Brasil Brasil Brasil

Local: Vitória - ES

Data: 22/09/2010

Inscrições abertas para a Olimpíada Jurídica Nacional FDV

Estudantes de Direito de todo o país já podem se inscrever na Olimpíada Jurídica Nacional FDV, uma competição criada para testar conhecimentos e permitir que os participantes exercitem importantes habilidades como a oralidade, a argumentação e o trabalho em equipe. Direitos Humanos permanece
como tema da Olimpíada em razão de sua importância e abrangência. A equipe vencedora será premiada com R$ 6 mil em livros da Editora RT e um notebook para cada membro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.fdv.br/olimpiada até o dia 22 de setembro. Poderão participar alunos de Direito de todo o país, matriculados em instituições de ensino superior
autorizadas pelo MEC. As equipes deverão ter quatro integrantes.

A competição é realizada em três etapas: a primeira e a segunda fases são online e serão compostas de uma prova com 30 questões de múltipla escolha e uma prova discursiva, respectivamente.

As equipes classificadas para a final da olimpíada deverão resolver um caso prático e apresentá-lo oralmente com o tempo mínimo de 30 minutos e máximo de 40 minutos. O caso será disponibilizado para as equipes com 15 dias de antecedência da apresentação. No período de cinco horas antes da
apresentação oral as equipes serão isoladas em salas de aulas devidamente preparadas para essa fase, tendo em vista a inserção de elementos surpresas ao caso a ser solucionado.

O regulamento, a premiação das equipes finalistas e as provas dos anos anteriores estão disponíveis no site www.fdv.br/olimpiada. A competição conta com o apoio do portal Universia e da editora Revista dos Tribunais.

Histórico
A Olimpíada Jurídica FDV acontece desde 2006. Porém, em 2008, foi  realizada  pela primeira vez em âmbito nacional. A competição contou com a participação de 77 equipes de diferentes estados do Brasil, incluindo Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Santa Catarina. A equipe vencedora foi a Excelentíssimo Senhor Saruê, da UnB (Universidade de Brasília). Em 2009, a competição teve a mesma abrangência.

Inscrições: até 22 de setembro pelo site www.fdv.br/olimpiada

Cronograma: