Brasil Brasil Brasil

Eng. Florestal

 

        

 

 

» A profissão:

 

O Engenheiro Florestal é um profissional com formação socioeconômica e ambiental, adequada para atender às diretrizes e aos diversos campos de atuação, habilitado a atuar em atividades relacionadas com: estruturas de madeira; dendrometria e inventário florestal; economia e mercado do setor florestal; comunicação e extensão rural; gestão dos recursos naturais renováveis; silvicultura; solos e nutrição de plantas; técnicas e análises experimentais; ecossistemas florestais; ecologia e manejo integrado de pragas e doenças; propagação de espécies florestais; viveiros florestais; tecnologia de sementes florestais, manejo florestal; manejo de bacias hidrográficas; recursos energéticos florestais; tecnologia e utilização dos produtos florestais; desenvolvimento de processos tecnológicos; industrialização e comercialização de produtos florestais; solos de ecossistemas florestais; mecanização, colheita e transporte florestal; ergonomia e segurança do trabalho, cartografia, geoprocessamento e sensoriamento remoto; planejamento, administração, economia e crédito para fins florestais. O Engenheiro Florestal também está capacitado para atuar em gestão empresarial e marketing; melhoramento florestal; meteorologia e climatologia; política e legislação florestal; proteção florestal; avaliação e perícias rurais; planejamento, desenvolvimento e administração de programas e, ou projetos voltados para: produção de florestas com fins comerciais; proteção da biodiversidade; recuperação de áreas e ecossistemas florestais degradados; avaliação de impactos ambientais; educação ambiental e ecoturismo; unidades de conservação; manejo de florestas urbanas e paisagismo, manejo de fauna silvestre e sistemas de integração lavoura pecuária e floresta. Podendo ainda atuar no ensino, pesquisa e na extensão rural; e, como profissional autônomo, apto para atuar na prestação de consultoria, assessoria, elaboração de laudos técnicos e receituários florestais e ambientais assim como no empreendedorismo.

 

 

» O Curso:

O primeiro curso de Engenharia Florestal no Brasil foi criado em 1960, instalado primeiramente em Viçosa – MG e transferido para Curitiba – PR em 1963. O curso de Engenharia Florestal normalmente é concluído em cinco anos. Onde há disciplinas obrigatórias e optativas distribuídas em quatro grandes áreas sendo elas: silvicultura, manejo florestal, tecnologia e utilização de produtos florestais e conservação da natureza. Além das disciplinas, há as atividades extracurriculares, tais como os estágios supervisionados, projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso (TCC). Tais atividades são realizadas em grande parte dentro e fora das salas de aulas, onde o discente pode, desde a graduação, agregar valores ao seu perfil profissional.

 

» Contextualização da profissão na região:

O curso de graduação em Engenharia Florestal na Universidade Federal do Piauí é atualmente o único do Estado do Piauí. Sua localização no CPCE em Bom Jesus, PI, é de extrema importância para o fortalecimento e consolidação do setor florestal na região, que é considerada a nova fronteira florestal (“MATOPIBA”): que integra os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O supracitado curso tem como premissa a formação de profissionais tecnicamente competentes, críticos, criativos e humanizados, que busquem inovações em consonância com sua responsabilidade diante do mundo, com adequada base científica para utilizar recursos da engenharia na solução de problemas florestais, em reflorestamentos e florestas nativas, de forma sustentável, com visão principal em gestão, planejamento e ordenamento de recursos florestais. Para tal, o Engenheiro Florestal egresso da UFPI na sua formação acadêmica deve ter a capacidade técnica de desempenhar sua função, adquirida por meio de uma base sólida de conhecimentos científicos das relações existentes entre homem e a natureza, habilitando-se a exercer bem o seu trabalho, contribuindo assim, para melhor gestão dos recursos florestais. A sua formação acadêmica compreende três frentes principais de atuação na região: a Produção Florestal, a Ecologia de ecossistemas florestais e a Tecnologia de Produtos Florestais.

 

 

» O curso no Campus Profª Cinobelina Elvas:

O curso de Engenharia Florestal no CPCE, em Bom Jesus, PI foi criado em 2006 e, conta com docentes altamente qualificados, sendo a maioria doutores em diferentes Instituições renomadas do país. Aos estudantes são ofertadas: bolsas de pesquisa e extensão, assistência estudantil, transporte gratuito, alojamento, restaurante universitário, acesso as áreas experimentais em fazenda da Universidade e áreas de plantios na Serra (Cerrado); Laboratórios; Inserção em local estratégico na região do MATOPIBA; Salas de aula climatizadas; Convênios de estágio e pesquisa com importantes empresas florestais, universidades e órgãos ambientais; Além de uma Empresa Júnior florestal atuante (EfloPI-Jr).

 

 

» Coordenação do Curso:

Coordenadora: Profª Drª. Bruna Anair Souto Dias
Subcoordenadora: Profª Drª. Séfora Gil Gomes de Farias
Email: florestalbj@gmail.com
Telefone: (89)3562-2265

 

 

 

» Mais informações:

 

Matriz Curricular

Projeto Pedagógico

Corpo Docente

 

 


 

 

 

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.