Histórico
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é a mais antiga e conceituada instituição de ensino superior do Estado do Piauí. Foi criada pela Lei Nº 5.528 de 12 de novembro de 1968 e oficialmente instalada em 01 de março de 1971, com o nome de Fundação Universidade Federal do Piauí, resultante da junção da Faculdade de Direito do Piauí, Faculdade de Filosofia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Medicina de Teresina e Faculdade de Administração de Empresas de Parnaíba.
Suas atividades de ensino foram iniciadas com 9 (nove) cursos em diferentes áreas do conhecimento. Atualmente, conta com 67 (sessenta e sete) Cursos de Graduação presenciais sendo 38 (trinta e oito) para o Campus de Teresina, 05 (cinco) para o Campus de Bom Jesus, 04 (quatro) para o Campus de Floriano, 09 (nove) para o Campus de Picos e 11 (onze) para o Campus de Parnaíba, nas diferentes áreas do conhecimento e modalidades.
Durante a década de 1980, a UFPI estudou várias alternativas para viabilizar a implantação de seu primeiro Mestrado. Dos seis Centros de Ciências e Tecnologia que compõem a UFPI, o Centro de Ciências da Educação (CCE) era o que mais condições oferecia para a sua concretização, tanto em relação às condições físicas e materiais, quanto em relação à qualificação de seus professores. Em 1991, o CCE implanta, finalmente, o Mestrado em Educação que foi, inicialmente, estruturado em três princípios: interdisciplinaridade, flexibilidade curricular e integração ensino e pesquisa.
O corpo docente do Mestrado era composto, na sua origem, por uma parcela maior de professores com Doutorado em Educação, e uma parcela menor de professores com Doutorado em áreas afins. Essa composição garantiu, por alguns anos, o alcance dos objetivos estabelecidos, pois os professores com doutoramento em Educação, em maior quantidade, determinavam o ritmo e o ponto de equilíbrio do princípio da interdisciplinaridade previsto pelo Mestrado.
Porém, em razão da aposentadoria de vários professores do quadro permanente, principalmente aqueles com Doutorado em Educação, foi utilizada, como solução paliativa para suprir o "déficit" de professores, a opção de se buscar, dentro dos quadros da UFPI, professores de outras áreas, muitas vezes, com doutoramento em áreas sem uma estreita relação com a área de Educação. Essa solução, embora tenha sido a única alternativa para aquele momento, teve reflexos negativos nas avaliações realizadas pela CAPES, uma vez que a produção científica dos professores, por estar desvinculada da área de educação, não era aproveitada nos relatórios enviados para a CAPES. Mas essa situação foi gradativamente sendo sanada, de modo que, a partir de 1999 houve um incremento gradual do número de Doutores em Educação, com o retorno de egressos desse mestrado e o ingresso de novos docentes concursados. O triênio 1998-2000 foi dedicado à reestruturação e à recuperação do Programa que teve como resultado a obtenção do recredenciamento e da nota 3 (três). Seus novos docentes (a maioria recém doutor) assumiram a tarefa de ajustar o curso às recomendações sugeridas pelos avaliadores da CAPES, culminando com a obtenção da nota 4 (quatro) no triênio 2001-2003.
Em 2005, o PPGEd recebeu visita de avaliadores da CAPES e a partir daí houve um incremento substancial na produção científica dos docentes desse programa, que culminou com a manutenção da nota 4 (quatro), nos triênios 2004-2006 e 2007-2009.
O Programa de Pós-Graduação em Educação a partir das duas últimas avaliações da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal para o Ensino Superior (CAPES), que o conferiu nota quatro, consolidou o trabalho que vem sendo realizado pelo grupo de 13 (treze) professores credenciados como docentes permanentes e 04 (quatro) colaboradores (em fase de transição para docente permanente). O Centro de Ciências da Educação da UFPI possui 03 (três) Pós-Doutores, 44 (quarenta e quatro) Doutores. Atualmente, 01 (um) professor está cursando Pós-Doutorado e 17 (dezessete) professores estão cursando Doutorado. Tão longe, ao investir sistematicamente em pesquisa e produção científica, motiva-se para a formação de pesquisadores e para a implementação de ações neste Programa, no sentido de atender as demandas sociais das regiões Norte e Nordeste.
