Dissertações completas de 2012
01. HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS PRIMEIRAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DE JOSÉ DE FREITAS-PI
Autora: MARIA DO AMPARO HOLANDA DA SILVA [baixar]
02. O LIVRO DIDÁTICO NO COTIDIANO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS: usos que se revelam no semiárido brasileiro
Autora: VANDERLÉA ANDRADE PEREIRA [baixar]
03. O SENTIDO SUBJETIVO ATRIBUÍDO AO PRECONCEITO POR UMA ALUNA CEGA DO ENSINO SUPERIOR
Autora: SUSANA ARAÚJO CHAVES [baixar]
04. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO SABER ENSINAR
Autora: EMANOELA MOREIRA MACIEL [baixar]
05. RAP DA ‘QUEBRADA’: construção de sentidos e saberes pelos grupos de RAP – ‘A IRMANDADE’ e ‘REAÇÃO DO GUETO’ de Teresina-PI
Autora: VICELMA MARIA DE PAULA BARBOSA SOUSA [baixar]
06. OS SENTIDOS SUBJETIVOS ATRIBUÍDOS AO BULLYING POR DISCENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA OU SURDEZ
Autora: TELMA CRISTINA RIBEIRO FRANCO FREIRE [baixar]
07. EDUCAÇÃO FEMININA NO ENSINO SECUNDÁRIO PIAUIENSE: da escolarização à profissionalização (1960-1982)
Autora: EDILENE LIMA DA SILVA [baixar]
08. POVO BOM DA CANCELA-COMUNIDADE AFRODESCENDENTE: o que a escola tem com isso?
Autora: ELIZETE DIAS DA SILVA [baixar]
09. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: a docência, o ensino e a prática pedagógica em discussão
Autora: SANDRA SUELY OLIVEIRA [baixar]
10.FORMAÇÃO CONTÍNUA E ATIVIDADE DE ENSINAR: produzindo sentidos sobre o brincar na Educação Infantil
Autora: GRASIELA MARIA DE SOUSA COELHO [baixar]
11. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO OFERTADA PELAS FACULDADES PARTILHADAS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
Autora: JANNA ÉRICA PAZ LINHARES OLIVEIRA [baixar]
12. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA PARTILHADAS POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA
Autora: JULIANA GOMES DA SILVA SOARES [baixar]
13. FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: a trajetória formativa em serviço
Autora: MARIA LEMOS DA COSTA [baixar]
14. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARTILHADAS POR LICENCIANDOS ACERCA DO SALÁRIO DO PROFESSOR
Autor: RAIMUNDO NONATO SOUSA [baixar]
15. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA: um olhar sobre o desenvolvimento profissional
Autora: MARIA ONEIDE LINO DA SILVA [baixar]
16. PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO SOCIOEDUCATIVO: ultrapassando a fronteira das grades pela via da colaboração
Autora: MÍRIAM ABREU ALENCAR NUNES [baixar]
17. POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO CRÍTICA E COLABORAÇÃO EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: para além do discurso
Autora: JANAÍNA GOMES VIANA DE SOUZA [baixar]
18. O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 5º ANO: o contexto da prática pedagógica em escolas públicas estaduais de Teresina-PI
Autora: CRISTIANA BARRA TEIXEIRA [baixar]
19. PSICÓLOGO-PROFESSOR: o processo de constituição da identidade docente
Autora: MILENE MARTINS [baixar]
20. PRÁTICA PEDAGÓGICA: instrumento e resultado no processo de reflexão crítica em contexto colaborativo
Autora: ARLETE FRAGAS DA SILVA ROCHA [baixar]
21. A CONSTITUIÇÃO DO CORPO DOCENTE DO ENSINO SECUNDÁRIO NO PIAUÍ (1942-1982)
Autor: ROMILDO DE CASTRO ARAÚJO [baixar]
22. PRÁTICAS AVALIATIVAS DE ELABORAÇÃO DE TESTES, ESPECIALMENTE DE QUESTÕES DISSERTATIVAS, UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FAP/ TERESINA E OS SENTIDOS ENUNCIADOS DE ENADE
Autor: JOSÉ RIBAMAR DE BRITO SOUSA [baixar]
23. A FORMAÇÃO DE PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ: uma análise a partir da prática pedagógica do oficial formador
Autora: ANTONIA MARIA DOS SANTOS SILVA [baixar]
24. A FORMAÇÃO CULTURAL DE PROFESSORES: desafios e interpelações na prática docente
Autora: WALDIRENE PEREIRA ARAÚJO [baixar]
25. A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DO GRADUANDO DE PEDAGOGIA: de professor a gestor
Autora: ELIZANGELA FERNANDES MARTINS [baixar]
26. POLÍTICA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL A ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS DE INTERNAÇÃO EM TERESINA-PI
Autor: WLADIMY LIMA SILVA [baixar]
27. DA AQUISIÇÃO À MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE CAXIAS-MA
Autora: SUELY LIMA CHAVES OLIVEIRA [baixar]
28.TRABALHO COLETIVO EM CONTEXTO DE PLANEJAMENTO: sentidos e significados atribuídos pelos professores
Autora: MARIA LUIZA SANTOS GAMA [baixar]
29. FORMAÇÃO CONTINUADA NA INTERFACE COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA: o que pensam os professores
Autora: ADÉLIA MEIRELES DE DEUS [baixar]
30. O OLHAR DOS DISCENTES SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAPI: narrativas de formação
Autor: PATRÍCIA SARA LOPES MELO [baixar]
31. MULHER AFRODESCENDENTE NA DOCÊNCIA SUPERIOR EM PARNAÍBA: memórias da trajetória de vida e ascensão social
MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA VIEIRA DA SILVA [baixar]
32. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: tensões e interações entre o currículo e a prática pedagógica
Autora: DJANIRA DO ESPÍRITO SANTO LOPES CUNHA [baixar]
33. PEDAGOGO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: significados e sentidos da atuação profissional
Autora: LÍLIA CRISTIANA LOPES DE CARVALHO [baixar]
34. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE(S): qual a cor da homofobia no arco-íris da escola?
Autora: VALDENIA PINTO DE SAMPAIO ARAÚJO [baixar]
35. OS DESAFIOS DA/NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: o ser e o fazer do professor-tutor à distância
Autora: SORAYA OKA LOBO [baixar]
36. SABER ENSINAR LÍNGUA MATERNA: vivências da prática pedagógica no ensino médio
Autora: LÚCIA MARIA DE SOUSA LEAL [baixar]
37. A FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DE BOM JESUS-PI: articulações possíveis
Autora: WANNA SANTOS DE ARAÚJO [baixar]
38. FORMAÇÃO DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: implicações políticas e pedagógicas
Autora: REJANE DE OLIVEIRA ALVES [baixar]
© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525,
comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.