Brasil Brasil Brasil

Guia Acad. 2014

1 - O QUE É A UFPI

 

         CRIAÇÃO

A Universidade Federal do Piauí é uma instituição federal de ensino superior, mantida pela Fundação Universidade Federal do Piauí – FUFPI (criada pela Lei n° 5.528, de 12.11.1968), com sede na cidade de Teresina – Estado do Piauí.

A Universidade goza de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, que é exercida na forma de legislação vigente, do seu Estatuto e de seu Regimento Geral.

 

1.2 – ORIGEM DOS RECURSOS

Financiamento do governo federal, agências de fomento ao ensino, pesquisa e extensão, parcerias com a iniciativa privada, intercâmbio cultural e científico com instituições nacionais e internacionais e recursos próprios.

 

1.3 – OBJETIVOS

À Universidade, que tem por objetivo cultivar o saber em todos os campos do conhecimento puro e aplicado, incumbe:

a) estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

b) formar diplomados nas diferentes áreas do conhecimento, aptos para inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;

c) incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento e do meio em que vive;

d) promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicação ou de outras formas de comunicação;

e) suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

f) estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados a comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

g) promover extensão, aberta à participação da população, visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

 

2 – ESTRUTURA DA ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA

A administração da Universidade realiza-se, nos planos de deliberação e execução, em nível superior e em nível setorial (dos Centros).

 

2.1 – ÓRGÃOS DELIBERATIVOS SUPERIORES

Conselho Diretor - CONDIR (FUFPI)

Órgão supremo que administra os bens da Fundação Universidade Federal do Piauí.

Conselho de Administração - CAD

Órgão deliberativo e consultivo da Universidade em matéria administrativa.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPEX

Órgão supremo de deliberação em matéria de ensino, pesquisa e extensão.

Conselho Universitário – CONSUN

Órgão supremo de deliberação coletiva da universidade. Define a política geral desta IES.

 

2.2 – ÓRGÃOS EXECUTIVOS

Reitoria

Órgão central executivo, dirigido pelo Reitor, que fiscaliza e superintende todas as atividades da Universidade.

Composição:

• Gabinete do Reitor

• Chefia do Gabinete do Reitor

• Procuradoria-Geral Federal (PGF)

• Comissão Permanente de Pessoal Docente

• Comissão Permanente de Pessoal Técnico-Administrativo

• Comissão Permanente de Vestibulares

• Assessoria Especial

• Cerimonial

 

Vice-Reitoria

Ao Vice-Reitor compete exercer as atribuições definida no Estatuto, no Regimento Geral e em Atos de delegação baixados pelo Reitor. Atua de forma permanente.

 

Pró-Reitorias

São órgãos que auxiliam o Reitor no exercício de suas tarefas executivas, sendo-lhes delegadas atribuições concernentes às respectivas áreas de atuação.

 

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PREG

Composição:

• Diretoria de Administração Acadêmica - DAA

• Coordenadoria de Apoio e Assessoramento Pedagógico - CAAP

• Coordenadoria de Currículo – CC

• Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino - CDE

• Coordenadoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - CEBTT

• Coordenadoria de Estágio Obrigatório - CEO

• Coordenadoria de Estatística e Documentação de Ensino - CEDE

 

Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação - PRPG

Composição:

• Coordenadoria de Pós-Graduação - CGPG

• Coordenadoria de Projetos Estruturantes e Importação - CPEI

 

Pró-Reitoria de Pesquisa - PROPESQ

Composição:

• Coordenadoria de Pesquisa - CPES

• Coordenadoria de Inovação Tecnológica - CITEC

• Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia - NINTEC

 

Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento - PROPLAN

Composição:

• Diretoria de Informação e Avaliação Institucional – DIAI

• Pesquisadoria Institucional - PI

• Coordenadoria de Orçamento - CODEOR

• Coordenadoria de Planejamento Administrativo e Informacional - COPLAIN

• Coordenadoria de Programas, Planos e Projetos - CPPP

 

Pró-Reitoria de Administração - PRAD

Composição:

• Diretoria Administrativa - DA

• Diretoria  Financeira - DF

 

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC

Composição:

• Coordenadoria de Assistência Comunitária - CAC

• Coordenadoria de Nutrição e Dietética - CND

 

Pró-Reitoria de Extensão - PREX

Composição:

• Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão - CPPEX

• Coordenadoria de Cursos e Estágios Não Obrigatórios - CCENO

• Coordenadoria de Formação Continuada - CFOR

• Coordenadoria de Ação Comunitária e Cultural – CACC

 

2.3 – ÓRGÃOS SUPLEMENTARES

Os Órgãos Suplementares são destinados a oferecer apoio, no âmbito de sua competência, a mais de um Departamento por Centro ou a toda Universidade. São subordinados à Reitoria e têm Regulamento Próprio.

 

ASSESSORIA ESPECIAL PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS

A Assessoria Especial para Assuntos Internacionais é um órgão vinculado à Reitoria que tem como principal objetivo promover a internacionalização da Universidade Federal do Piauí. Através de parcerias com outras universidades e instituições acadêmicas, alunos, professores e técnicos têm a oportunidade de participar de projetos no exterior. Da mesma forma, os estrangeiros beneficiários dessas parcerias são acolhidos pela UFPI, recebendo apoio acadêmico e administrativo.

 

AUDITORIA INTERNA

 A Unidade de Auditoria Interna desta Instituição de Ensino Superior é vinculada, administrativamente, ao Conselho de Administração da Universidade Federal do Piauí – UFPI, estando sujeita à orientação normativa e supervisão técnica do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, através da Secretaria Federal de Controle vinculada à Controladoria Geral da União – CGU, prestando apoio aos órgãos e às unidades que o integram, visando proporcionar qualidade dos trabalhos e efetividade nos resultados de auditoria, quanto à comprovação da legalidade e, a avaliação dos resultados relativo à economicidade, à eficiência e à eficácia da gestão, notadamente em relação aos controles internos da instituição.

 

COPESE

A COPESE tem a missão de supervisionar e executar todas as atividades relativas a concursos públicos para a própria UFPI e para outras instituições (Governo do Estado do Piauí, Prefeituras Municipais, etc.) a processos seletivos específicos (Educação a Disância / Universidade Aberta do Brasil, Colégios Agrícolas da UFPI, ETC.), a programas especiais (E-Tec Brasil, Procampo, etc.) e a exames de proficiência de leitura em língua estrangeira (inglês, espanhol e francês).

 

OUVIDORIA

A Ouvidoria da UFPI é um canal de comunicação direta entre o usuário-cidadão e a Instituição. Tem a função de receber e encaminhar sugestões, reclamações e denúncias da comunidade universitária e da sociedade em geral. Seu trabalho funciona como uma crítica interna da administração pública, sob a ótica do cidadão, visando sempre a melhoria dos serviços prestados à sociedade.

 

PREFEITURA UNIVERSITÁRIA

A Prefeitura Universitária foi criada para atender a crescente demanda da comunidade acadêmica por projetos, obras e serviços de manutenção dos prédios e sistemas de infra-estrutura dos vários campi desta IES, bem como para o planejamento, elaboração de projetos e gerenciamento de obras do extenso programa de expansão, para cujas atividades a estrutura organizacional da extinta Diretoria de Projetos e Obras não se encontrava devidamente adaptada. Além dos serviços descritos, também é da competência da Prefeitura Universitária a implantação e gestão de programas cujo objetivo são a garantia da qualidade e da eficiência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão pela UFPI a sociedade piauiense.

 

SUPERINTENDÊNCIA DE RECUSOS HUMANOS

É o órgão responsável por coordenar as ações desenvolvidas pelas Diretorias e demais unidades administrativas sob sua supervisão; promover a orientação e a integração das unidades da SRH quanto às políticas e ações de gestão de pessoas; delegar atribuições aos servidores envolvidos na Superintendência; praticar rodos os demais atos necessários ao exercício das funções vinculadas à SRH.

 

SUPERINTENDÊNCIA DE COMUNICAÇÃO

A Superintendência de Comunicação Social (SCS) é órgão de direção subordinado diretamente à Reitoria da UFPI prestando assessoria em matéria de Comunicação Social. Tem como principal atribuição planejar, criar, supervisionar, inspecionar e avaliar as diretrizes de uma política global de comunicação para a Universidade Federal do Piauí trabalhando com responsabilidade, transparência, respeito à diversidade, credibilidade, ética e profissionalismo. A superintendência de Comunicação Social, além de estar vinculada diretamente à reitoria, terá subordinada à sua atuação quatro coordenadorias, sendo: a Rádio Universitária, Editora da UFPI, a Gráfica Universitária e Assessoria de Comunicação Social. 