Nesse sentido, os docentes do PPGEd têm trabalhado numa nova proposta para o Programa, a qual vem se estruturando e tomando forma nesses últimos anos, com área de concentração em Educação com duas linhas de pesquisa:
1) Ensino, formação do professor e práticas pedagógicas – as pesquisas e orientações vinculadas à essa linha desenvolvem análises sobre questões relacionadas à formação, práticas pedagógicas, currículo e sobre o processo ensino-aprendizagem, produzindo e difundindo conhecimentos sobre a identidade profissional do professor, consubstanciados em estudos sobre saberes docentes, prática pedagógica, formação, desenvolvimento profissional e profissionalização docente e estudos sobre identidade e cultura docente; e (2) Educação, movimentos sociais e políticas públicas – as pesquisas realizadas nessa linha desenvolvem, numa perspectiva interdisciplinar, análises relativas à história e memória da educação, à constituição e implementação de políticas educacionais e às relações entre educação e diversidades culturais. A opção por manter apenas duas linhas de pesquisa em funcionamento segue orientação dos consultores/avaliadores da CAPES, na visita realizada junto ao PPGEd, em 2005, considerando ainda a experiência e as afinidades teóricas dos docentes do Programa.
A pesquisa constitui-se o eixo central do Programa, visando analisar e compreender, à luz das ciências, a realidade educacional brasileira e, em especial a realidade do Piauí, de forma a subsidiar propostas de intervenção nessa realidade. A inserção dos mestrandos em uma das linhas de pesquisa tem como objetivo dotar os discentes de fundamentação teórico-metodológica, bem como proporcionar a esses mestrandos a prática necessária à formação do professor pesquisador. Essas duas Linhas de Pesquisa, em síntese, têm como meta atingir os seguintes objetivos:
- desenvolver uma visão abrangente e uma postura crítica face à realidade educacional brasileira e especialmente a piauiense, propondo alternativas de ação diante dos problemas do sistema educacional;
- desenvolver a capacidade de pesquisa e de exercitar a docência;
- interagir com pesquisadores reconhecidos em nível nacional e internacional, com pesquisadores em formação (alunos), e com profissionais que trabalham no campo educacional;
- produzir conhecimentos a partir da análise de situações concretas no campo da educação escolar e não escolar e suas relações com a sociedade;
- produzir referenciais teórico-metodológicos para a compreensão do processo educativo e das relações educação-sociedade, de forma a subsidiar: a) a política de educação no conjunto das políticas governamentais; b) a análise de programas e projetos educacionais em desenvolvimento; c) as ações realizadas por instituições e entidades da sociedade civil no campo educacional; d) a redefinição do currículo e das práticas educativas em vigência nos diversos sistemas de ensino no Piauí e, e) intercâmbio institucional com as universidades brasileiras, com universidades internacionais, com instituições da sociedade civil que lidam com formação docente.
Em 2004, após ampla discussão e aprovação nas diferentes instâncias da UFPI, entrou em vigor o novo Regimento do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGEd), a fim de ajustar o Programa às recomendações da CAPES.
Em 2008, o Regimento do PPGEd foi reformulado, no sentido de também atender as recomendações da CAPEs e à Resolução nº 189/07, de 14 de setembro de 2007, que regulamenta as Normas dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Por meio da Resolução nº 001/2007, do Colegiado do PPGEd, foram reformuladas as normas de credenciamento de docentes para o Mestrado e regulamentado o credenciamento de docentes para o Doutorado em Educação.
Atualmente, no CCE, apenas o Curso de Mestrado em Educação está estruturado e funcionando regularmente, com a área de concentração em Educação e duas Linhas de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e Educação, Movimentos Sociais e Políticas Públicas. Em 2010 teve início o DINTER em Comunicação, com a participação de 10 docentes da UFPI, assim como está sendo estruturada uma Proposta de Mestrado em Comunicação Social.
O processo de produção do conhecimento caracteriza-se como a responsabilidade precípua da academia. O reconhecimento dessa responsabilidade requer condições efetivas e objetivas para que a universidade possa cumprir bem seu o papel de agente socializadora e produtora de conhecimentos.
