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Área de Concentração, Linhas de pesquisas e Objetivos

Área de Concentração: Desenvolvimento do Trópico Ecotonal do Nordeste.

Linhas de Pesquisa: Biodiversidade e Utilização Sustentável dos Recursos Naturais                     

Políticas de Desenvolvimento e Meio Ambiente

 

 

OBJETIVOS GERAIS DO PROGRAMA, PERSPECTIVA DE EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS - 2011/2012

 

 

A Fundação Universidade Federal do Piauí (FUFPI) foi instituída nos termos da Lei nº 5.528, de 11 de novembro de 1968 e oficialmente instalada em 12 de março de 1971, com o objetivo de criar e manter a UFPI. Esta IES busca implantar processos de gestão administrativa com a finalidade de analisar a qualidade das ações desenvolvidas, no âmbito de todas suas instâncias, com vistas compreender, identificar e avaliar as repercussões das ações para a comunidade acadêmica e para a sociedade piauiense. Para tanto, implementa as estratégias estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado conforme as recomendações do Conselho Nacional de Educação (CNE). Ademais, integram o referido Plano as estratégias de gestão institucional para o ensino de pós-graduação.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) contava, em 2011, com um corpo docente do Magistério Superior qualificado para os padrões da Região, distribuído em, 51 Pós-doutores, 601 Doutores, 650 Mestres, 185 Especialistas e 33 Graduados e 10 com Aperfeiçoamento perfazendo um total de 1.530 professores, nas diversas áreas do conhecimento.

Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPI no Campus Ministro Petrônio Portela (Teresina), em 2011, em nível de mestrado institucional eram 31 sendo um no campus Cinobilina Elvas (Bom Jesus) funciona o Mestrado Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas. Em nível de doutorado institucional eram 4.

Em um grande esforço de qualificar o quadro docente, estão em funcionamento 13 programas DINTER. Os programas DINTER, com as respectivas IES conveniadas, são: Agronomia (UNESP/Jaboticabal), Ciências da Computação – conjuntamente com a UESPI (UFRJ), Ciências da Comunicação (UNISINOS), Ciências Médicas (UNICAMP), Estudos Linguísticos (UFMG), Filosofia (UFMG), Geografia (UFMG), História do Brasil (UFF), Educação (UFRN), Enfermagem (USP/UFPB), Estudos Literários (UFMG), Odontologia (UFPA) e Políticas Públicas (UFMA). Ressalte-se, ainda, a participação da UFPI no curso de pós-graduação da , em nível de doutorado.

 O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, em nível de Mestrado, foi implementado em 2002, por iniciativa do Núcleo de Referência em Ciências Ambientais do Trópico Ecotonal do Nordeste (TROPEN) agregando-se desde o início à Rede do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), com Área de Concentração em Desenvolvimento do Trópico Ecotonal do Nordeste, e duas Linhas de Pesquisa: -Biodiversidade e Utilização Sustentável dos Recursos Naturais e -Políticas de Desenvolvimento e Meio Ambiente.

As Áreas de Concentração dos cursos de mestrado da Rede PRODEMA são: Desenvolvimento Regional, na Universidade Federal de Sergipe (UFS); Desenvolvimento e Meio Ambiente, na Universidade Federal do Ceará (UFC); Habitat Urbano e Meio Ambiente, na Universidade Federal da Paraíba e Universidade Estadual da Paraíba (UFPB/UEPB); Desenvolvimento Regional e Sustentável, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Desenvolvimento do Trópico Ecotonal do Nordeste, na Universidade Federal do Piauí (UFPI); e Meio Ambiente, Cultura e Desenvolvimento, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

As distintas Áreas de Concentração expressam a diferenciação das potencialidades locais e regionais, com vistas à aquisição e o desenvolvimento de competência, formação e experiência diversificada para compreender, refletir e atuar dentro da complexidade intra e interprocessual do desenvolvimento e do meio ambiente, de caráter multidisciplinar. A Rede tem buscado formar mestres com consciência crítica e habilitados a gerenciar políticas ambientais e desenvolver técnicas científicas capazes de atingir os pressupostos do desenvolvimento sustentável.

