Brasil Brasil Brasil

Agenda

Evento: Encontro Acadêmico Internacional - Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade

Local: Data: 27, 28 e 29 de novembro de 2012

Data: 27/11/2012

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 27, no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a abertura do "Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Ambiente e Saúde". O encontro reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros e segue nos dias 28 e 29 de novembro.

"A importância deste evento se dá a partir do momento que os debates e discussões nos proporcionam informações que antes não tínhamos como a identificação de temas de interesse e lacunas de atuação do estado. É nesse momento que a Capes entra com sua política de indução nas áreas e formas que foram apontadas", afirmou o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães.

Segundo Guimarães, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade já são temas presentes nas teses e nas orientações feitas aos estudantes. "Não podemos negar a presença delas [interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade], mas precisamos caracterizar a metodologia própria de cada uma", completou.

Para o representante da coordenação do encontro e coordenador da área de Ciências Ambientais da Capes, Arlindo Philippi Jr, a expectativa é que ao final dos três dias de trabalho o grupo contribua com sugestões para o desenvolvimento da área. "Educação, Ambiente e Saúde são áreas que, no Brasil, exigem ações para a melhoria da vida dos brasileiros. Mas para isso, são necessárias ações concretas", explicou Philippi Jr, "Para isso estamos aqui hoje".

A mesa de abertura foi composta ainda pela diretora de Relações Internacionais da Capes, Denise Neddermeyer; pelo diretor de Avaliação, Livio Amaral e por representantes do Ministério da Saúde e do Ministério do Meio Ambiente.

Palestra 1
O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz Bevilacqua, iniciou os trabalhos do encontro com a palestra "Desafios da Produção do Conhecimento no ensino, pesquisa e extensão".

Bevilacqua abordou em sua fala a urgência da reorganização do currículo de graduação brasileiro. "Devemos reduzir a carga horária e a quantidade de créditos para a formação acadêmica, de forma que o essencial seja passado e os estudantes andem com seus próprios pés", disse. "Os estudantes precisam estudar", completou.
O pesquisador também ressaltou a importância estratégica da inovação nos temas pesquisados. "É preciso que arrisquemos mais porque são esses novos temas que vão dar grandes saltos na ciência. Falta-nos ousadia e temas interdisciplinares são uma abertura para essa aventura".

O doutorado como meta prioritária da pós-graduação, a valorização dos periódicos das Sociedades Científicas Brasileiras, a internacionalização da ciência brasileira e a importância da associação entre a universidade e as empresas também foram ressaltados por Bevilacqua.

Painel 1
O primeiro painel – Fundamentos da Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão – contou com a participação internacional da pesquisadora da Universidade de Lanús, na Argentina, Esther Díaz; dos pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, Américo Sommerman e da Universidade de São Paulo (USP), Patrick Rene Jean August Paul.

mais eventos

Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br