Brasil Brasil Brasil

Agenda

Evento: Encontros de Antropologia e Arqueologia, com Prof. Dr. Alfredo Wagner Almeida

Local: CCE, UFPI

Data: 07/06/2011

Encontros de Antropologia e Arqueologia

CONVITE

Por ocasião da defesa da dissertação de mestrado de Sebastião Patrício Mendes Costa, teremos a honra de receber, na UFPI, o Professor Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida. Organizamos uma conferência seguida de mesa redonda e  apresentação  de lideranças quilombolas. Pretendemos, com isso, aproximar pesquisadores de diferentes programas da importante área de estudos de grupos tradicionais.

A programação é de grande interesse tanto para os alunos de Antropologia e de Arqueologia, quanto de Direito, Meio-Ambiente, Geografia e História.

LOCAL: AUDITÓRIO DO CCE.  7 DE JUNHO

9-12 Defesa da Dissertação de Sebastião Costa

Programa de Pós Graduação em Antropologia e Arqueologia

PERTENCIMENTO, MEMÓRIA COLETIVA E TERRITORIALIDADE EM UMA COMUNIDADE RURAL DO PIAUÍ

Banca:  Prof Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida, Professor Dr. Ferdinand Cavalcante, e Professora May Waddington (orientadora)

15.00-16.00  "Territórios, Identidades coletivas e formas organizativas dos quilombos"

Professor Alfredo Wagner Berno de Almeida

16.00-17.00: Mesa Redonda

RURALIDADES EM DESAFIO:(coordenada pelo Professor Doutor Fabiano Gontijo)

Professora Dra. Arydmar Gaioso –DHG/UEMA

Territorialidades e Cartografia Social: pesquisas com comunidades quilombolas de Caxias-MA

Professora Dra. Maria Sueli Sousa – DCJ/UFPI

“Socioambientalismo e Desenvolvimento - interesses macro-econômicos e populações locais no âmbito das políticas de desenvolvimento no atual contexto piauiense"

Prof. Dr. Robson Cruz – PPGAArq/UFPI

"Perspectivas Afro-religiosas sobre Espaço e Meio Ambiente"

Encerramento:
17.00-18.00: Lideranças: Antônio Bispo e Maria Rosalina dos Santos

Organização: PROCAD/PPGAARQ, Grupo de Pesquisas Antropologia do Desenvolvimento e do Meio Ambiente no Piauí e Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos e Cidadania,
Universidade Federal do Piauí

com com apoio PRPPG e Reitoria.

mais eventos

Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br