Brasil Brasil Brasil

2006 - GT-02

IV Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI
GT-02


01 A FORMAÇÃO INICIAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O CRESCIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA:UM ESTUDO DE CASO DE CARACTER ETNOGRÁFICO
Autoras: Maria Luisa Cavalcante Barbosa - Maria da Glória Soares Barbosa Lima

02 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:RECONSTUINDO CONCEITOS E REDIMENSIONANDO A PRÁTICA
Autor: João de Sousa Ribeiro Filho

03 DESAFIOS PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autor: José Pedro Garcia Oliveira

04 FORMAÇÃO CONTINUADA: DA CONCEPÇÃO TRADICIONAL A CONTEMPORANEA.
Autores: Fernanda Antonia Barbosa da Mota - Raimundo Nonato Moura de Oliveira

05 FORMAÇÃO CONTINUADA E O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL
Autora: Maria Ozita de Araújo Albuquerque

06 FORMAÇAO DE PROFESSORES, MUDANÇAS DE CONCEPÇOES E DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: CONEXOES, INTERFACES E COMPLEXIDADE.

Autora: Maria da Glória S. Barbosa Lima

07 FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR-PROFESSOR:UM APRENDIZADO SOLITÁRIO
Autora: Maria Teresa de Jesus A. Portela

08 FORMAÇAO DO DOCENTE ALFABETIZADOR: REVELANDO AS EXIGENCIAS E OS DESAFIOS.
Autora: Antonia Edna Brito

09 FORMAÇAO DOCENTE NA ESCOLA: PERSPECTIVA PARA AS PRATICAS PEDAGOGICAS CRITICO-REFLEXIVAS NO ENSINO MEDIO
Autor: Francisco Afranio Rodrigues Teles

10 FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, CONDIÇÃO ESSENCIAL DE ENRIQUECIMENTO TEÓRICO PRÁTICO PARA O ATENDIMENTO À DIVERSIDADE ESCOLAR
Autora: Daniela Coutinho de Morais Escórcio

11 FORMAÇAO E SABERES DOCENTES: DAS POSSIBILIDADES DE DIALOGO COM AS PRATICAS DE ENSINAR
Autoras: Rosilda Ferreira Sousa - Antonia Edna Brito

12 FORMAÇÃO INICIAL: RELATANDO O ESTÁGIO ATRAVÉS DE UMA ATIVIDADE TEÓRICA E PRÁTICA.
Autores: Carlos Alberto Lima de O. Pádua - Irisdalva Soares Rocha

13 LEMBRAR, NARRAR E ESCREVER COMO ELEMENTOS CONSTITUIVOS DA FORMAÇAO DE PROFESSORES: ANALISE DE UMA EXPERIENCIA
Autora: Maria Aldecy Rodrigues de Lima

14 LER E ESCREVER ENTRE GENEROS : UMA EXPERIENCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE TERESINA.
Autoras: Maria Rochania Costa Silva - Silvania Anjos da Silva Pimentel - Maria de Loudes S. de Moura Moreira

15 NARRATIVA PROFISSIONAL: UM ESTUDO EM CONSTRUÇÃO
Autoras: Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina - Sonia Maria Santos do Nascimento

16 NECESSIDADES FORMATIVAS DO DOCENTE DO ENSINO JURÍDICO DE QUALIDADE: DAS EXIGÊNCIAS E DAS POSSIBILIDADES
Autor: José Augusto Paz Ximenes Furtado

17
Autora: Maria Divina Ferreira Lima

18 NOVO OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO E O ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DE ENSINO: (RE)SIGNIFICANDO EXPERIENCIAS FORMATIVAS
Autora: Barbara Maria Macedo Mendes

19 O CONCEITO DE EXPERIENCIA EM DEWEY E A FORMAÇAO DE PROFESSORES.
Autora: Virginia Maria Melo Magalhaes

20 O ENFERMEIRO PROFESSOR E A DOCENCIA UNIVERSITÁRIA
Autora: Malvina Thaís Pacheco Rodrigues

21 O JOGO COMPLEXO DAS RACIONALIDADES PEDAGÓGICAS QUANTO AO TORNAR-SE PROFESSOR: SABERES E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ATUAM NO PROFORMAÇÃO-TERESINA,PI
Autora: Ana Célia Furtado Orsano de Sousa

22 O PROFESSOR COMO PESQUISADOR REFLEXIVO. IMPLICAÇOES CRITICAS DE UM CONCEITO
Autora: Julival Alves da Silva

23 O VIDEO COMO RECURSO MEDIADOR DO EXERCICIO DE REFLEXIVIDADE SOBRE A PRATICA DOCENTE.
Autora: Francisca da Costa Brito

24 OS CAMINHOS DA PESQUISA-AÇÃO EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA NO CAMPUS CLÓVIS MOURA -UESPI
Autor: Jânio Jorge Vieira de Abreu

25 PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS (RE)SIGNIFICANDO O CONCEITO DE COMPETENCIA
Autores: Antonio Gerardo Rodrigues Júnior - Irlanny Araújo Santiago

26 PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PCNS EM AÇÂO: FOCO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR?
Autoras: Mary Gracy e Silva Lima - Idalina Amélia Barbosa Barros

27 REFLEXIVIDADE:UM CAMINHO POSSIVEL NA FORMAÇÃO CONTINUADA?
Autoras: Hostiza Machado Vieira - Marinalva Veras Medeiros

28 REFLEXOES SOBRE A ARTICULAÇAO TEORIA E PRATICA NA AÇAO DOCENTE
Autora: Maria Ozita de Araujo Albuquerque

29 TRAJETORIA PROFISSIONAL DOCENTE: CAMINHOS CONSTRUIDOS E (DES) CONSTRUIDOS NA FORMAÇAO E NA PRATICA PEDAGOGICA.

Autora: Georgina Quaresma Lustosa

30 TROPEÇAR NAS PALAVRAS:UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR PELA FORMAÇÃO LITERÁRIA
Autora: Hilda Mara Lopes Araújo

31 UM OLHAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DO CRMV-PI NA VOZ DE UMA EGRESSA
Autora; Sonia Maria Santos do Nascimento
 

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.