Editora:

A Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) tem como finalidade principal a difusão da produção científica da Universidade, constituindo-se num canal de comunicação com a sociedade, bem como com a própria instituição. Neste processo, há uma reciprocidade de influências que resulta não só no enriquecimento das partes envolvidas, como no estabelecimento de novas políticas acadêmicas.

Gráfica:

A Gráfica Universitária da UFPI (GRAFUFPI) é órgão singular oficialmente vinculado à Superintendência de Comunicação Social da UFPI (SCS/ UFPI), conforme recente reorganização administrativa promovida pela atual Administração Arimatéia Lopes (Resolução N.º 013/ 2013, de 19.02.2013).

No geral, a GRAFUFPI visa desenvolver uma política de produtos de artefatos e serviços gráficos, com qualidade, necessários ao uso institucional e que não possam ser divulgados por meios eletrônicos ou que necessitem ser divulgados/ veiculados também em papel ou outros substratos.

Rádio:

A rádio FM Universitária 96,7 tem como missão oferecer ao público uma programação plural, ética e comprometida com práticas educativas, artísticas, culturais e informativas que possibilitem uma formação crítica, cultural e cidadã dos ouvintes, ao difundir conhecimentos e valores que contribuam para o desenvolvimento econômico, político, social e cultural do Piauí.

Assessoria:

Com o objetivo de expandir e divulgar as ações da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Coordenadoria de Comunicação Social - COORDCOM/UFPI é responsável, de forma plural e democrática, pela gestão e fluxo de comunicação da Instituição. Elaborando estratégias de divulgação para os meios de comunicação internacional, nacional, regional e local a COORDCOM atende as demandas da sociedade de forma interna e externa.

A COORDCOM, para tais finalidades, utiliza meios de comunicação audiovisuais, sonoros, impressos, digitais e possui um site institucional (www.ufpi.br) e  contas nas Redes Sociais para uma maior divulgação. Responsável pelo controle e prestação de contas visando à transparência e atendendo a Lei Nº 12.527, de 18 de Novembro de 2011, o órgão amplia as possibilidades de consultas e pesquisas para que o público externo e interno acompanhe as ações administrativas da Universidade. Também como uma de suas atribuições a coordenadoria estreita a relação com a imprensa e presta o acompanhamento das veiculações nos meios de comunicação de todo o país.

Biblioteca Comunitária e o Sistema de Bibliotecas da UFPI

O Sistema de Bibliotecas SIBi/UFPI é composto por 01 Biblioteca Comunitária e 09 (nove) Bibliotecas Setoriais: Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco (Teresina), Biblioteca Setorial Prof. Zenon Rocha (Teresina), Biblioteca Setorial Profª. Raimunda Melo (Teresina), Biblioteca Setorial de Ciências Agrárias (Teresina), Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Natureza (Teresina), Biblioteca Setorial Prof. Cândido Athayde (Parnaíba), Biblioteca Setorial Prof. Amílcar Ferreira Sobral (Floriano), Biblioteca Setorial do Campus Sen. Helvídio Nunes (Picos), Biblioteca Setorial do Campus Profª. Cinobelina Elvas (Bom Jesus), Biblioteca Setorial do Colégio Agrícola (Bom Jesus).

A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco é responsável pela prestação de serviços que dão suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFPI, além de atender in-loco a comunidade externa.

Oferecemos os serviços de visitas orientadas, campanhas educativas, exposições e promoções de eventos, treinamento de usuários, COMUT/BIREME, programa PALTEX (OPAS/OMS), laboratório de INTERNET, Wireless (conexão sem fio), laboratório para deficientes visuais, cabines individuais para NOTEBOOKS, videoteca (TV, Vídeo e DVD), normalização de trabalhos técnico-científicos, levantamento bibliográfico, e acesso online a base de dados.

O atendimento acontece de 2ª a 6 ª feiras de 8:00h às 22:00h, e aos sábados das 8:00h às 14:00h. Para utilizar o serviço de empréstimo domiciliar é necessário se cadastrar, apresentando para isso, o comprovante de matrícula, o que lhe dará direito a retirada de 3 livros por 7 dias. A não devolução implicará em multa por dia de atraso.

 

Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI

O NTI é o polo central de prestação de serviços de informática da UFPI. Dentre esses serviços é responsável pela manutenção de equipamentos, instalação de softwares e realização de pequenos serviços de suporte. O NTI também é responsável pela rede da instituição, o que inclui os diversos serviços associados, como e-mail, sítio Web e todos os demais serviços relacionados à Internet. Além disso, o NTI mantém os diversos sistemas que operam na instituição, como os Sistemas SIG (SIGAA - Acadêmico, SIGRH - Recursos Humanos e SIPAC - Administrativo).

 

Hospital Universitário - HU

Busca executar a sua política de ensino, pesquisa e extensão na área de saúde.

 

Hospital Universitário Veterinário - HUV

Busca apoiar e executar as atividades do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária, ligadas ao ensino, pesquisa e extensão; servir de campo para o aperfeiçoamento profissional, oferecendo estágios a estudantes; prestar serviço à comunidade sob a forma de atendimento médico-veterinário hospitalar. O Hospital Veterinário Universitário presta serviços laboratoriais e de atendimento hospitalar, com atendimento ininterrupto (24 horas), funcionando inclusive nos finais de semana e feriados.

 

3 - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

 

• Reitor

Nome: Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Endereço: Bloco 6, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Teresina, PI, CEP

64049-550

E-mail: reitor@ufpi.edu.br

Telefone: (086) 3215-5511 

• Vice-Reitor

Nome: Profª. Drª. Nadir do Nascimento Nogueira

Endereço: Bloco 6, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Teresina, PI, CEP

64049-550

Telefone: (086) 3215-5527 

• Pró-Reitor de Administração

Nome: Jovita Maria Terto Madeira Nunes

Endereço: Bloco 7, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Teresina, PI, CEP

64049-550

E-mail: prad@ufpi.edu.br

Telefone: (086) 3215-5581

 

• Pró-Reitora para Assuntos Estudantis e Comunitários

Nome: Profª. Drª. Cristiane Batista Bezerra Torres

Endereço: Bloco do RU - Central, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella,

Teresina, PI, CEP 64049-550

E-mail: praec@ufpi.edu.br

Telefone: (086) 3215-5640

 

• Pró-Reitora de Ensino de Graduação

Nome: Profª. Drª. Maria do Socorro Leal Lopes

Endereço: Bloco 6, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Teresina, PI, CEP

64049-550

E-mail: preg@ufpi.edu.br

Telefone: (086) 3215-5540 

• Pró-Reitora de Extensão

Nome: Prof. Dr. Miguel Ferreira Cavalcante Filho

Endereço: Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Teresina, PI, CEP 64049-

550

E-mail: prex@upfi.edu.br

Telefone: (086) 3215-5571 

• Pró-Reitor de Ensino de Pós Graduação

Nome: Prof. Dr. Helder Nunes da Cunha

Endereço: Bloco 6, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Teresina, PI, CEP

64049-550

E-mail: prppg@ufpi.edu.br

 Telefone: (086) 3215-5561 

 

• Pró-Reitor de Pesquisa

Nome: Prof. Dr. Pedro Vilarinho Castelo Branco

Endereço: Bloco 6, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Teresina, PI, CEP

64049-550

E-mail: propesq@ufpi.br

Telefone: (086) 3215-5560

 

• Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento

Nome: Prof. Dr. Edilberto Duarte Lopes

Endereço: Anexo Bloco 6, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Teresina,

PI, CEP 64049-550

E-mail: proplan@ufpi.edu.br

Telefone: (086) 3215-5620

 

4 – DIVULGAÇÃO DA INFORMAÇÃO

A UFPI procura informar a sua comunidade acadêmica e administrativa, e a sociedade como um todo sobre suas atividades e procedimentos necessários ao bom andamento da vida acadêmica.

4.1 – Site (www.ufpi.br)

4.2 – Rádio Universidade da UFPI – FM 96.7 MHz

4.3 – Revista “DIVERSA” – Campus Reis Veloso – Parnaíba - PI

4.4 – Revista Educação e Sociedade

 

5 - ATIVIDADES – FIM

 

5.1 – ENSINO

A UFPI oferece cursos de graduação, pós-graduação, extensão, médio e profissionalizante, na modalidade presencial e, graduação e extensão na modalidade à distancia.

 

5.1.1 - Ensino de Graduação

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) é o órgão responsável pelo planejamento, coordenação, execução e avaliação das atividades de ensino de graduação.

A UFPI oferece cursos de graduação nas seguintes modalidades: Bacharelado e Licenciatura.

O Bacharelado tem por objetivo a formação de profissionais capacitados ao exercício da profissão. A Licenciatura tem por objetivo formar professores habilitados para atuar na Educação Básica.

