Brasil Brasil Brasil

Eng. Agronômica

 
 
 
» A profissão:
 

O curso de Engenharia Agronômica tem como objetivo formar profissionais com capacidade técnico-científica e responsabilidade social. A formação adquirida visa gerar e aplicar conhecimentos científicos e técnicas agronômicas, adequados à concepção e manejo de uma agricultura sustentável, contribuindo para a melhoria da sociedade.  Com uma sólida formação sobre a produção vegetal e animal, o profissional de Engenharia Agronômica será capaz de agir com uma consciência social, econômica, cultural e crítica das atividades pertinentes ao seu meio profissional. O profissional de Engenharia Agronômica poderá atuar no mercado de trabalho, dentre as várias possibilidades: (i) Atuar em todas as etapas do processo de produção agrícola, desde o planejamento até o processamento e a comercialização de produtos de origem animal e vegetal; (ii) Desempenhar atividades no ensino, pesquisa, transferência de tecnologia e gerenciamento de atividades nas áreas de biotecnologia, agroindústria, engenharia de biossistemas e economia agrícola; (iii) Exercer cargos, funções e comissões em entidades estatais, de economia mista e privada; (iv) Fazer o planejamento ou projeto de desenvolvimento da produção agroindustrial e agropecuária; (v) Realizar estudos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgações técnicas.

 

» O Curso:

O curso de Engenharia Agronômica possui duração média de 5 anos em período integral. Sua carga horária totaliza 4.350 horas, das quais 3.270 horas são destinadas às disciplinas obrigatórias, 660 horas às disciplinas optativas, 300 horas para o estágio supervisionado e 120 horas às atividades complementares onde está inclusa a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Anualmente, são disponibilizadas 100 vagas das quais 50 são destinadas aos ingressos no 1º período letivo e 50 para o 2º período letivo.

 

» Contextualização da profissão na região:
 
O município de Bom Jesus, no Estado do Piauí, está inserido no cerrado setentrional brasileiro, região que nos últimos anos, têm mostrado intenso desenvolvimento tecnológico e agrícola devido à expansão das lavouras de grãos, especialmente soja. Além disso, o governo federal formalizou a criação do MATOPIBA, um novo território de desenvolvimento, cujo nome é formado pelas iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. São crescentes ainda na região, projetos de plantio comercial de espécies frutíferas, olerícolas e florestal, bem como sistemas de manejo integrado de lavoura, pecuária e floresta. Portanto, existe uma demanda por profissionais da área agrícola com capacitação técnica para atuar nas atividades em desenvolvimento na região.
 
 
» O curso no Campus Profª Cinobelina Elvas:
 
O curso de Engenharia Agronômica foi implantado no Campus Universitário Profa Cinobelina Elvas (CPCE) através da execução do projeto de expansão de educação superior da UFPI, com início das atividades acadêmicas em novembro de 2006. Para dispor de excelência no processo ensino-aprendizagem o curso possui uma estrutura interna composta por laboratórios didáticos e de pesquisas, totalmente equipados e duas fazendas-escola onde ocorrem algumas das aulas práticas. O curso conta com um quadro de professores amplamente capacitados, sendo que mais de 80% possuem o título de Doutor, alguns com experiência no exterior. Os alunos egressos do curso de Engenharia Agronômica do CPCE têm sido absorvidos pelo mercado de trabalho e por programas de pós-graduação. A inserção profissional no mercado de trabalho é motivada ainda por parcerias estabelecidas com a iniciativa privada, nas quais há colaboração entre empresas agrícolas e o curso de Engenharia Agronômica do UFPI/ CPCE.
 
 

» Coordenação do Curso:

Coordenador: Profº Dr. João Carlos Medeiros
Subcoordenador: Prof Dr. Ronny Sobreira Barbosa
Email: agronomia_bj@ufpi.edu.br
Telefone: (89)3562-2109
 
 
 
Download fluxograma do Curso
Download matriz curricular

Corpo docente

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.