Brasil Brasil Brasil

Licenciatura em Educação do Campo

 

 

» A profissão:

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo é voltado para professores e outros profissionais da educação em exercício nas escolas da rede pública do Semiárido, para profissionais que atuem em centros de alternância ou em experiências educacionais alternativas, bem como em programas governamentais voltados para a Educação do Campo, além de jovens e adultos que desejem atuar nas escolas do campo.

O egresso do Curso tem como campo de atuação a docência multidisciplinar em uma dessas três áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Sociais e Ciências Exatas e da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental e cursos de Ensino Médio das Escolas do Campo. Também está apto a atuar na organização do sistema educacional, como gestor, planejador e/ou coordenador de unidades, projetos e experiências educacionais escolares e não escolares. Este profissional ainda desenvolverá atividades na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional voltado para Escolas do Campo e, em outras áreas emergentes do campo educacional.

 

» O Curso:

A educação pensada para as demandas específicas do campo. Esse é um dos objetivos do curso de Licenciatura em Educação do Campo, que forma professores para atuarem nas escolas do campo. Desde 2005, o curso era ofertado como projeto experimental e se tornou parte da oferta regular da UFMG a partir da adesão da universidade ao Plano de Reestruturação e Ampliação das Universidades Federais (Reuni) que a UFMG. São ofertadas 35 vagas anualmente.
O curso oferece quatro habilitações: "Ciências da Vida e da Natureza", "Letras e Artes", "Matemática" e "Ciências Sociais e Humanidades". A cada ano é ofertada uma habilitação. Em 2010 a oferta será de "Letras e Artes". A definição da habilitação para os próximos anos ocorre em função da análise da demanda bem como pela viabilidade da oferta por parte da Universidade.
 

» Contextualização da profissão na região:

O curso de Licenciatura em Educação do Campo  é voltado para a formação de professores para atuarem nas escolas rurais. Ele visa atender pessoas pertencentes a diferentes segmentos sociais do campo: filhos e filhas de agricultores, professores e técnicos que atuam na área rural, quilombolas, populações atingidas por barragens, educadores da Associação Piauiense da Escola Família-Agrícola e assalariados rurais, dentre outros. Esse público historicamente vem sendo excluído da educação básica e superior, principalmente por falta de professores. O curso pretende contribuir para a mudança deste cenário no sul do Piauí.
 

» O curso no Campus Profª Cinobelina Elvas:

No Campus Profª Cinobelina Elvas, o curso funciona com duas  turmas. A primeira iniciou suas atividades  no  1º semestre e a segunda turma no 2º semestre do ano de 2014, com um total de 96 alunos. No ano de 2015 ingressarão mais duas turmas, cada uma com 60 alunos, sendo uma no 1º  e outra no segundo semestre totalizando mais 120 alunos.

Uma das principais características da Licenciatura é o uso da pedagogia da alternância pela qual o aluno realiza parte das atividades na UFPI (Campus Professora Cinobelina Elvas)  e parte na própria comunidade onde irá lecionar. Desta forma, o aluno passará aproximadamente 30 dias assistindo aulas na UFPI e no restante do período letivo desenvolverá atividades de estudo e pesquisa em seus locais de moradia e/ou trabalho.

O curso oferece quatro habilitações: Ciências da Vida e da Natureza, Línguas, Artes e Literatura, Matemática e Ciências Sociais e Humanidades.

 

» Perfil do Profissional:

O profissional que se gradua em Licenciatura em Educação do Campo vai atuar no meio rural e terá competências específicas para o ensino no campo em escolas públicas, escolas Família-Agrícola e estabelecimentos educacionais urbanos que atendam jovens do campo. Ao lado da formação nos conteúdos específicos e da formação pedagógica o profissional terá uma visão crítica da sociedade e conhecimentos sobre as questões culturais, econômicas e sociais dos modos de vida e de trabalho das populações do campo.

 

» Coordenação do Curso:

Coordenador(a): Profª Cláudia Figueiredo Duarte Vieira - Fala do(a) Coordenador(a)
Subcoordenador:
Email: 
Telefone: 

 

» Mais informaçãoes:

Projeto Pedagógico
Matriz Curricular
Corpo Docente
Egressos
Histórico dos Coordenadores

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.