 

5.1.2 - Ensino de Pós-Graduação

A Universidade, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação, oferece também Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (em nível de Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (modalidades: Especialização, Residência Médica e Residência Médico-Veterinária), os quais se destinam a qualificar profissionais para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e atendimento das demandas de pessoal qualificado pela sociedade.

A evolução do ensino de pós-graduação foi marcante no último quadriênio. Em 2004, existiam apenas 09 (nove) Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, enquanto que, atualmente, a UFPI possui 31 (trinta e um) Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, sendo 30 (trinta) em nível de Mestrado Acadêmico, 01 (um) em nível de Mestrado Profissional e 05 (cinco) em nível de Doutorado, dos quais 03 (três) são institucionais, um em Rede (na área de Biotecnologia), vinculado à Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) e um em Associação (na área de Desenvolvimento e Meio Ambiente) vinculado ao PRODEMA. As áreas a que pertencem estes Programas são: Educação (Mestrado Acadêmico e Doutorado - CCE), Ciência Animal (Mestrado Acadêmico e Doutorado - CCA), Química (Mestrado Acadêmico - CCN), Agronomia (Mestrado Acadêmico - CCA), Desenvolvimento e Meio Ambiente (Mestrado Acadêmico e Doutorado), Políticas Públicas (Mestrado Acadêmico e Doutorado - CCHL), Ciências e Saúde (Mestrado Acadêmico - CCS), Letras (Mestrado Acadêmico - CCHL), História do Brasil (Mestrado Acadêmico - CCHL), RENORBIO (Doutorado) Enfermagem (Mestrado Acadêmico - CCS), Farmacologia (Mestrado Acadêmico - CCS), Física (Mestrado Acadêmico - CCN), Ética e Epistemologia (Mestrado Acadêmico - CCHL), Ciência Política (Mestrado Acadêmico - CCHL), Sociologia (Mestrado Acadêmico - CCHL), Antropologia e Arqueologia (Mestrado Acadêmico - CCHL), Arqueologia (Mestrado Acadêmico – CCN), Genética e Melhoramento (Mestrado Acadêmico - CCA), Alimentos e Nutrição (Mestrado Acadêmico - CCS), Agronomia-Solos e Nutrição de Plantas (Mestrado Acadêmico - Campus Professora Cinobelina Elvas em Bom Jesus), Matemática (Mestrado Acadêmico - CCN), Zootecnia (Mestrado Acadêmico - Campus Professora Cinobelina Elvas em Bom Jesus), Ciências Farmacêuticas (Mestrado Acadêmico - CCS), Odontologia (Mestrado Acadêmico - CCS), Agronomia-Fitotecnia (Mestrado Acadêmico - Campus Professora Cinobelina Elvas em Bom Jesus), Biotecnologia (Mestrado Acadêmico -  Campus Ministro Reis Velloso em Parnaíba), Matemática (Mestrado Profissional - CCN), Ciência dos Materiais (Mestrado Acadêmico - CCN), Ciência da Computação (Mestrado Acadêmico - CCN), Comunicação (Mestrado Acadêmico - CCE) e Geografia (Mestrado Acadêmico - CCHL).

Além destes programas (institucionais e em rede), estão em funcionamento turmas especiais (fora de sede) de Doutorado na modalidade Interinstitucional (DINTER) nas áreas de: Agronomia (conveniado com a Universidade Estadual Paulista/Jaboticabal), História (com a Universidade Federal Fluminense e com a Universidade Federal de Pernambuco), Filosofia (com a Universidade Federal de Minas Gerais), Educação (com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e com a Universidade de Federal do Rio de Janeiro), Ciências da Comunicação (com a Universidade Vale do Rio dos Sinos), Ciências Médicas (com a Universidade de Campinas), Enfermagem (com a Universidade Federal do Rio de Janeiro), Geografia (com a Universidade Federal de Minas Gerais), Linguística (com a Universidade Federal de Minas Gerais), Odontologia (conveniado com a Universidade de São Paulo/Universidade Federal do Pará), Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (com a Universidade Estadual de Maringá) e Políticas Públicas (com a Universidade Federal do Maranhão). Os Programas de DINTER objetivam a qualificação de docentes e técnicos da UFPI, com o intuito de fortalecer os grupos de pesquisa e criar, a curto e médio prazo, novos programas de pós-graduação stricto sensu.

No tocante ao Lato Sensu, a UFPI oferece 12 Programas de Residência Médica (vinculados à rede hospitalar do Estado) e 04 (quatro) de Residência Médico-Veterinária (vinculados ao Hospital Veterinário Universitário), além de 14 (catorze) cursos de especialização, em distintas áreas do conhecimento.

 

5.1.2.1 – Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) é responsável pela coordenação e acompanhamento das atividades de pesquisa, visando gerar ou ampliar conhecimentos científicos relacionados à realidade local, regional e nacional, contribuindo para seu desenvolvimento sustentável.

Vários projetos de pesquisa vêm sendo desenvolvidos em áreas estratégicas da Ciência, Tecnologia e Inovação, envolvendo áreas temáticas como: Biotecnologia e Nanotecnologia, Tecnologias de Informação e Comunicação, Tecnologias de Alimentos, Biocombustíveis, Agronegócio, Biodiversidade e Recursos naturais, Arqueologia e Insumos para Saúde.

Para o aluno de graduação, a Propesq disponibiliza os seguintes programas de iniciação científica: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) nas Ações Afirmativas (AF) e o Programa de Iniciação Centífica Voluntária (ICV), além do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), fomentadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Ministério de Ciência e Tecnologia (CNPq) e pela própria Universidade.

 

5.1.2.2 – Bolsas de Iniciação Científica

Tem por objetivo incentivar a inserção do aluno de graduação no âmbito da pesquisa científica, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), na forma de participação em projetos vinculados a professores doutores integrantes de grupos de pesquisa. A UFPI disponibiliza quatro modalidades de bolsas: PIBIC/UFPI, PIBIC/CNPq, PIBIC/UFPI nas AF, e PIBIC/CNPq nas AF, cujo processo seletivo é realizado por meio de edital, lançado de acordo com o Calendário Universitário.

 

5.1.2.3 – Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

A partir de 2008, a UFPI ingressou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do CNPq, que tem por objetivo incentivar a inserção do aluno de graduação no âmbito da pesquisa tecnológica, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), na forma de participação em projetos vinculados a professores doutores integrantes de grupos de pesquisa. Atualmente a UFPI disponibiliza 30 bolsas nas modalidades PIBITI (CNPq e UFPI), no

valor de R$ 360,00, cujo processo seletivo é realizado por meio de edital, lançado de acordo com o Calendário Universitário.

As bolsas de iniciação tecnológica - PIBITI serão concedidas por quotas às Instituições de ensino e/ou pesquisa (públicas, privadas, confessionais e comunitárias) que atuam na área tecnológica e de inovação; que mantêm comprovada interação com empresas e/ou com a comunidade; e cujos bolsistas devam participar de projetos vinculados a empresas e/ou organizações.

 

5.1.2.4 – Requisitos e Compromissos do bolsista nos Programas PIBIC e PIBITI

• Ser estudante regularmente matriculado em curso de graduação; No caso do PIBIC nas Ações Afirmativas, ser aluno da graduação cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa no vestibular;

• Não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa;

• Ser selecionado e indicado pelo orientador;

• Estar recebendo apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação com outras bolsas do CNPq ou de outras Instituições;

• Executar o Plano de Trabalho aprovado, sob a orientação do pesquisador;

• Apresentar, em caráter individual, resultados preliminares de seu Plano de Trabalho na forma de Relatório Parcial e resultados conclusivos no Relatório Final, que serão apresentados no SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ou SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO DA UFPI.

• Fazer referência à sua condição de bolsista do CNPq ou UFPI nas publicações e trabalhos apresentados.

• Devolver ao CNPq ou UFPI, em valores atualizados, mensalidades recebidas indevidamente, caso os requisitos e compromissos assumidos não sejam cumpridos.

 

5.1.2.5 – Iniciação Científica Voluntária (ICV)

• Ser estudante regularmente matriculado em curso de graduação;

• Ser selecionado e indicado pelo orientador;

• Executar o Plano de Trabalho aprovado, sob a orientação do pesquisador;

• Apresentar, em caráter individual, resultados preliminares de seu Plano de Trabalho na forma de Relatório Parcial e resultados conclusivos no Relatório Final, que serão apresentados no SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ou SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO DA UFPI.

• Fazer referência à sua condição de integrante do Programa ICV nas publicações e trabalhos apresentados.

 

 

5.1.3 - Ensino Médio

A Universidade, por meio dos Colégios Agrícolas, oferece os Cursos Profissionalizantes e Médio, no âmbito das Ciências Agrárias, Saúde e Informática visando colaborar com o desenvolvimento econômico, social e cultural do meio rural, através da formação de recursos humanos qualificados:

- Cursos de Ensino Médio Profissionalizante

- Técnico em Agropecuária (Teresina, Floriano e Bom Jesus)

- Técnico em Enfermagem (Teresina e Floriano)

- Técnico em Informática (Floriano)

 

5.1.4 - Ensino a Distância

A Universidade Federal do Piauí criou em 2006 o Centro de Educação a Distância (CEAD) após concorrer à Chamada Pública do de 20 de dezembro de 2005.