Na UFPI, o PRODEMA, contribui para consolidar os esforços desenvolvidos pelo Núcleo de Referências em Ciências Ambientais do Trópico Ecotonal do Nordeste (TROPEN), institucionalizado pela Resolução Nº 003/96, do Conselho Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 13.03.1996, vinculado administrativamente, à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1997 cujos objetivos gerais são: desenvolver atividades relacionadas aos seus Programas Especiais de Pesquisa (PEP’s), Programas de Pós-Graduação (PPG’s) e Programas de Extensão (PEX’s), com abrangência interdisciplinar; e, exercer o papel permanente de um centro de referência acadêmica sobre desenvolvimento e meio ambiente no estado do Piauí, através da integração dos diversos órgãos pertencentes ou não à UFPI, que desenvolvam atividades relativas à temática.

Ressalta-se que os estudos e pesquisas realizados no TROPEN na área ambiental, centram-se numa ótica eminentemente interdisciplinar, buscando a harmonização entre os objetivos sociais, ecológicos e econômicos do desenvolvimento, em bases sustentáveis consideradas as particularidades do Trópico Ecotonal do Nordeste.

Nesse sentido, a parceria entre a equipe de pesquisadores do TROPEN e do Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio Norte (CPAMN) - EMBRAPA MEIO NORTE, vem contribuindo para a construção de uma ciência criativa, sobretudo, ética e coletiva, alicerçada em acervos de informações que contemplem o meio ambiente nas distintas dimensões possíveis, no conhecimento sistemático de forma interdisciplinar (mesmo com todos os desafios), no aporte de metodologias apropriadas ao desenvolvimento em uma perspectiva de sustentabilidade, aplicável ao Trópico Ecotonal do Nordeste (principalmente o Piauí), que continuem priorizando o âmbito econômico das atividades humanas, porém internalizem as questões sociais (equidade social) e ambientais (minimização de impactos), a partir de demandas e de pactos de co-responsabilidade.

O Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (MDMA/PRODEMA/UFPI/TROPEN) possui duas linhas de pesquisa: Biodiversidade e Utilização Sustentável dos Recursos Naturais, embasado no princípio de que sem a biodiversidade, enquanto dimensão, não há desenvolvimento, assim orienta os estudos para a análise dos usos dos recursos naturais, enfatizando a capacidade de resiliência dos ecossistemas. Logo, a geração de saberes direcionados para a biodiversidade do Nordeste e das áreas Ecotonais do Piauí, terras secas e desertificação, e fragmentação de ecossistemas produzirá conhecimento técnico-científico sobre os recursos naturais da região, na perspectiva de conservação e utilização racional desses recursos, subsidiando políticas de desenvolvimento sustentáveis.

A Linha de Pesquisa, Políticas de Desenvolvimento e Meio Ambiente, objetiva consolidar os esforços de compreensão das potencialidades econômicas dos recursos naturais do Meio Norte, em perspectiva integrada com o desenvolvimento. A sustentabilidade do desenvolvimento orienta-se numa visão que contempla as relações entre Sociedade e Natureza, fundamentando modelos de desenvolvimento integrado, com a função de evitar impactos negativos sociais e ambientais. Dessa forma, faz-se mister estabelecer nova relação entre sociedade-natureza, garantindo a preservação ambiental, diante das potencialidades para o desenvolvimento da região.

Assim, o MDMA ampliou a proposta já bem sucedida de intervenção acadêmica na questão ambiental desenvolvida pelo TROPEN, no âmbito do Curso de Especialização em Ciências Ambientais e reforça os seus programas especiais de pesquisas, abaixo relacionadas:

a) Programa Fitodiversidade e Fitossociologia dos Cerrados Marginais do Nordeste (FITCEM), voltado para os estudos de biodiversidade dos cerrados do Nordeste e das áreas ecotonais do Piauí;

b) Programa Ecologia dos Cerrados do Nordeste (ECOCEM), direcionado para os estudos de biodiversidade e fragmentação de ecossistemas nos cerrados do Piauí e do Maranhão;

c) Programa Semiárido (SARID), com a finalidade de investigar a biodiversidade das caatingas marginais do Piauí, terras secas e desertificação;

d) Programa Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (DESA) que analisa a socioeconomia, os arranjos produtivos locais (carnaúba, mel, camarão, soja, frutas nativas) e a valoração econômica dos ecossistemas;

e) Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD): Biodiversidade e Fragmentação de Ecossistemas nos Cerrados, objetivando realizar estudos de biodiversidade e de fragmentação dos ecossistemas nos cerrados do Nordeste e nas áreas de transição entre cerrado, caatinga e carrasco dos estados do Piauí e MA;

f) Programa de Pesquisa em Biodiversidade do Semiárido (PPBio), que objetiva realizar o levantamento da flora, fauna e fungos do Nordeste brasileiro.