Neste sentido, o Curso de Mestrado em Educação da UFPI tem oferecido à comunidade piauiense principalmente, importante e significativa contribuição, seja através de pesquisas desenvolvidas, seja investindo na formação de profissionais para atuarem neste campo.
Contudo, dadas à dinamicidade e celeridade com que a sociedade contemporânea evolui na mesma dimensão, essa universidade se vê compelida a dar respostas qualitativas e quantitativas naquilo que é de sua competência: o ensino, a pesquisa e a extensão. Assim, na perspectiva de responder às demandas locais, regionais e nacionais, é que se propõe a criação de um Doutorado em Educação na UFPI, reconhecendo-o como conseqüência natural da experiência acumulada no âmbito do Mestrado em Educação.
Outro aspecto a ser considerado, nesse sentido, é que a região Nordeste, conforme dados da CAPES/MEC/2004, apresenta-se como a região brasileira com reduzidas oportunidades de investir em cursos de pós-graduação Stricto Sensu (particularmente quando se trata de doutorado), o que configura e reitera a necessidade de ressignificação desse quadro, haja vista a grande demanda reprimida para cursos dessa natureza.
Frente à realidade discutida, comporta reconhecer a importância da implantação de um Doutorado em Educação na UFPI, proposta que se sustenta mediante fatores como: a) progressiva e firme reconstrução e ressignificação do Mestrado em Educação; b) representativo incremento do número de doutores vinculados ao programa; c) significativa ampliação da produção científica, por parte de alunos e professores vinculados ao referido programa e d) significativa oportunidade de a UFPI contribuir de forma mais ampla com a formação de profissionais altamente qualificados para atuação no contexto do ensino, da pesquisa e da extensão.
A implantação do segundo Programa de Doutorado na UFPI traz no seu bojo a possibilidade de responder aos anseios e necessidades naturais a sociedade piauiense e brasileira, pro extensão, como forma de contribuir, inclusive, com o desenvolvimento científico-cultural, bem como com a formação de profissionais da educação por meio de um processo formativo que valoriza a construção da autonomia nos estudos doutorais.
OBJETIVOS
I) Contribuir para a elevação da competência acadêmica, científica e profissional da área de educação daqueles que atuam nas universidades, nas redes de ensino, no setor público, nas organizações não-governamentais e outras modalidades organizacionais da sociedade civil, e para o desenvolvimento sustentável das comunidades em seu entorno social;
II) Capacitar profissionais para intervir na realidade educacional nas diversas regiões do Estado do Piauí, em especial, e em outras regiões marcadas pela pobreza, pela desigualdade social e pelos desequilíbrios regionais, visando a preservação dos recursos naturais, do patrimônio cultural e do desenvolvimento humano, com o concurso da cultura, da ciência e da tecnologia, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.
III) Proporcionar uma formação acadêmica que contemple a dimensão da formação do pesquisador em educação e a dimensão do exercício da docência universitária.
IV) Fomentar a articulação entre os processos formativos de desenvolvimento no ensino de graduação, nos cursos lato sensu, atividades de extensão da UFPI com a ambiência acadêmica da pós-graduação stricto sensu e o convívio com doutores e pesquisadores integrantes do PPGEd / UFPI.
V) Ampliar e consolidar intercâmbios e parcerias institucionais visando a cooperação acadêmica e técnica para o avanço do conhecimento, considerada a Área de conhecimento em Educação.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
O PPGEd tem por finalidade a produção de conhecimentos na Área de Conhecimento em Educação, considerando o nível de formação (especialização, mestrado e doutorado). A organização e a vida acadêmica do PPGEd preservam o significado sociocultural e crítico do processo educativo e o caráter multireferencial, pluricultural e interdisciplinar do referido processo, e são estruturadas por Linhas de Pesquisas, as quais expressam as temáticas-objeto que constituem o seu eixo-formativo.
Alinhamento do eixo formativo
Professores publicam, orientam, pesquisam e ministram aulas no mesmo campo temático da Linha de Pesquisa, no âmbito da Área de Concentração.
Mestrado e Doutorado desenvolvem projetos de pesquisa (dissertações/teses) na mesma área de produção intelectual do professor.
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