A priori, criou o curso Bacharelado em Administração, em caráter experimental. No segundo semestre de 2006, o CEAD ampliou o número de cursos. Novas graduações foram criadas – Administração, Pedagogia, Sistema de Informação, Matemática, Física, Química, Biologia e Filosofia, etc.

O Centro de Educação a Distancia (CEAD) tem como objetivo oferecer educação gratuita e de qualidade à população piauiense, em seu respectivo domicílio; criar cursos que atendam às necessidades socioeconômicas de cada região e; administrar as atividades técnica-administrativas junto às devidas coordenações responsáveis pelo funcionamento do CEAD.

 

5.2  –  EXTENSÃO

A Extensão Universitária vive uma fase de amadurecimento ao consolidar-se como prática acadêmica, através da execução de programas e projetos, cursos, eventos, e estágios extracurriculares que integram às atividades de ensino e pesquisa e como momento estratégico de articulação e socialização do saber. No convívio entre Universidade e Sociedade produzem-se estímulos recíprocos, mediados por situações concretas, em que a academia  olhe novas fontes e paradigmas e a sociedade encontra alternativas qualificadas para seu desenvolvimento amplo.

Ressaltamos que a Extensão na UFPI tem sido também importante captadora de recursos externos através da participação em editais nacionais.

Entendemos que a atuação nestas ações expressam uma decisão política da instituição e seu compromisso social como universidade pública, imbuída do exercício pleno da cidadania e a superação de formas de exclusão social e marginalização.

 

COORDENADORIA DE PROGRAMA E PROJETOS DE EXTENSÃO

A Coordenadoria de Programa e Projetos, parte integrante da Pró-Reitoria de Extensão, coordena atividades sob a forma de Programa e Projetos desenvolvidos pelas unidades acadêmicas e têm como princípios contribuir com a produção do conhecimento e estabelecer uma relação transformadora com a sociedade.

A Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão tem como objetivos:

• Articular junto às unidades de ensino da UFPI, programas/projetos que integram ações de ensino, pesquisa e extensão, conforme o interesse da comunidade;

• Cadastrar os programas/projetos de extensão executados na UFPI;

• Acompanhar e avaliar os programas/projetos de extensão através do Relatório Mensal e Semestral de atividades;

• Gerenciar os dados dos programas/projetos conforme a estratégia de cadastro, relatório mensal e semestral;

• Coordenar o Programa Bolsa de Extensão;

• Certificar os participantes de programas e projetos de extensão da UFPI;

• Acompanhar os editais e dar a publicidade devida a fim de propor novas ações extensionistas.

O Programa Bolsa de Extensão regulamentado através da Resolução nº 133/03, datada de 30 de Julho de 2003, tem como objetivo contribuir para a formação profissional e cidadã por meio  da participação de estudantes de graduação no desenvolvimento de programas e projetos de extensão universitária.

Como se inscrever:

A solicitação deverá ser feita de acordo com as normas estipuladas pelo Edital divulgado anualmente no site da Pró-Reitoria de Extensão.

Poderão apresentar propostas professores que fazem parte do quadro permanente da UFPI, com programas ou projetos de extensão aprovados nas instâncias competentes e devidamente cadastrados na Prex-CPPEx.

Após aprovação das propostas e ampla divulgação os coordenadores de programa/projetos, deverão selecionar os estudantes aos quais serão destinadas as bolsas, dentre os seguintes critérios:

• Estar regulamente matriculado em curso de graduação da UFPI, na área de conhecimento do Projeto;

• Apresentar disponibilidade mínima de 12 horas semanais, para o cumprimento das atividades do projeto, sem prejuízo das demais atividades acadêmicas;

• Estar cursando o 2º período do Curso de Graduação ou seguintes;

• Não apresentar no histórico escolar mais de uma reprovação;

• Não ser beneficiário de outro tipo de bolsas da UFPI.

 

COORDENADORIA DE CURSOS E ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS

A Coordenadoria de Cursos e Estágios Não Obrigatórios tem como atribuições o cadastramento e a certificação de cursos e eventos de extensão, além da elaboração de minutas de convênios e termos de compromisso de estágios não obrigatórios para alunos regularmente matriculados na UFPI.

CURSOS E EVENTOS DE EXTENSÃO

Cursos de extensão são atividades programadas pelos Departamentos, DCE e CAs, visando socializar os conhecimentos produzidos na Universidade, através da execução de calendário próprio e conteúdo programático pré-estabelecido. Incluídos nessa categoria estão os cursos de língua estrangeira da UFPI (inglês, francês e espanhol), oferecidos à comunidade e reconhecidos pela qualidade e acessibilidade financeira. Eventos artístico-culturais de extensão são atividades realizadas com o propósito de produzir e divulgar bens culturais e artísticos, podendo-se desenvolver em nível universitário ou não, de acordo com a finalidade visada. São exemplos de eventos: congressos, seminários, oficinas, jornadas, encontros, fóruns, ciclo de debates, exposições, espetáculos, eventos esportivos, mostras, lançamentos, concertos, olimpíadas, dentre outros.

ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS

Os estágios não obrigatórios são atividades acadêmicas supervisionadas, desenvolvidas no âmbito de instituições públicas e privadas conveniadas com a UFPI, visando à preparação do aluno para o mercado de trabalho. É atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso de graduação.

PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES

O programa possui três eixos principais de atuação. O primeiro diz respeito a atuação acadêmica. Esse eixo visa um acompanhamento e qualificação dos alunos bolsistas oferecendo cursos de Direitos Humanos, Políticas de Ação Afirmativa e Metodologia Cientifica de Pesquisa. No segundo eixo é trabalhada a institucionalização do projeto, envolvendo ativamente os bolsistas em sub-projetos que estimulem o ingresso de alunos de baixa renda na universidade, e também para que a permanência desses alunos seja de qualidade. No último eixo os bolsistas são incentivados a agir como protagonistas no fortalecimento do vínculo Universidade – Comunidade.

EDUCAÇÃO E ARTE DE MÃOS DADAS

A arte é uma das grandes parceiras da Universidade Federal do Piauí para o desenvolvimento das atividades de extensão. A UFPI possui projetos na área artístico-culturais, a citar: o Coral da UFPI, o Quinteto de Violão e Dança Flamenca.

 

A COORDENADORIA DE AÇÃO COMUNITÁRIA E CULTURAL – CACC

tem o objetivo de desenvolver atividades de extensão universitária aliando projetos e atividades artístico culturais, procurando articular o ensino e a pesquisa através do fazer permitindo aos docentes e discentes envolvidos aplicar, fora dos muros da Universidade, os conhecimentos adquiridos na Academia.

 

6- ATIVIDADE ACADÊMICA

6.1- ESTRUTURA DE GRADUAÇÃO

6.1.1 – Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PREG

6.1.1.1 – Diretoria de Administração Acadêmica – DAA

6.1.1.2 – Coordenadoria de Apoio e Assessoramento – CAAP

6.1.1.3 – Coordenadoria Curricular – CC

6.1.1.4 – Coordenadoria de Estágio Obrigatório – CEO

6.1.1.5 – Coordenadoria de Estatística e Documentação de Ensino – CEDE

6.1.1.6 – Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino – CDE

6.1.1.7 – Coordenação de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – CEBTT

 

6.2 - VIDA ACADÊMICA

6.2.1 – Registro Acadêmico

6.2.2 – Abreviação de curso por comprovação de conhecimento

6.2.3 – Matrícula

6.2.4 – Cancelamento de Matrícula

6.2.5 – Trancamento de Matrícula

6.2.6 – Aproveitamento de Estudos

6.2.7 – Rendimento Escolar

6.2.8 – Aprovação

6.2.9 – Reprovação

6.2.10 – Regime Especial

6.2.11 – Rendimento Semestral Global

6.2.12 – Integralização de Curso

6.2.13 – Conclusão de Curso

6.2.14 – Avaliação dos Cursos de Graduação

6.2.15 – Estágio Curricular

6.2.16 – Programa de Mobilidade Acadêmica

6.2.17 – Recursos

 

6.3 - PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS

A cargo da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA), órgão integrante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

Procedimento acadêmico

Setor responsável

(A quem requerer)

Prazo

Regulamentação

Requisito

(Condição exigida)

Alteração no registro acadêmico: CPF, data de nascimento, nome do aluno, RG

DAA -

Atendimento Estudantil

Sem prazo fixado

Instrução interna da DAA/ PREG

Documentos comprobatórios – cópia autenticada: carteira de identidade, certidão de casamento, certidão de nascimento ou sentença judicial, etc.

