poderá cursar até a metade dos créditos exigidos em qualquer dos cursos de pós-graduação stricto sensu da UFPI ou em programas de pós-graduação de outras universidades, desde que avaliados no mesmo nível ou em nível superior ao Programa da UFPI. Poderá ainda cursar disciplina optativa da outra Área de Concentração do Programa ou as disciplinas Antropologia I e Antropologia II (optativas para o mestrando da Área de Concentração em Arqueologia) ou Arqueologia I e Arqueologia II (optativas para o mestrando da Área de Concentração em Antropologia). Em todos os casos, deverá haver recomendação explícita do orientador e aprovação do Colegiado do Programa.
 
São disciplinas optativas da Área de Concentração em Antropologia:
 
- Tópicos Especiais de Antropologia - Linha de Pesquisa Marcadores Identitários na Contemporaneidade;
- Tópicos Especiais de Antropologia - Linha de Pesquisa Memória e Territorialidades;
- Leituras Dirigidas - Linhas de Pesquisa Marcadores Identitários na Contemporaneidade e Memória e Territorialidades;
- Arqueologia I;
- Arqueologia II.
 
Linha de Pesquisa Marcadores Identitários na Contemporaneidade – Optativas:
- Antropologia do Corpo, da Saúde e da Doença;
- Cultura e Subjetividade;
- Antropologia do Gênero e da Família;
- Antropologia da Sexualidade e das Homossexualidades;
- Antropologia da Criança e da Juventude;
- Antropologia do Envelhecimento;
- Relações Interétnicas, Raça e Nação;
- Antropologia e Patrimônio Cultural;
- Antropologia da Religião;
- Rituais e Simbolismo;
- Antropologia da Imagem e da Arte.
 
Linha de Pesquisa Memória e Territorialidades – Optativas:
- Antropologia do Meio Ambiente;
- Antropologia de Populações Rurais;
- Memória Social;
- Imagens e Narrativas de Sertão;
- Etnohistória dos Povos Tradicionais - Piauí;
- Laudos Antropológicos - Introdução.
 
São disciplinas optativas da Área de Concentração em Arqueologia:
 
- Tópicos Especiais de Arqueologia;
- Registros Rupestres;
- Conservação de Sítios e Grafismos;
- Artefatos de Cerâmica;
- Artefatos Líticos;
- Antropologia I;
- Antropologia II.
 
3 - Núcleo de Atividades:
 
As atividades obrigatórias são representadas pelo Seminário de Pesquisa em Antropologia e Arqueologia, a orientação, o projeto de dissertação, o trabalho de campo e a análise de dados e a redação de dissertação.
 
O Seminário de Pesquisa constitui uma atividade obrigatória de tal importância que foi transformada em disciplina creditada (04 (quatro) créditos). Deve ser freqüentada por todos os alunos de Mestrado no segundo semestre letivo e serve de espaço de discussão acadêmico-científica, onde serão apresentados os projetos de dissertação, sob a coordenação de professores do Programa e com a participação de professores/pesquisadores externos e do orientador, de acordo com a temática de cada projeto. Adicionalmente a essa atividade, os estudantes do Mestrado terão carga de créditos/horas dedicada à orientação e ao trabalho de campo em Antropologia/Arqueologia no segundo ano, quando deverão coletar seus dados; e atividade de análise de dados e redação de dissertação a partir do terceiro período - 12 (doze) créditos.
 
Fazem parte do PPGGArq atividades obrigatórias que não oferecem créditos para integralização do curso, sendo exigências curriculares a serem cumpridas pelo estudante nos prazos estipulados, como a orientação, o trabalho de campo e a análise dos dados, o exame de qualificação a ser realizado até seis meses após o término das disciplinas, e a defesa pública da dissertação, conforme normas estabelecidas pelo Colegiado do Programa.
 
 
 
QUADRO RESUMIDO DAS DISCIPLINAS POR ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:
 
Área de Concentração em Antropologia:
 
Obrigatórias:
- História Social da Antropologia (1º período, 4 créditos);
- História Social da Arqueologia (1º período, 4 créditos)
- Antropologia I (1º período, 4 créditos);
- Antropologia II (2º período, 4 créditos);
- Métodos e Técnicas de Pesquisa em Antropologia I (1º período, 4 créditos);
- Métodos e Técnicas de Pesquisa em Antropologia II (2º período, 4 créditos);
- Seminário de Pesquisa (2º período, 4 créditos).
 
Optativas:
- Optativa - Antropologia (1º período, 4 créditos)
- Optativa - Antropologia (2º período, 4 créditos).
 
 
Área de Concentração em Arqueologia:
 
Obrigatórias:
- História Social da Antropologia (1º período, 4 créditos);
- História Social da Arqueologia (1º período, 4 créditos)
- Arqueologia I (1º período, 4 créditos);
- Arqueologia II (2º período, 4 créditos);
- Métodos e Técnicas de Pesquisa em Arqueologia I (1º período, 4 créditos);
- Métodos e Técnicas de Pesquisa em Arqueologia II (2º período, 4 créditos);
- Seminário de Pesquisa (2º período, 4 créditos).
 
Optativas:
- Optativa - Arqueologia (1º período, 4 créditos)
- Optativa - Arqueologia (2º período, 4 créditos
 

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.