Brasil Brasil Brasil

Tec. Agente Comunitário de Saúde

Apresentação:

O Curso Técnico de agente Comunitário de saúde busca corresponder à necessidade e pertinência do mercado de trabalho em saúde aliado aos objetivos de expansão dos cursos ofertados pelo colégio Técnico de Floriano (CTF).

Compreendendo a importância dos processos de formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde – SUS, faz-se oportuno ressaltar o caráter inclusivo desse curso, uma vez que ele estimula o aumento do nível de escolaridade e confere a importância ao ACS, o que significa uma grande conquista para essa categoria profissional. O trabalho que vem sendo realizado pelo agente comunitário de saúde é altamente importante e significativo para a consolidação do Sistema Único de Saúde nos municípios. Portanto, o que propomos com este curso é uma nova forma de olharmos, juntos, para o trabalho que vem sendo feito e ressignificá-lo. É reconhecer uma prática que vem sendo construída no cotidiano, siste-matizando-a e teorizando-a, formalizando a legalidade profissional do agente comunitário de saúde na especificidade de seu trabalho para os que já estão atuando, e os que futuramente atuarão.
O curso completo terá a duração de dois anos, cumprindo a carga horária total de 1400 horas, distribuídas em 1.200 horas teórico - prática e 200 horas de estágio supervisionado.
 
Perfil:
 
O Curso ora proposto encontra-se inserido no Eixo Ambiente, Saúde e Segurança, que compreende tecnologias associadas à melhoria da qualidade de vida, à preservação e utilização da natureza, desenvolvimento e inovação do aparato tecnológico de suporte e atenção à saúde. Abrange ações de proteção e preservação dos seres vivos e dos recursos ambientais, da segurança de pessoas e comunidades, do controle e avaliação de risco, programas de educação ambiental.
Tais ações vinculam-se ao suporte de sistemas, processos e métodos utilizados na análise, diagnóstico e gestão, provendo apoio aos profissionais da saúde nas intervenções e no processo saúde-doença de indivíduos, bem como propondo e gerenciando soluções tecnológicas mitigadoras e de avaliação e controle da segurança e dos recursos naturais. Pesquisa e inovação tecnológica, constante atualização e capacitação, fundamentadas nas ciências da vida, nas tecnologias físicas e nos processos gerenciais são características comuns deste eixo.
A organização curricular do Curso de Nível Técnico em Agente Comunitário de Saúde Subsequente foi elaborada de forma a ofertar uma educação profissional objetivando o “permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva” (Artigo 39 da LDB), permitindo aos discentes, efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas da sociedade, que tanto modificam suas vidas e seus ambientes de trabalho. Além disso, o curso seguirá as disposições expressas no catálogo nacional de cursos técnicos - MEC.
O Projeto Político-Pedagógico do Curso de Nível Técnico em Agente Comunitário de Saúde Subsequente está fundamentado em um currículo onde o processo ensino aprendizagem é baseado no:
a) âmbito da mobilização social, integração entre a população e as equipes de saúde e do planejamento das ações;
b) no âmbito da promoção da saúde e prevenção de doenças, dirigidas aos indivíduos, grupos específicos e a doenças prevalentes e
c) no âmbito da promoção, da prevenção e do monitoramento das situações de risco ambiental e sanitário.
A efetivação da proposta pedagógica do curso passa por ações teórico-práticas, com ênfase ao exercício de atividades profissionalizantes, integrando ambientes e recursos de aprendizagem que incluem a utilização de laboratórios específicos, visitas técnicas e estágio curricular, onde o aluno tem oportunidade de proceder ao questionamento e ao desenvolvimento de seu senso crítico.
Assim, o currículo do curso está fundamentado nas características da formação do profissional, com a correspondente atribuição do título, nas atividades e competências para o exercício profissional, nos arranjos produtivos locais e regionais e no compromisso social.
 
Objetivo Geral:
 
Formar Técnicos de Agentes Comunitários de Saúde, para atuar junto às equipes multiprofissionais, que desenvolvem ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e grupos sociais em domicílios e coletividades, no campo de interface intersetorial. Desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio de processos educativos em saúde, promoção social e proteção da cidadania, fortalecendo e ampliando a qualidade de resposta do SUS às demandas da população.
 
Objetivos Específicos:
 
O curso tem como objetivos específicos capacitar os formandos para:
 Atuar junto às equipes multiprofissionais, para desenvolver ações de cuidado e proteção à saúde de indivíduos e grupos sociais;
 Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio de processos educativos em saúde, promoção social e proteção da cidadania;
 Incentivar atividades comunitárias junto com a equipe de saúde, na organização de grupos de apoio, conforme necessidade da comunidade;
 Detectar problemas de saúde ou a nível social durante as visitas domiciliares;
 Observar as condições de saneamento básico dentro da sua área de abrangência
 Participar das reuniões nos Conselhos de Saúde, para discutir estratégias de ação de acordo com as necessidades e carências da comunidade
 
Confira o Projeto Pedagógico do curso
 

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.