Apostilamento de diploma

DAA/ Serviço de registro de diplomas e certificados

Sem prazo fixado

MEC/CNE - Portaria 33/78

Resolução 177/12 – CEPEX/UFPI

Diploma de graduação e histórico escolar

Aproveitamento de estudos

DAA

Atendimento Estudantil / protocolo geral da UFPI

Calendário acadêmico da graduação/UFPI

Resolução 177/12 – CEPEX/UFPI Arts. 249 a 262

Requerimento próprio DAA, histórico escolar, programa de disciplina cursada

Aproveitamento extraordinário de estudos

DAA

Atendimento Estudantil/ protocolo geral da UFPI

Sem prazo fixado

Resolução 177/12

- CEPEX, UFPI

Arts. 263 A 271

Requerimento DAA/PREG, histórico escolar e memorial

Atualização do cadastro do aluno: conta bancária, endereço, e-mail, telefone, etc

SIGAA – Portal do aluno

Sem prazo fixado

_______________

______________

Ajuste de matrícula: cancelamento e acréscimo de disciplina

Coordenação do curso ou SIGAA – portal do aluno

Calendário acadêmico da graduação/UFPI

Resolução 177/12

- CEPEX/UFPI

Arts. 229 a 231

Confirmação de matrícula

Cadastro de estágio obrigatório/ período

Coordenação de estágio obrigatório

(CEO/PREG)

Calendário acadêmico da graduação /UFPI

Resolução 177/12

- CEPEX/UFPI

Arts. 61 A 86

Confirmação de matrícula/ SIGAA, ficha de dados do aluno e termo de compromisso de estágio

Certidão de conclusão de curso

DAA/ Serviço de registro de diplomas e certificados

Solicitação: 48 h após a colação de grau.

Recebimento: 72 h após solicitação.

Validade: 90 dias.

 Resolução 177/12

- CEPEX/UFPI

Arts. 358

Colação de grau

Declarações

SIGAA – portal do aluno ou DAA/ atendimento estudantil

Sem prazo fixado

Resolução 177/12

- CEPEX/UFPI

Arts. 355 a 360

Requerimento DAA/PREG

Diploma de graduação

DAA/ Serviço de registro de diplomas e certificados

Solicitação: 48 h após a colação de grau.

Recebimento: 90 dias

Resolução 177/12

- CEPEX/UFPI

Arts. 355 a 360

Colação de gau, quitação junto à biblioteca, documentos de matrícula institucional

Exercícios domiciliares de aluna gestante

Departamento da disciplina ou coordenação do curso

A partir do 8º mês e até 60 dias após o nascimento da criança

Decreto-Lei n° 1.044 de 21.10.69, Lei n° 6.202 de 14.04.75 e Resolução 177/12 – CEPEX/UFPI

Arts. 242 a 248

Atestado médico homologado pelo serviço médico da UFPI; confirmação de matrícula do período

Histórico escolar

SIGAA – portal do aluno,  DAA - atendimento estudantil ou coordenação do curso

Sem prazo fixado

Resolução 177/12

- CEPEX/UFPI

Arts. 355 a 360

_____________

Identidade estudantil

Diretório central do estudante (DCE)

Calendário específico

Diretório central dos estudantes UFPI - DCE

Confirmação de matrícula do período/ SIGAA

Matrícula curricular

Coordenação do Curso ou SIGAA – portal do aluno

Calendário acadêmico da graduação/ UFPI

Resolução 177/12 – CEPEX/ UFPI Art. 203

Cumprimento dos pré-requisitos; compatibilidade de horários; existência de vaga/ disciplina/ turma pretendida; obediência ao limite de créditos estabelecidos

Matrícula de mobilidade acadêmica

DAA -

Atendimento Estudantil

Calendário acadêmico da graduação/ UFPI

Convênio ANDIFES

Requerimento próprio e autorização da IES de origem

Matrícula institucional

Coordenação do Curso ou DAA/

Atendimento Estudantil

Edital SISU e edital lista de espera da UFPI

Resolução 177/12 – CEPEX/ UFPI Arts. 197 a 200.

Portarias Normativas do MEC e leis federais pertinentes

Documento conforme a categoria d concorrência – ampla concorrência e ações afirmativas

Matrícula institucional: aluno especial

DAA

Atendimento Estudantil

Calendário acadêmico da graduação/ UFPI

Resolução 177/12 – CEPEX/UFPI

Arts. 186 A 194

Requerimento próprio e documentos listados no art. 188 da resolução 177/12 –CEPEX/UFPI

Matrícula intercampi – mobilidade interna

Coordenação do curso no campus de vínculo

Calendário acadêmico da graduação/ UFPI

Resolução 177/12 – CEPEX/UFPI

Arts. 316 a 323

Documentos conforme edital específico

Monitoria

Coordenação de apoio e assessoramento pedagógico (CAAP – PREG)

Calendário acadêmico da graduação/ UFPI, edital de monitoria

Resolução 152/99 – CEPEX/UFPI, de 22.09.1999

Histórico escolar e condições do edital de monitoria vigente

Portador de curso superior

DAA

Atendimento Estudantil

Calendário acadêmico da graduação/ UFPI

Resolução 177/12 – CEPEX/UFPI

Arts. 156 a 166

Requerimento próprio e documentos conforme edital específico

Reintegração de curso

DAA

Atendimento Estudantil

Determinado em edital específico

Regimento Geral/UFPI(Art. 92), Edital específico,

Resolução 177/12 – CEPEX/UFPI Arts. 175 a 181

Índice de rendimento acadêmico (IRA) ≥ 6,0

Ou integralização curricular ≥  75% do currículo

Trancamento de componente curricular

Coordenação do curso ou SIGAA –portal do aluno

Calendário acadêmico da graduação/ UFPI

Resolução 177/12 – CEPEX/UFPI

Arts. 287 a 291

Solicitação no prazo estabelecido; confirmação de matrícula

Trancamento do curso

DAA

Atendimento Estudantil

Calendário acadêmico da graduação/ UFPI

Resolução 177/12 – CEPEX/UFPI Arts. 292 a 294

Requerimento no prazo estabelecido; quitação junto à biblioteca

Transferência ex-officio

DAA

Atendimento Estudantil

Sem prazo fixado

Lei n° 9.536 de 11.12.97, Art. 49 da lei n° 9.394/96 (LDB), Resolução 177/12 –CEPEX/UFPI, Arts. 140 a 146

Portaria/boletim que originou a transferência ou remoção Ex-Officio do servidor público federal, civil ou militar e documentos exigidos na resolução 177/12 – CEPEX/UFPI

Transferência voluntária (facultativa) para UFPI

DAA

Atendimento Estudantil

Calendário acadêmico da graduação/ UFPI

Resolução 177/12 – CEPEX/UFPI Arts. 147 a 155

Requerimento próprio e documentos conforme solicitado em edital específico

 

 

 

7- PROGRAMAS E SERVIÇOS DE APOIO AO ESTUDANTE 

7.1 - PROGRAMAS

7.1.1 PRAEC (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários)

Endereço: Bloco do RU- Central, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella   Telefone: (86) 3215-56   E-mail: praec@ufpi.br   Site: www.ufpi.br/praec  

Bolsa de Apoio Estudantil (BAE):

O Programa  Bolsa de Apoio Estudantil contribui com o estudante da UFPI em dificuldade socioeconômica, por meio da concessão de uma bolsa no valor de R$ 400,00, possibilitando as condições para permanência no curso de graduação e, consequentemente, a melhoria do rendimento acadêmico. A duração da bolsa é de 24 meses, consecutivos.

§  Critérios para concessão:

·      Renda familiar por pessoa de até 1 salário mínimo e meio;

·      Matrícula regular em curso de graduação presencial;

·      Matrícula em 4 disciplinas ou carga horária semestral de 300 horas;

·      Não ser beneficiário de outra bolsa no âmbito da UFPI;

·      Não ser portador de diploma do curso superior;

·      Não ter sido beneficiado pela Bolsa de Apoio Estudantil (BAE) durante 24 (vinte e quatro) meses, consecutivos ou intercalados.

 

Residência universitária

Propicia moradia ao estudante da UFPI, em situação de vulnerabilidade social, proveniente do interior do Piauí ou de outros Estados, garantindo a sua permanência na instituição, além de acompanhar o rendimento acadêmico e oferecer apoio social, pedagógico e psicológico. O programa provê ainda as condições necessárias para o funcionamento e manutenção das casas, concedendo também alimentação integral e inclusão digital aos moradores.