Nessa perspectiva, o Curso de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, visa promover a formação de profissionais capazes de participar ativamente na produção do conhecimento, na elaboração de planos de ensino, pesquisa e extensão voltados para o estado do Piauí e para a região Nordeste, tendo como objetivos específicos:

a) Proporcionar a formação de base interdisciplinar e comum aos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente que integram a Rede PRODEMA, investigando novos paradigmas científicos e suas relações entre desenvolvimento, sociedade e natureza;

b) Possibilitar a formação profissionalizante e acadêmica advindas do estudo e da pesquisa sobre o desenvolvimento regional, especialmente nas áreas semiáridas e subúmidas;

c) Compreender, em sua complexidade, a problemática da interação desenvolvimento/meio ambiente: aspectos naturais e culturais, horizontes temporais, escalas espaciais e diversidade;

d) Ampliar o conhecimento sobre o Trópico Ecotonal do Nordeste, com ênfase para o seu desenvolvimento com sustentabilidade;

e) Buscar um novo padrão de racionalidade no trato das questões sociais, ecológicas e econômicas, considerando-se criticamente, as diversas maneiras de entender a sustentabilidade.

A formação de recursos humanos internaliza a percepção sistêmica da problemática ambiental, relacionada aos ambientes ecotonais, do cerrado, da caatinga, do carrasco e seus entornos, utilizando metodologia que vincula atividades didáticas a projetos de pesquisa associados, na qual atuam conjuntamente os segmentos docente e discente, cujos resultados alimentarão um sistema integrado de informações dos ambientes sob investigação, contribuindo assim, para a tomada de decisões nas diferentes esferas administrativas e de investidores na implementação de políticas e empreendimentos considerando as possibilidades e limitações do meio ambiente.

O MDMA, após nove anos, atualizou sua grade curricular em 2011, objetivando oferecer disciplinas mais condizentes com as demandas atuais. Assim retirou-se várias disciplinas e introduziram-se novas como: Química Ambiental e Química Verde, Fitossociologia, Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar, Ambiente Urbano, Psicologia Ambiental e da Conservação. Criaram-se ainda as disciplinas Tópicos Especiais I a IV, para viabilizar a oferta de disciplina conforme demandas especiais, relacionadas a temáticas não contempladas nas de denominação fixa mas que podem ser inseridas a qualquer momento conforme a necessidade de discussão de tema pertinente à proposta de estudo no Programa. Contudo as disciplinas do Tronco Comum da Rede PRODEMA não sofreram alterações, tendo em vista a construção do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar, as quais são: Desenvolvimento, Sociedade e Natureza: Fundamentos, Desenvolvimento e Sustentabilidade no Brasil; Lógica e Crítica da Investigação Cientifica; Seminário Integrador I e Seminário Integrador II.

As disciplinas Seminário Integrador I e Seminário Integrador II, destacam-se no processo de formação dos mestrandos, nas quais os projetos de dissertações são submetidos a uma avaliação interna (Seminário Integrador I) e externa (Seminário Integrador II) na forma de comunicação oral e painel. O Seminário Integrador II, ocorre anualmente, no segundo semestre, em uma das instituições que integram a Rede PRODEMA.

Para habilitar-se ao processo de defesa, exige-se a apresentação de no mínimo um artigo científico baseado na pesquisa, com a respectiva comprovação do envio para um periódico Qualis da CAPES.

