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Apresentação

Área de concentração: EDUCAÇÃO

Linhas de pesquisa: Formação Docente e Prática Educativa

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), nos últimos 5 (cinco) anos, vem investindo na ampliação e na qualidade de seus programas de pós-graduação, no sentido de atender as demandas decorrentes de vários setores sociais, especialmente, da Educação.
Atualmente são ofertados 05 (cinco) Doutorados institucionais: Ciência Animal, Educação, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Políticas Públicas e Rede Nordeste de Biotecnologia – Renorbio; 15 (quinze) Doutorados interinstitucionais em: Agronomia (UNESP/Jaboticabal), Ciência da Comunicação (UNISINOS), Ciências Médicas (UNICAMP), Educação (UFRN), Enfermagem(UFRN), Engenharia de Sistema e Computação (Conveniada com a UESPI), Estudos Lingüísticos (UFMG), Estudos Literários (UFMG), Filosofia (UFMG), Geografia (UFMG), História (UFF), Linguística (UFMG), Odontologia(UFPA), Políticas Públicas(UFMA), Rede Nordeste de Biotecnologia –Renorbio; 26 (vinte e seis) Mestrados institucionais em: Agronomia, Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas (Bom Jesus), Agronomia - Fitotecnia, Alimentos e Nutrição, Antropologia e Arqueologia, Biotecnologia, Ciência Animal, Ciência dos Materiais, Ciências e Saúde, Ciência Política, Comunicação, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Educação, Enfermagem, Ética e Epistemologia, Farmacologia, Física, Genética e Melhoramento, Geografia, História do Brasil, Letras, Matemática, Mestrado Profissional em Matemática, Odontologia, Políticas Públicas,Química e 02 (dois ) Mestrados interinstitucionais em: Educação (UFPI – campus de Bom Jesus) e Educação Física (UFPI/UCB).
Nesse sentido, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) tem investido na formação de profissionais que atuam na área educacional, atendendo às necessidades postas por esse setor e pela sociedade, em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Institucional.
Mais recentemente, agrega-se a esse esforço a implantação do curso de Doutorado em Educação, projeto que vem motivando e mobilizando esse Programa, já que a concretização desse ideal atenderia às expectativas e às demandas dos profissionais que atuam nessa área, pois este seria o primeiro Doutorado em Educação no Meio Norte do Brasil, que abrange os Estados do Piauí e do Maranhão; para os quais Teresina já é considerada cidade pólo, especialmente, nas áreas de educação e de saúde.
O trabalho realizado pelo PPGEd vem conquistando espaço, reconhecimento e credibilidade com as pesquisas realizadas pelos seus discentes e docentes. Até o presente momento (julho/2011), concluíram o Mestrado em Educação, neste Programa, 279 (duzentos e setenta e nove) discentes, que, atualmente, estão inseridos no mercado de trabalho, contribuindo para o processo de democratização e melhoria da qualidade da educação e do exercício da cidadania de crianças, jovens e adultos do Estado do Piauí e de outros estados do Brasil e, sobretudo contribuindo, para o incremento das pesquisas nesta área. Desse total de mestres egressos do Mestrado em Educação, 20% já concluíram ou estão cursando Doutorado em IES como a PUC-SP, UFC, USP, UFRN, UNISINOS. Esse fato demonstra a existência de uma demanda expressiva para o Doutorado em Educação.
O cenário nacional, na atualidade, demonstra a necessidade de os profissionais que atuam na área de Educação possuírem formação pós-graduada, uma realidade inerente ao contexto social do século XXI. Tratando-se, especificamente, da demanda pelo Curso de Doutorado em Educação, a visibilidade desta procura está presente tanto no interior da própria UFPI, quanto no contexto mais amplo do Estado do Piauí e dos outros estados brasileiros, pois apesar da grande quantidade de Instituições Superiores que formam profissionais em nível de graduação e pós-graduação lato senso (somente no Estado do Piauí existem três Instituições Públicas de Ensino Superior e dezenas de Faculdades Particulares), nenhuma delas possui Doutorado em Educação.
Diante deste contexto, um Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí contribuirá, dentre outros aspectos, com a formação de pesquisadores preocupados em investigar temáticas que possam construir conhecimentos em atendimento às necessidades culturais, sociais e políticas das instituições educativas escolares e não escolares, dos movimentos sociais e das agências de fomento e desenvolvimento de pesquisas.
Em consonância com o exposto, fica patente o entendimento de que o Doutorado em Educação caracteriza-se como proposição que se compromete com a produção e a difusão do conhecimento científico reforçando-se a compreensão de que cabe à Universidade a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Nesta acepção, um Curso de Doutorado apresenta-se como lócus institucional de formação de pesquisadores para atuarem em nível local, regional e nacional, estruturando-se segundo os princípios da interdisciplinaridade, da flexibilidade e da articulação do ensino à pesquisa. O Programa, portanto, volta-se para incentivar e apoiar o aprofundamento de pesquisas em Educação, investindo na construção da autonomia profissional que é uma das características dos estudos pós-graduados, com foco na formação de pesquisadores como já mencionados.
Nessa perspectiva, reitera-se que o Doutorado em Educação proporciona formação científica e cultural ampla e aprofundada, desenvolvendo a capacidade de pesquisa e o poder criador na área de Educação cumprindo-se, desta forma, o principal papel dos estudos doutorais.
O Programa apresenta uma proposta inicial de um Curso de Doutorado com a linha básica de pesquisa “Formação de professores e práticas educativas”, como forma de nela inserir as temáticas de estudos dos professores fortalecendo a identidade do grupo docente e integrando as áreas de estudo existentes. Entretanto, reconhecemos a tendência de consolidação das seguintes vertentes no interior desta linha básica: Memória e história da educação; Teorias de formação; Estudos psicossociais; e, Educação e diversidade. Essa tendência de distribuição da linha básica se torna visível a partir dos campos de pesquisa dos professores do Programa. Neste sentido, propositadamente indicamos uma linha de pesquisa para garantir a implementação consistente do Curso e futuramente avançarmos de forma segura a partir das tendências apresentadas para consolidação de novas linhas de estudo.

Objetivos do Curso

  • Qualificar educadores e pesquisadores de alto nível, comprometidos com o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área de Educação, com o exercício da pesquisa, da extensão e das atividades profissionais docentes nos diferentes níveis da educação formal e não formal;
  • Estimular a produção e a socialização do conhecimento científico na área de Educação por meio da publicação de pesquisas em diferentes meios de divulgação científica;
  • Contribuir para a análise e reflexão crítica acerca da realidade educacional local, regional, nacional e internacional;
  • Produzir conhecimentos científicos, considerando os planos filosóficos, epistemológicos, éticos, sociais, históricos e culturais da pesquisa em educação.
     

Perfil do egresso

  • Educadores e pesquisadores de alto nível, comprometidos com o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área de Educação e com o exercício da pesquisa, da extensão e das atividades profissionais docentes nos diferentes níveis da educação formal e não formal;
  • Profissionais habilitados para a produção e a socialização do conhecimento científico na área de Educação;
  • Profissionais capazes de analisar e refletir criticamente acerca da realidade educacional local, regional, nacional e internacional;
  • Profissionais com competências necessárias à produção do conhecimento científico, considerando os planos filosóficos, epistemológicos, éticos, sociais, históricos e culturais da pesquisa em educação.
     

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