 

Endereço das Residências:

REU I. Campus Ministro Petrônio Portela, Bairro Ininga, Teresina-PI

REU II. Rua Natan Portela, Nº 930, Bairro Ininga, Teresina-PI

REU III. Parnaíba-PI

Isenção Taxa Alimentar

Este benefício é destinado a garantir o acesso do estudante em dificuldade socioeconômica ao Restaurante Universitário, com isenção total da taxa.
Duração: o aluno pode ser beneficiado durante toda a sua graduação,  cuja permanência ocorrerá mediante análises socioeconômica e  do rendimento acadêmico, semestralmente. 

·         Critérios para Concessão:

Dificuldade socioeconômica; Cursar em cada período letivo no mínimo 4 disciplinas com horários que indiquem a necessidade de permanecer no campus para almoço e/ou jantar; Não ser portador de curso superior.

 

Bolsa de Incentivo a Atividades Multiculturais e Acadêmicas (BIAMA):

O programa BIAMA tem por objetivo estimular a participação dos estudantes em projetos supervisionados por docentes ou técnicos da UFPI, possibilitando sua formação ampliada e melhoria da qualidade de vida. O valor da bolsa é de R$400,00 e sua vigência será de 12 meses, renovável por mais 12 meses, consecutivos.

·         Critérios para Concessão:

Estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial na UFPI; Não ter concluído outro curso superior e não ter qualquer vínculo empregatício; Apresentar tempo disponível para se dedicar às atividades previstas no projeto; apresentar indicador de desempenho acadêmico igual ou superior à 6,0; Não ser beneficiado com qualquer outra bolsa paga por programas oficiais no âmbito da UFPI ou de outras Instituições.

 

Auxílio Creche

Auxílio financeiro concedido aos estudantes com dificuldade socioeconômica que sejam pais ou mães de bebês em idade de até 2 anos e 11 meses.  Esse auxílio ocorre por meio de concessão de uma bolsa no valor de R$ 400,00. A vigência do auxilio será até a criança completar 2 anos e 11 meses, por término do curso de graduação do beneficiado ou por não comprovação do vínculo institucional, conforme edital anual que o regulamenta.

·         Critérios para concessão:

Vulnerabilidade social; Estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial na UFPI; Estar matriculado em, no mínimo, 4 disciplinas e/ou carga horária de 300 horas; Não ter concluído outro curso superior e não ter qualquer vínculo empregatício; Não cursar concomitantemente outro curso superior em instituição púbica ou privada.

 

Atendimento Odontológico

O atendimento odontológico é um benefício gratuito disponibilizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRAEC) para toda a comunidade da Universidade Federal do Piauí (estudantes, funcionários e dependentes) com procedimentos clínicos de diagnóstico, prevenção, profilaxia, restauração e exodontia.

As marcações para atendimento no serviço Odontológico da PRAEC são presenciais e realizadas no 1º dia útil de cada mês no próprio consultório. Para o atendimento, o beneficiário deverá comprovar o vínculo institucional mediante apresentação do atestado de matrícula ou carteira de estudante, o funcionário um contracheque e dependentes documento que relate a dependência ou contracheque do funcionário a que está vinculado.

   
Local: Clínica Odontológica da PRAEC – Em frente à unidade I do RU

Dias e Horários de atendimento:

Segunda a sexta-feira: Manhã: 8h00 às 12h / Tarde: 14h às 18h

Telefone: (86) 3215-5647

Email: seod@ufpi.edu.br

 

Atendimento Psicossocial e Pedagógico

Serviço de atendimento ao servidor e ao estudante, com vistas à superação de problemas de ordem social, psicológica e pedagógica. O serviço também dispõe de atendimento psicológico aos servidores da UFPI e familiares.

E-mail: seps@ufpi.edu.br         Telefone: (86) 3215-5642

Ações executadas:

• Análise do rendimento acadêmico dos estudantes cadastrados nos programas da Coordenadoria de Assistência Comunitária – CACOM;

• Orientação e acompanhamento pedagógico aos estudantes com baixo rendimento acadêmico;

• Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico;

• Psicoterapia Individual e Grupal;

• Supervisão sistemática e acompanhamento psicossocial aos estudantes da residência universitária.

 

Apoio Pedagógico

Serviço de apoio ao estudante com necessidades educacionais especifica, com vista a superação de dificuldades causadas por deficiência física, deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação. O auxílio financeiro no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) é destinado ao aluno acompanhante do aluno com necessidades educacionais especiais e ocorre por indicação do aluno que possui a necessidade.

 

Kit Odontológico

O Kit Odontológico é um benefício que consiste no empréstimo gratuito de material permanente para uso clínico nas aulas práticas do curso de Odontologia, concedido ao aluno cotista a partir do 4º semestre. Até o presente momento, 42 estudantes de Odontologia cotistas já foram contemplados. A partir de 2014, serão cedidos kits para alunos em situação de vulnerabilidade social de outros cursos de graduação.

 

7.1.2 PREG (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação)

Endereço: Campus Ministro Petrônio Portella, Bloco 06 - Bairro Ininga - Teresina/PI

Telefone: (86) 3215-5540            Fax: (86) 3215-5541

E-mail: preg@ufpi.edu.br / pregsec@ufpi.edu.br

Site: http://leg.ufpi.br/proreitoriapreg

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)

O PIBID é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da educação básica pública brasileira. A bolsa concedida terá valor de R$ 400,00 e duração de até 24 meses, prorrogáveis por igual período. Independentemente de seu prazo de duração, as bolsas terão vigência apenas durante a execução do projeto/subprojeto.

Critérios de concessão:

Estar regularmente matriculado em curso de licenciatura de uma das áreas abrangidas pelo PIBID, não havendo limitação de idade para o candidato; Não estar com a matrícula trancada (Trancamento de Matrícula no Curso – TMC) no período letivo 2013.2; Ser brasileiro ou possuir visto permanente no País; Estar em dias com as obrigações eleitorais; Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo ele inicie; Dedicar-se, no período de vigência da bolsa, no âmbito da UFPI,  exclusivamente às atividades do PIBID, sem prejuízo de suas atividades discentes regulares; Estar matriculado a partir do 2º Bloco e até o 6º (sexto) Bloco quando o curso de licenciatura tiver previsão de integralização mínima de 4 anos; Estar matriculado a partir do 2º e até o 7º Bloco quando o curso tiver previsão de tempo de integralização mínimo de 4,5 e até o 8º Bloco quando for de 5 anos.

Programa de Monitoria

O Programa de Monitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que atualmente é regulamentado pela Resolução N° 152/99-CEPEX, de 9/9/1999, tem por finalidade despertar nos alunos o interesse pela carreira docente superior e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de graduação desta Instituição Federal de Educação Superior (IFES) e se constitui de duas modalidades, quais sejam, Monitoria Remunerada e Monitoria Não Remunerada.

 

Programa de Formação a Docência Superior

O processo contínuo de atualização pedagógica deve acompanhar a dinâmica de evolução do conhecimento cientifico e é uma exigência contemporânea para que o docente possa desempenhar consciente e criticamente sua atividade profissional. Essa necessidade é mais evidente em uma Instituição de Educação Superior (IES), visto que estar atualizado é uma das garantias que o professor pode ter para que suas atividades de ensinar, aprender, refletir e produzir esse conhecimento científico sejam mais efetivas, contextualizadas, objetivando, assim, contribuir para uma educação formal de qualidade.

 

Programa de estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G) 

Instrumento de cooperação educacional internacional, por meio do qual o governo Federal do Brasil oferece internamente a oportunidade de formação superior a estudantes de países em processo de desenvolvimento, especialmente da África e da América Latina.  Isto é, objetiva a formação de recursos humanos e a garantia a pessoas de outras nações realizarem estudos de graduação superior em universidades brasileiras.

 

Projeto Milton Santos de Acesso do Ensino Superior (PROMISAES)

Os integrantes do Programa de Estudantes - Convênio da Graduação (PEC-G), regularmente matriculados em Instituições de Educação Superior brasileiras, além de receberem formação superior gratuita, tem também a oportunidade de participar de processos pré-seletivos estabelecidos por editais da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de concorrerem a obtenção de beneficio financeiro (bolsa) do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (PROMISAES). A Bolsa do PROMISAES é mensal, concedida por 1 (um) ano e renovável, e objetiva contribuir para custear despesas necessárias a manutenção desses alunos no Brasil.

 

Programa de Bolsa Mérito 

A Bolsa Mérito, instituída pela Portaria Ministerial N° 438, de 20/8/2008, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Temas Educacionais (DCE), tem a finalidade de conceder auxilio financeiro a alunos vinculados ao Programa de Estudantes convênio de Graduação (PEC-G), que apresentem desempenho acadêmico considerado excepcional. Desse modo os alunos que se enquadram nesse perfil são contemplados com uma bolsa mensal renovável a cada 6 (seis) meses, e, ao final de cada período recebem também um certificado.

