Brasil Brasil Brasil

Zootecnia


 

 

» A profissão:

O profissional de Zootecnia trabalha com a produção animal associando práticas que proporcionam bem estar dos animais, como cuidados com o peso, saúde e alimentação. Também é função do Zootecnista cuidar da reprodução e do melhoramento genético dos animais, além de atuar no aumento da produtividade de produtos de origem animal, como leite, carnes, ovos e outros. Quem deseja seguir a carreira de Zootecnia deve gostar dos animais, se preocupando principalmente com o seu bem-estar. Mesmo na hora de maximizar o lucro com aumento da produção, o Zootecnista deve procurar formas de minimizar o sofrimento do animal, mas que também não prejudique a atividade econômica. A carreira de Zootecnista não pode ser comparada com a de um Médico Veterinário, que atua diretamente na saúde do animal, com intervenções clínicas e cirúrgicas, enquanto o Zootecnista é o responsável por aumentar a produtividade e o rendimento do animal. O Zootecnista é o profissional habilitado para trabalhar no setor de avicultura, apicultura, bovinocultura, caprinocultura, cunicultura, equideocultura, ovinocultura, manejo de pastagem, piscicultura, suinocultura entre outras atividades como manejo de animais silvestres, produção de derivados de origem animal, enfim área para atuação do Zootecnista não falta, pois esse profissional é de grande importância para atividade agropecuária do país, gerando desenvolvimento com sustentabilidade.

 

» O Curso:

O primeiro curso de Zootecnia do Brasil foi fundado em 1966 pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. O curso de Zootecnia tem duração de 04 e 05 anos e para concluir a graduação é obrigatório fazer um estágio supervisionado. O Curso de Zootecnia é composto de disciplinas obrigatórias e optativas, de atividades complementares, de estágios curriculares e do Trabalho de Conclusão de Curso. Entre as disciplinas básicas presentes na grade do curso de Zootecnia estão: zoologia, biologia, anatomia, citologia, química, genética, física e matemática. Sendo incluídas já nos primeiros semestres, disciplinas mais específicas da Zootecnia como: apicultura, bioclimatologia, bovinocultura, forragicultura, reprodução animal, nutrição animal, suinocultura entre outras. Apesar de várias disciplinas serem ministradas em sala de aula, em boa parte do curso as aulas são práticas.

 

» Contextualização da profissão na região:

A região sul do Estado do Piauí é conhecida por ser uma fronteira agrícola de grande relevância para o Brasil, constituindo por área que abrange o cerrado e a caatinga apresentando grande diversidade em relação ao seu ambiente. Foi recentemente criado pelo governo federal a região conhecida como MATOPIBA da qual o Sul do Piauí faz parte, região essa que reconhecidamente receberá atenção de toda comunidade agrícola do país devido a sua participação no contexto rural. Em especial a pecuária da região vem crescendo com o investimento dos produtores que atuavam somente na atividade agrícola, devido a uma seria de fatores esses produtores perceberam o potencial da pecuária na região e agora começam a investir em sistemas integrados de produção agropecuária. Futuramente essa região além de uma fronteira agrícola será também uma das principais fronteiras de produção agropecuária do Brasil. No Sul do Piauí já existem grandes empresas consolidadas na área do comercio agropecuário, pecuária de corte e leite, piscicultura, apicultora e fábricas rações que tem grande expressão econômica para região.

 

» O curso no Campus Profª Cinobelina Elvas:

O Curso de Bacharelado em Zootecnia da Universidade Federal do Piauí iniciou suas atividades no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) na cidade de Bom Jesus, Piauí em novembro de 2006 juntamente com outros quatros cursos de graduação (Eng. Agronômica, Eng. Florestal, Licenciatura em Ciências Biológicas e Medicina Veterinária), sendo, portanto, o único Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Piauí. A forma de ingresso ao curso de Zootecnia é unicamente pelo ENEM-SISU com disponibilidade de 100 vagas, sendo 50 no primeiro semestre e 50 no segundo semestre. Aos ingressos são oferecidas salas climatizadas, laboratórios, biblioteca central, restaurante universitário, alojamento, setores de produção animal e um excelente corpo docente, formado na sua maioria por doutores. O Curso de Zootecnia da UFPI é composto de disciplinas obrigatórias e optativas, de atividades complementares, de estágios curriculares e do trabalho de conclusão de curso que permitem ao discente a flexibilidade para adequar parte de sua formação acadêmica aos seus interesses profissionais. A totalização do curso é de 3.690 horas, distribuídas em nove períodos. No curso de Zootecnia o aluno terá oportunidade de estagiar na área em que terá maior afinidade e dependendo do seu desempenho acadêmico poderá possuir bolsa de iniciação científica e extensão rural ou realizar estágios de forma voluntária em diferentes áreas, pois o curso possui um corpo docente qualificado e dedicado para essas tarefas. O curso conta com uma Fazenda Experimental de 400 hectares onde são realizadas aulas de campo, estágio e experimentos científicos, o aluno ainda terá oportunidade de estagiar nas diversas empresas localizadas na região do Sul do Piauí principalmente na cidade de Bom Jesus que possui um mercado de trabalho bastante consolidado para área das ciências agrárias.

 

» Coordenação do Curso:

Coordenador: Profº Dr. Ricardo Loiola Edvan
Subcoordenadora: Profª Drª. Priscila Teixeira de Souza Carneiro
Email: zootecniabj@ufpi.edu.br
Telefone: (89) 3562-2711

 

» Mais informaçãoes:

Egressos
Histórico dos Coordenadores

 

 

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.