Brasil Brasil Brasil

2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Núcleo de Processamento de Dados / NPD

 

Relatório de Gestão 2009

 

 

Este documento apresenta as principais realizações executadas pelo Núcleo de Processamento de Dados durante o ano de 2009. Essas atividades estão divididas em 4 grandes grupos: manutenção e suporte, treinamento e capacitação, melhoria de infra-estrutura de rede e desenvolvimento de novos sistemas de informática. Este relatório está dividido conforme descrito acima.

 

1. Manutenção e Suporte

 

O NPD é o pólo central de prestação de serviços de informática da UFPI. Dentre esses serviços somos responsáveis pela manutenção de equipamentos, que está associado à reposição de peças, consertos de peças danificadas, instalação de softwares e realização pequenos serviços de suporte. Esses atendimentos são realizados nas dependências do NPD, por técnicos-administrativos e bolsistas do núcleo, amparados pela bolsa de trabalho da UFPI. O gráfico exibido na Figura 1 apresenta os dados relacionados a esse tipo de atendimento em 2009. É importante ressaltar a quantidade enorme de atendimentos prestados no NPD. Praticamente metade dos equipamentos existentes na UFPI passam pelo NPD durante o ano, seja para eliminar vírus, seja para realização de consertos mais específicos, como troca de peças. Foram 1216 CPU´s com manutenção realizadas no NPD em 2009.

Figura 1: Manutenção de equipamentos realizados pelo NPD.

 

Um maior detalhamento das manutenções realizadas pode ser visualizado a seguir. As figuras 2 a 22 apresentam o resumo das manutenções realizadas por cada um dos principais órgãos da UFPI.

 

Figura 2: Manutenção de equipamentos do CCS realizados pelo NPD.

 

Figura 3: Manutenção de equipamentos do CCN realizados pelo NPD.

 

Figura 4: Manutenção de equipamentos do CCHL realizados pelo NPD.

Figura 5: Manutenção de equipamentos do CCE realizados pelo NPD.

 

Figura 6: Manutenção de equipamentos do CT realizados pelo NPD.

 

Figura 7: Manutenção de equipamentos do CCA realizados pelo NPD.

 

Figura 8: Manutenção de equipamentos da Reitoria realizados pelo NPD.

 

Figura 9: Manutenção de equipamentos da PREG realizados pelo NPD.

 

Figura 10: Manutenção de equipamentos da PRPPG realizados pelo NPD.

 

Figura 11: Manutenção de equipamentos da PREX realizados pelo NPD.

 

Figura 12: Manutenção de equipamentos do PRAD realizados pelo NPD.

Figura 13: Manutenção de equipamentos da PRAEC realizados pelo NPD.

 

Figura 14: Manutenção de equipamentos da PROPLAN realizados pelo NPD.

 

Figura 15: Manutenção de equipamentos da Prefeitura realizados pelo NPD.

 

Figura 16: Manutenção de equipamentos da Biblioteca realizados pelo NPD.

 

Figura 17: Manutenção de equipamentos do CAT realizados pelo NPD.

 

Figura 18: Manutenção de equipamentos da FADEX realizados pelo NPD.

 

Figura 19: Manutenção de equipamentos do HU realizados pelo NPD.

 

Figura 20: Manutenção de equipamentos de Parnaíba realizados pelo NPD.

 

Figura 21: Manutenção de equipamentos de Bom Jesus realizados pelo NPD.

 

Figura 22: Manutenção de equipamentos de Picos realizados pelo NPD.

 

 

Outra modalidade de atendimento prestada pelo NPD é o atendimento in loco. Nesse tipo de serviço, uma necessidade é relatada ao núcleo, que agenda a visita de um técnico ou bolsista, para que a correção devida seja realizada. Essa correção pode ser a reconstrução dos cabos de rede, instalação de softwares, remoção de vírus e auxílio na realização de alguma tarefa. Tudo isso sem que seja necessário levar o equipamento ao NPD. Em média, atendemos 150 solicitações dessas por mês, o que representa cerca de 1800 atendimentos no ano.

 

2. Treinamento e Capacitação

 

O NPD realiza treinamento contínuo para funcionários da UFPI, além de oferecer vagas para a comunidade em geral. No período 2009.1 foram 132 pessoas formadas no curso de Operador, sendo 119 pessoas em Teresina e 13 em Parnaíba. No período 2009.2 existem 112 pessoas inscritas em Teresina, 9 em Parnaíba, 7 em Floriano e 1 em Bom Jesus.