O corpo docente apresenta perfil diversificado entre as áreas das ciências humanas, sociais aplicadas, tecnológicas, biológicas e agrárias, cujas experiências das temáticas originárias são importantes para a construção da interdisciplinaridade. Podem também integrar, também, o corpo docente, pesquisadores da EMBRAPA MEIO NORTE (Teresina-PI). Diante disso, esclarece-se que os pesquisadores citados não ministram disciplinas e nem orientam Monografias de Conclusão de Curso na Graduação da UFPI. Conta-se, ainda, com co-orientadores de outras IES e Instituições de pesquisa. Mantém-se, especial intercâmbio de docentes com os Mestrados de Políticas Públicas, Agronomia, História, Química, Antropologia/Arqueologia, Geografia e Letras da UFPI. O MDMA (PRODEMA/TROPEN/UFPI) ofertou 20 vagas para ingresso no seu Edital de Processo Seletivo em 2006 e 2007. Para ingresso em 2008, publicou dois Editais, um universal com 20 vagas e outro direcionado para professores do Centro de Tecnologia da UFPI, com 05 vagas. Para ambos foram inscritos 74 candidatos, dos quais foram selecionados 20 para o Edital universal e 2 para o direcionado. Para ingresso em 2009, ofereceu-se 20 vagas, para as quais se candidataram 94 candidatos, oriundos do Piauí, do Tocantins e do Rio Grande do Sul, mas somente 16 foram selecionados. Para ingresso em 2010 foram ofertou-se 20 vagas, onde concorreram 170 candidatos, dos quais 15 foram selecionados. Para ingresso 2011, foram ofertadas 20 vagas para a comunidade e 4 para convênios (IBAMA e SEMAR). Inscreveram-se 262 candidatos, sendo aprovados 21, dos quais um foi de convênio. Na seleção de 2011, para ingresso em 2012 foram oferecidas 26 vagas, sendo 20 para a comunidade, 4 para os convênios e 2 para o quadro interno da UFPI; inscreveram-se 123 candidatos dos quais 21 foram selecionados.

Em 2011, contou-se com 9 bolsas da CAPES, 1 REUNI, 4 do CNPq, e 6 do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) perfazendo um total de 20 bolsas. Este contexto possibilitou o pleno atendimento da demanda, haja vista que todos os discentes que atenderam as exigências para concessão de bolsas foram contemplados.

Em 2011, foram defendidas 18 dissertações, sendo 6 da Linha de Pesquisa Biodiversidade e Utilização Sustentável dos Recursos Naturais, e 12 da Linha Políticas de Desenvolvimento e Meio Ambiente, sendo desse montante 11 bolsistas, atingindo-se no mês de dezembro o número de 129 dissertações defendidas no Programa.

Com base nesse cenário, enfatiza-se que o MDMA (PRODEMA/TROPEN/UFPI) vem suprindo a carência de oportunidades de Pós-Graduação na região Meio-Norte brasileira, em especial no estado do Piauí, como elemento irradiador de uma nova visão epistemológica de superação das barreiras e limites estabelecidos entre as Ciências Naturais, Econômicas e Sociais, contribuindo nas discussões de busca de superação dos problemas do meio ambiente da região. Dessa forma, salienta-se que o Programa conta com ampla repercussão no meio acadêmico local e regional, expressando, portanto, sua consonância com a proposta dos demais cursos que compõem a Rede PRODEMA. Assim, esse panorama explicita dois níveis de interpretação de sua inserção regional. O primeiro, mais geral, consiste na consolidação do intercâmbio entre as várias instituições que integram o PRODEMA. O segundo, mais específico, refere-se ao Trópico Ecotonal do Nordeste, que se orienta pela discussão do desenvolvimento com sustentabilidade, crucial para o fortalecimento econômico e social da área em que está inserido. Enfatize-se que metade do seu corpo docente também está integrando os quadros do Doutorado em Desenvolvimento o e Meio Ambiente, uma vez que foi um dos cursos que deus sustentação para a criação deste Doutorado, ampliando, assim sua capacidade contribuir no desenvolvimento regional, com sustentabilidade, ao formar profissionais de elevado nível de qualificação para atender as demandas da sociedade.

Nessa perspectiva, enfatiza-se que discussões das questões ambientais são fundamentais para a sociedade, num horizonte de longo prazo, uma vez que, persistem práticas predatórias de exploração econômica. Logo, é indispensável a geração e disseminação de conhecimentos sobre a maneira como esta exploração vem se processando, bem como os formatos alternativos para se alcançar um desenvolvimento com sustentabilidade.

