Brasil Brasil Brasil

Curso Técnico em Cozinha

O campo de trabalho do Profissional TÉCNICO EM COZINHA se amplia gradativamente, ganhando projeção em função desta busca constante da qualidade que caracteriza o mercado da gastronomia. 

Sendo assim, o setor de alimentação representa uma parcela importante no desenvolvimento da região. É sabido que a alimentação está intimamente ligada à manutenção da boa saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é “o estado completo de bem-estar físico, social e mental dos indivíduos” e é um direito inalienável de todo cidadão. Deste modo, manter e zelar a saúde de seus clientes 

  Ao mesmo tempo, a prevenção de doenças vinculadas aos alimentos é um desafio atual. De acordo com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde em 2011 mais de 8.000 pessoas sofreram intoxicação ou contraíram uma infecção decorrente do consumo de um alimento impróprio e foram documentados mais de 400 surtos relacionados com o consumo de alimentos, sendo as regiões mais criticamente impactadas a Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

            Uma vez que os locais onde se produzem alimentos são diversos, a exemplo de residências, hospitais, creches, escolas, restaurantes, bares, entre outros, a população é exposta diariamente a possíveis fontes de contaminação. Nestes locais, é de suma importância a presença de profissionais capazes de implantar e monitorar normas higiênicas e manipulação das matérias-primas alimentares a fim de reduzir os níveis estatísticos de surtos alimentares. Além disso, o correto planejamento de cardápios e da estruturação da área de produção de alimentos também se faz necessário para atender a demanda de consumidores e desenvolver a economia da região.

            Com estas expectativas, o Curso Técnico em Cozinha do Colégio Técnico de Floriano que faz parte do programa do governo Federal - PRONATEC - assume o compromisso de qualificar os alunos para atuarem no mercado de trabalho na área de alimentação, bem como capacitá-los a atender as necessidades já identificadas na região, ofertando instrumentos teóricos e práticos que possibilitem de forma sistematizada a organização e o controle de todo o serviço de alimentação.   

 Eixo Tecnológico:  Hospitalidade e Lazer

Carga Horária: 1.200h

Estágio e/ou Projeto de Final de Curso: 240h

Duração: 04 (quatro) semestres

Supervisora: Ana Lúcia de Moura Fontes

Matriz Curricular

 

 

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.