 

O NPD também investiu na capacitação dos seus funcionários, para que possamos ampliar os serviços existentes. Os funcionários do núcleo fizeram diversos oferecidos pela Escola Superior de Redes. Foram 7 cursos realizados ou em realização durante este ano.

 

 

3. Melhoria da Infra-Estrutura Computacional e de Rede

 

Foram realizadas diversas melhorias relacionadas à infra-estrutura de rede da UFPI. Dentre elas podemos destacar:

 

·         Foram instalados, até outubro deste ano, 1167 pontos de rede novos e 1036 manutenções em pontos já existentes.

·         Dentre esses pontos, toda a infra-estrutura de ligação ao CCHL foi reconstruída, uma vez que ela estava atrelada ao CCE e, por conta da sobrecarga nos equipamentos, havia quedas constantes no funcionamento da rede. Atualmente, o CCHL e CCE possuem ligações diretas ao NPD. Com isso o problema das quedas freqüentes foi eliminado.

·         Todo o cabeamento do CCHL foi reestruturado e identificado, facilitando assim a sua manutenção e descoberta de problemas, otimizando o trabalho dos técnicos do NPD quando necessário.

·         Foram instalados 2800m de fibras óticas, seja para recuperação de cabos existentes, seja para a ligação de novos prédios ao núcleo da rede no NPD. Além disso, estamos reduzindo as ligações em cascata existentes na UFPI, de forma a ter, em um futuro próximo, todos os setores ligados diretamente ao NPD, sem a necessidade de ligações intermediárias, que normalmente causam atraso no tráfego de rede.

·         Configuração e instalação de cerca de 1200 novos equipamentos, adquiridos pela UFPI. Normalmente, para cada novo equipamento adquirido pela UFPI temos que instalar softwares, configurar os equipamentos e instala-los nos seus respectivos setores.

 

3. Manutenção e Desenvolvimento de Novos Sistemas

 

A UFPI conta hoje com diversos sistemas e possui uma imensa carência por novos. Durante o ano de 2009 pudemos desenvolver alguns novos sistemas, que facilitaram ainda mais a gestão de informações na UFPI.  Dentre esses novos sistemas, destacamos:

 

·         O Sistema de Controle da Monitoria: todo o processo de controle de monitoria agora é controlado eletronicamente, com todo o rigor necessário para que as normas existentes sejam seguidas. Isso inclui a solicitação de vagas, inscrição de candidatos, avaliação dos pedidos, seleção de contemplados, registro de documentação e acompanhamento mensal. Esse sistema deu um grande passo no sentido de democratizar o acesso à monitoria de forma clara e aberta.

·         Recadastramento de Dados: praticamente todos os alunos da UFPI efetivaram o recadastramento de dados. Agora podemos alimentar os diversos sistemas de coleta de dados com informações corretas e confiáveis.

·         Open Journal System (OJS): instalamos e configuramos um sistema de controle de jornais e revistas utilizados no mundo inteiro. A partir desse sistema é possível realizar todo o processo de gerenciamento de uma revista/jornal com muita facilidade e presteza. Isso inclui a chamada de artigos, submissão, alocação a revisores, aprovação e recebimento da versão final, com posterior publicação da edição. Tudo isso de forma simples, permitindo o controle total do processo.

·         O Sistema de Chamados: o NPD agora conta com um sistema de chamados em que toda solicitação de atendimento é registrada, juntamente com o registro das visitas realizadas e com homologação por parte do solicitante. Com isso temos informações precisas sobre quem mais solicita atendimento, problemas mais freqüentes e duração de atendimento. A partir desses dados é possível direcionar esforços no sentido de minimizar esses problemas e identificar potenciais carências de treinamento na instituição.

·         Além dos sistemas novos, fizemos uma série de adaptações no sistema acadêmico existente, possibilitando o registro de atividades complementares, que por si só representa um subsistema do sistema acadêmico.

·         Estamos em processo de finalização de alterações no sistema acadêmico para permitir que cada professor seja o responsável pela digitação de notas das disciplinas sob sua responsabilidade. Isso já está praticamente finalizado, restante apenas o cadastro de senhas para todos os professores da instituição.

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.