 

7.1.3 PROPESQ (Pró-Reitoria de Pesquisa)

Endereço: Bloco 6, Campus Universitário Ministro Petrônio Portella

Telefone: (086) 3215-5560   E-mail: propesq@ufpi.br  Site: http://leg.ufpi.br/propesq

 

Jovens Talentos para Ciência

O programa de incentivo à iniciação científica, Jovens Talentos para a Ciência, é destinado a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico. Os estudantes recém-ingressos em universidades federais e institutos federais de educação são inscritos pela instituição de ensino superior. Os alunos são selecionados por universidade, mediante prova de conhecimentos gerais.

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) tem por objetivo incentivar a inserção do aluno de graduação no âmbito da pesquisa científica, por meio do PIBIC, na forma de participação em projetos vinculados a professores doutores integrantes de grupos de pesquisa. A UFPI disponibiliza duas modalidades de bolsas: PIBIC/UFPI e PIBIC CNPq, cujo processo seletivo é realizado por meio de edital, lançado de acordo com o calendário universitário.

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) visa a estimular estudantes do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

 

Iniciação Científica Voluntária (ICV)

O programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV) é destinado a proporcionar oportunidade de iniciação científica institucionalizada a estudantes dos cursos de graduação, oportunizando-lhes as mesmas condições oferecidas aos alunos do PIBIC para o desenvolvimento de pesquisa científica, porém sem bolsa.

 

7.1.4 Outros

Bolsas de Extensão

Coordenadoria de Programas e Projetos – CPPEX

Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, Bairro Ininga, Teresina/PI

Telefones: (86) 3215-5570/5571           Site: www.ufpi.br/prex

O Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX) é um instrumento que oferece bolsas para estudantes regularmente matriculados na graduação, a fim de desenvolver Ações de Extensão Universitária, conceitualmente entendida como um processo acadêmico, interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade orientada pelo princípio constitucional da indissociabilidade com o Ensino e a Pesquisa. Serão concedidas bolsas de extensão no valor unitário de R$ 400,00 (quatrocentos reais) ao mês, com vigência de 10 meses, podendo ser renovada para o mesmo bolsista, por uma única vez em cada projeto;

Critérios de concessão:

Ser estudante de graduação da UFPI (entre o 2º e penúltimo período); Estar matriculado e frequentando regularmente em, no mínimo, 12 créditos em curso de graduação; Não possuir qualquer outro tipo de bolsa pagas por programas oficiais e não ter vínculo empregatício; Apresentar indicadores satisfatórios de desempenho acadêmico definido pela instituição (Decreto 7.416/10), ou seja, IRA igual ou superior a 6,0 (seis); Apresentar tempo disponível de, no mínimo, 12 (doze) horas semanais dedicadas às atividades de extensão, especialmente as exigidas em seu Plano de Trabalho; Não apresentar no Histórico Escolar, mais de duas reprovações.

 

Restaurante Universitário - RU

O RU tem a finalidade de atender a Comunidade Universitária (estudantes e servidores da UFPI), fornecendo ALMOÇO e JANTAR, com preço subsidiado. O órgão atende em três unidades no campus de Teresina e uma unidade nos demais campi (Parnaíba, Bom Jesus, Floriano e Picos).

Para ter acesso, o estudante precisa apresentar a carteira de estudante atual ou confirmação de matrícula e documento de identidade, e adquirir o ticket alimentação nos caixas do RU. 

 

Endereços no campus de Teresina:

RU Unidade I – Bloco 14 do Campus Ministro Petrônio Portella

RU Unidade II – Espaço Rosa dos Ventos, ao lado da Biblioteca Comunitária.

RU Unidade III – Centro de Ciências Agrárias, ao lado do Colégio Agrícola

 

Horário de Funcionamento:

• Segunda a sexta-feira: Almoço: de 11h às 13h30 / Jantar: de 17h às 19h

• Sábado: Almoço: de 11h às 13h

 

Valor da alimentação:

• Estudantes (mediante apresentação da carteira de estudante ou comprovante de matrícula): R$ 0,80

• Estudantes inclusos na Isenção de Taxa Alimentar (ITA): R$ 0,00

• Funcionários e terceirizados (mediante apresentação de crachá ou contracheque): R$ 1,25

• Visitantes: R$ 3,00

 

Centro Esportivo Universitário - CEU

Os alunos, bem como a sociedade como um todo, podem usufruir do Centro Esportivo Universitário – CEU. Para tanto, os alunos da UFPI, devem solicitar através de memorando ou ofício do Centro Acadêmico do Curso correspondente, a utilização do CEU.

 

7.2 - SERVIÇOS DE BENEFÍCIO AO SERVIDOR - SEBS

Desenvolve atendimento social voltado para os servidores e familiares de acordo com a situação-problema apresentada.  Executa programas de atenção ao bem-estar, nos aspectos biopsicossociais, no sentido de melhorar as condições de trabalho e contribuir para qualidade de vida da comunidade universitária.

PROGRAMAS
Prevenção e apoio ao tratamento do alcoolismo

Conjunto de ações de caráter social e preventivo, voltadas para a comunidade universitária dependente do alcoolismo no âmbito da UFPI e oferece  apoio ao tratamento, propiciando ao usuário a sua reintegração ao trabalho, a família e as suas atividades laborais e acadêmicas.

Equipe Técnica: Margareth do Monte Barbosa de Carvalho (Assistente Social e Chefe do Serviço de Benefício ao Servidor); Lucinete Maria Ulisses Nogueira (Assistente Social).

Telefone: (86) 3215-5642                                E-mail: sebs@ufpi.edu.br


8 – REPRESENTAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Como participante da vida acadêmica da Universidade, os alunos têm direito à representação política em vários órgãos colegiados da UFPI, todos deliberativos:

8.1 - CONSELHO UNIVERSITÁRIO – CONSUN

Órgão supremo de deliberação da UFPI, presidido pelo Reitor.

8.2 - CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – CEPEX

Órgão deliberativo superior em matéria didático-científica, autônomo em sua competência, presidido pelo Reitor.

8.3 - CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO – CAD

Órgão deliberativo e consultivo em matéria administrativa, presidido pelo Reitor.

8.4 - CONSELHO DEPARTAMENTAL – CD

Órgão deliberativo máximo, em matéria administrativa e didático-científico no âmbito do Centro e é presidido pelo Diretor do mesmo.

8.5 - COLEGIADO DE CURSO

Órgão deliberativo em matéria didático-pedagógica dos cursos.

8.6 - ASSEMBLEIA DEPARTAMENTAL

Órgão deliberativo em matéria didática e administrativa no âmbito do departamento e é presidida pelo Chefe do mesmo.

8.7 - REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL

Os representantes são escolhidos na forma da legislação vigente.

8.8 - DIRETÓRIO CENTRAL DE ESTUDANTE – DCE

Órgão de representação máxima dos estudantes da UFPI e, dentre outras atividades, desenvolve a luta pelos direitos estudantis. É o DCE quem lhe representa nas questões mais amplas de interesse do corpo discente.

8.9 - CENTROS ACADÊMICOS – CA`S

É a instância representativa dos alunos de cada Curso. É responsável pela defesa dos seus interesses junto aos Departamentos e Coordenações.

 

CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELLA - UNIDADE SEDE

Centro de Ciências da Saúde – CCS

Localização: Avenida Frei Serafim, 2280   Bairro: Centro    Telefone: (86)3215-5859

Diretor(a): Regina Ferraz Mendes        Vice-diretoria: Sergio Luiz Galan Ribeiro

 

Departamento de Bioquímica e Farmacologia

Chefe: Fernando Aécio de Amorim Carvalho                      Ramal: 5631

Departamento de Biofísica e Fisiologia

Chefe: Acácio Salvador Véras e Silva                                  Ramal: 5871

Departamento de Clínica Geral

Chefe: Maria das Graças Motta e Bona                               Ramal: 5853

Departamento de Educação Física

Chefe: Sergio Luiz Galan Ribeiro                                        Ramal: 5860

Departamento de Enfermagem

Chefe: Maria do Livramento Fortes             Ramal: 5862

Departamento Materno-Infantil

Chefe: Antônio da Silva Macedo                                        Ramal: 5852

Departamento de Medicina Comunitária

Chefe: José Ivo dos Santos Pedrosa                                   Ramal: 5851

Departamento de Medicina Especializada

Chefe: Paulo de Tarso Moura Borges                                 Ramal: 5854

Departamento de Morfologia

Chefe: Airton Mendes Conde Júnior                                  Ramal: 5867

Departamento de Nutrição

Chefe: Maria Mercedes de Araújo Luz                               Ramal: 5863

Departamento de Odontologia Restauradora

Chefe: Valdimar da Silva Valente                                       Ramal: 5874

