Brasil Brasil Brasil

Notícias

Nova velocidade da Rede IPE é inaugurada

Nova velocidade da Rede IPE é inaugurada

21/09/2011 08:38

 

A Rede Ipê, infraestrutura de rede Internet, foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 20, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A nova capacidade de banda larga foi entregue pela Rede Nacional de Ensino a Pesquisa (RPN), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Diretor de Serviços e Soluções, José Luiz Ribeiro Filho.

Com a nova rede, a capacidade de velocidade disponível que era de 34 Mbps passa para 3 Gbps, um crescimento em torno de 900%. Nesta nova configuração do backbone acadêmico, os enlaces mutgigabits (acima de 1 Gbps) da rede Ipê, que até então somava 10, serão ampliados para 24 das 27 Unidades da Federação. A Rede Ipê possibilitará que um pesquisador de um centro de pesquisa faça seus experimentos com um pesquisador de outra universidade, de outro estado; então, a rede trará um ganho e economia de tempo, de recursos financeiros e proporcionará mais qualidade e eficiência nos projetos.

O backbone da rede foi projetado para garantir não só a largura de banda larga necessária ao tráfego de internet usual (navegação web, correio eletrônico, transferência de arquivos), mas também o uso de aplicações avançadas e a experimentação, como serviço VoIP, Videoconferência, Webconferência, dentre outros.

"Esse crescimento e a qualidade da infraestrutura proporcionará para a instituição, principalmente para comunidade acadêmica um salto na qualidade do ensino, da pesquisa e extensão. Mas, precisamos melhorar muito, sobretudo no interior do estado, pois ainda pagamos caro por uma velocidade relativamente baixa. Temos que oferecer, cada vez mais, condições estruturais para nossos doutores, para fiquem no interior", afirmou o reitor Luiz Junior.

O representante da RPN, José Luiz Filho, enfatizou que a nova capacidade está disponível em quase todos os estados do país, por meio dos Pontos de Presença ou PoPs (órgãos vinculados à RNP que operam esses sistemas de rede). No Piauí, o PoP fica localizado na Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEPI), a partir da fundação, que o sistema de banda larga Internet e outros serviços passará a gerar a disponibilização da rede para instituições de ensino e pesquisa, como a UFPI, UESPI, IFPI e Embrapa.

Diretor do NTI apresentou números de acessos, gastos e evolução da qualidade da internet na UFPI

A RNP está implantando em todas as capitais do país a REDECOMEP. No Piauí, ela é denominada de Rede POTI. A vantagem desta rede para o estado é a possibilidade de fornecer infraestrutura de fibra óptica, visando interligar as instituições de pesquisa e educação superior, proporcionando uma economia significativa nos custos com um sistema de acesso à internet, além da qualidade do acesso.

Estiveram presente na cerimônia de inauguração, além do reitor da UFPI e do Diretor de Serviços e Soluções da RNP, o diretor da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Tiago Siqueira, a presidente da FAPEPI, Bárbara Olímpia, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Guilherme Amaral Avelino, a pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Valdira Brito, o reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Carlos Alberto Pereira, o representante da Embrapa, Jansen Santos, técnicos do PoP. Bem como professores, técnicos e discentes de computação da UFPI.

Reitor Luiz Júnior afirmou que a UFPI está sendo preparada para os próximos dez anos

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.