 

Egressos

 

Dos 129 Mestres formados até o final de 2011, 33 encontram-se cursando Doutorado, sete já concluíram seus doutorados. Esses doutorandos, doutores e demais egressos estão exercendo funções relacionadas à docência em IES Federais, Estaduais e Privadas. Com relação a esta atuação destacamos a inserção de muitos egressos nos Institutos Federais de Ensino Superior, cuja rede tem sido bastante ampliada no Nordeste. Ressaltamos que 13 discentes do Doutorado (Associado em Rede) em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI) são egressos do Mestrado (UFPI).  Outras áreas de atuação de destaque são: Assessoramento Técnico em Órgãos Federais, Estaduais e Municipais nas áreas de Meio Ambiente, Planejamento, Saneamento, Agricultura, Educação e Saúde e no Exercício de Docência no Ensino Fundamental e Médio. Destacam-se também cargos de direção como Promotoria do Meio Ambiente do estado do Piauí e Diretoria Regional do Instituto Chico Medes. Evidencia-se também como importante linha de ação a prestação de consultorias ambientais. Diante do exposto, demonstramos a grande contribuição na formação de profissionais que estão prestando serviços de alta qualidade à sociedade, especialmente em temática que preocupa a humanidade neste limiar do século XXI, que é a busca de desenvolvimento com sustentabilidade.

 

Perspectiva de futuro

Elaborou-se uma proposta para o Programa de Apoio a Pós-Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (PAPG – IFES), com o objetivo de incrementar a produção científica e o número de bolsas; fortalecer a integração com a Rede PRODEMA; formar quadro próprio de professores permanentes; realizar cooperações com IES e com agências de pesquisas nacionais e estrangeiras; apoiar a realização de estágio pós-doutoral no País e no exterior de docentes do atual quadro permanente do MDMA; incentivar à permanência de docentes em fase de aposentadoria; apoiar visitas ao Programa de pesquisadores vinculados a IES e de órgãos de pesquisa nacionais e do exterior; fortalecer e ampliar a infraestrutura de pesquisa com a modernização de laboratórios existentes e implantação de outros. Esta proposta continua em tramitação, sendo que a Andifes está desenvolvendo esforços para viabilizá-la a partir do ano de 2012.

Considerando que nosso quadro atual de professores permanentes está no limite mínimo, ou seja, 12, procuraremos ampliá-lo, conforme critérios de qualificação, produção intelectual e distribuição pelas linhas de pesquisa, até mesmo para viabilizar possíveis saídas para pós-doutoramento, assim como elaboração de mais projetos para submissão a agências financiadoras.

Como não foi possível a apresentação de PROCAD neste ano de 2011, para 2012 esperamos poder apresentar, além de outros projetos relacionados com pesquisas e ampliação de instalações do edifício do Tropen, onde funciona o Mestrado e o Doutorado. Neste ano de 2011 já conseguimos produzir uma cópia, em formato digital no programa AutoCAD, o que facilitará a apresentação de projetos de ampliação e formatação de ambientes com equipamentos incluídos nas propostas.

Considerando a crescente demanda de exploração dos recursos ambientais na área geográfica de preocupação de estudos de nossa Área de Concentração, ou seja o Trópico Ecotonal do Nordeste, onde ganham destaque o agronegócio, exploração florestal e extração mineral, faz-se mister preocupação no sentido de produção de conhecimentos que subsidiem o planejamento de ações quer pelo setor público ou privado, com vistas ao desenvolvimento com sustentabilidade. Assim buscar-se-á ampliar nossas parcerias tanto com instituições de pesquisa tanto nacionais como internacionais.

Embora já se tenha uma boa inserção social, pretende-se ampliá-la com mais ações relativas a trabalhos de extensão, com participação de docentes e discentes, tendo em vista as demandas da sociedade.

            Logo, o conjunto das ações demonstradas evidencia esforços do Programa para consolidá-lo junto à sociedade regional, na busca de alternativas de soluções dos problemas seculares que a afligem, e à comunidade científica, ao produzir pesquisas que contribuam para novas descobertas e/ou questões metodológicas do fazer Ciência.

 

 

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