Departamento de Parasitologia e Microbiologia

Chefe: Jose Haydee Lima Ferreira Paranagua                     Ramal: 5865

Departamento de Patologia e Clínica Odontológica

Chefe: Wagner Leal de Moura                                            Ramal: 5873

 

 

 

Cursos

Enfermagem

Coordenadora: Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes                

 Ramal: 5881

Educação Física

Coordenadora: Janete de Páscoa Rodrigues                               

 Ramal: 5861

Farmácia

Coordenadora: Eilika Andreia Feitosa Vasconcelos                   

Ramal: 5870

Medicina

Coordenadora: Ione Maria Lopes                                                 Ramal: 5855

Nutrição

Coordenadora: Ivonete Moura Campelo                                       Ramal: 5864

Odontologia

Coordenadora: Ana CristinaVasconcelos Fialho

Ramal: 5875

 

101 - Bacharelado em Enfermagem

Turno: Integral  

Carga Horária: 4.155     

Duração Mínima (Semestre): 09    

Título: Enfermeiro                            

102 - Bacharelado em Farmácia

 Turno: Integral 

Carga Horário: 5.025  

Duração Mínima (Semestre):10   

Título: Farmacêutico

103 - Bacharelado em Medicina

Turno: Integral    

Carga Horária: 9105 

Duração Mínima (Semestre):12    

Título: Médico

104 - Bacharelado em Nutrição

Turno: Integral     

Carga Horária: 3.945   

Duração Mínima (Semestre): 09

Título: Nutricionista

105 - Bacharelado em Odontologia

Turno: Integral

Carga Horária: 4.410

Duração Mínima (Semestre): 09

Título: Cirurgião Dentista

106 - Licenciatura em Educação Fisica

Turno: Integral

Carga Horária: 3.180

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Educador Físico

 

Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL

Localização: Bloco do CCHL       Telefone: (86)3215-5771

Diretor:Nelson Juliano Cardoso Matos  Vice-diretoria:Carlos Said Pereira de Andrade

 

Departamento de Ciências Contábeis e Administrativas

Chefe: Elias Dib Caddah Neto            Ramal: 5793

Departamento de Ciências Jurídicas

Chefe: Adrianna de Alencar Setubal Santos

Ramal: 5775

Departamento de Ciências Sociais

Chefe: Ferdinand Cavalcante Pereira             Ramal: 5780

Departamento de Economia

Chefe: Luiz Carlos Rodrigues Cruz       Ramal: 5788

Departamento de Filosofia

Chefe:  Elnora Gondim

Ramal: 5786

Departamento de Geografia e História

Chefe: Manoel Nascimento                           Ramal: 5777

Departamento de Letras

Chefe: Maria Goreth de Sousa Varão             Ramal: 5782

Departamento de Serviço Social

Chefe: Lucia Cristina dos Santos Rosa       Ramal: 5784

 

Cursos

Administração

Coordenador(a): Maria de Lourdes de Melo Salmito Mendes                    

Ramal: 5791

Ciências Contábeis

Coordenadora: Ceciane Portela Sousa                  Ramal: 5792

Ciências Econômicas

Coordenadora: Edivane de Sousa Lima               Ramal: 5789

Ciência Política

Coordenador: Raimundo Batista dos Santos Junior            

Ramal: 1692

Ciências Sociais

Coordenador(a): Ana Beatriz Martins dos

Santos Seraine    

Ramal: 5781

Direito

Coordenadora: Maria Sueli Rodrigues de Sousa               

Ramal: 5776

Filosofia

Coordenador: Jose Ricardo Barbosa Dias                            Ramal: 5787

Geografia

Coordenador: Raimundo Lenilde de Araujo                       

Ramal: 5778

História

Coordenadora: Maria do Socorro Rangel                          Ramal: 5779

Letras Inglês

Coordenador: Tiago Barbosa Souza                                     Ramal: 5783

Letras Língua Portuguesa

Coordenador: Tiago Barbosa Souza                                    Ramal: 5783

Letras - Português e Francês

Coordenador: Tiago Barbosa Souza                                     Ramal: 5783

Serviço Social

Coordenadora: Lila Cristina Xavier Luz                           Ramal: 5785

 

301 - Bacharelado em Administração

Turno: Matutino   

Carga Horária: 3.075

Duração Mínima (Semestre): 08  

Título: Administrador

 

 

302 - Bacharelado em Administração

Turno: Noturno 

Carga Horária: 3.150  

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Administrador

 

303 - Bacharelado em Ciências Contábeis

Turno: Vespertino 

Carga Horária: 3.030 

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Bacharel em Ciências Contábeis (Contador)

 

304 Bacharelado em Ciências Contábeis

Turno: Noturno  

Carga Horária: 3.030  

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Bacharel em Ciências Contábeis (Contador)

 

305 - Bacharelado em Ciências Econômicas

Turno: Vespertino e Noturno   

Carga Horária: 2.790 

Duração Mínima (Semestre): 09

Título: Bacharel em Ciências Econômicas

 

307 - Bacharelado em Ciências Sociais

Turno: Integral     Carga Horária: 2.415    Duração Mínima (Semestre): 08 Título: Bacharel em Ciências Sociais

 

308 - Bacharelado em Direito

Turno: Diurno    

Carga Horária: 3.725 

Duração Mínima (Semestre): 10

Título: Bacharel em Direito

 

309 - Bacharelado em Direito

Turno: Noturno   

Carga Horária: 3.725    

Duração Mínima (Semestre): 12

 Título: Bacharel em Direito

 

310 - Bacharelado em Serviço Social

Turno: Integral   

 Carga Horária: 3.210 

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Assistente Social

 

311 - Licenciatura em Filosofia

Turno: Integral  

Carga Horária: 2.990 

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Licenciado em Filosofia

 

312 - Licenciatura em Geografia

Turno: Vespertino 

Carga Horária: 3.200  

Duração Mínima (Semestre): 10

Título: Licenciado em Geografia

 

313 - Licenciatura em Geografia

Turno: Noturno  

Carga Horária: 3.200    

Duração Mínima (Semestre): 10

Título: Licenciado em Geografia

 

314 – Bacharelado em História

Turno: Integral

Carga Horária: 2.525

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Bacharel em História

 

315 - Licenciatura em Letras Inglês

Turno: Integral  

Carga Horária: 3.120 

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Licenciado em Letras Inglês

316 - Licenciatura em Letras – Português e Francês

Turno: Integral   

Carga Horária: 3.885  

Duração Mínima (Semestre): 10

Título: Licenciado em Letras - Português e Francês

 

317 - Licenciatura em Letras Língua Portuguesa

Turno: Integral    

Carga Horária: 3.110   

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Licenciado em Letras - Língua Portuguesa

 

318 - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa

Turno: Noturno    

Carga Horária: 3.110  

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Licenciado em Letras - Língua Portuguesa

 

         

 

Centro de Ciências da Natureza – CCN

Localização: SG 2   Bairro: Ininga   Telefone: (86)3215-5843

Diretor(a): Maria Conceição Soares Menezes Lages

Vice-diretoria: Gardene Maria de Sousa

 

Departamento de Matemática

Chefe: Jefferson Cruz dos Santos Leite              Ramal: 5835

Departamento de Física

Chefe: Cláudia Adriana de Sousa Melo             Ramal: 5833

Departamento de Química

Chefe: Edivan Carvalho Vieira                          Ramal: 5840

Departamento de Biologia

Chefe: Gardene Maria de Sousa                        Ramal: 5830

Departamento de Computação

Chefe: Raimundo Santos Moura                        Ramal: 5837

 

 

Cursos

Arqueologia

Coordenadora: Joina Freitas Borges             Ramal: 2014

Ciências da Computação

Coordenador: Ivan Saraiva Silva                     Ramal: 5837

Ciência dos Materiais

Coordenador: Edson Cavalcanti da Silva Filho            

Ramal: 2059

Ciências Biológicas (Bacharelado/ Licenciatura)

Coordenador: Adalberto Socorro da Silva                    Ramal: 5831

Ciências da Natureza

Coordenador: Rômulo José Fontenele Oliveira           

Ramal: 5945

Estatística

Coordenadora: Rita de Cassia de Lima Idalino Leão  

Ramal: 1180

Física (Bacharelado/Licenciatura)

Coordenador: Celio Aecio Medeiros Borges     

Ramal: 5834

Matemática (Bacharelado/Licenciatura)

Coordenador: Juscelino Pereira Silva                 Ramal: 5836

Química (Bacharelado/Licenciatura)

Coordenadora: Naise Mary Caldas Silva         Ramal: 5844

 

 

201 - Bacharelado em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre

Turno: Diurno 

Carga Horária: 2.700 

Duração Mínima (Semestre): 08 

Título: Arqueólogo e Conservador de Arte Rupestre

202 - Bacharelado em Ciência da Computação

Turno: Integral  

Carga Horária: 3.120  

Duração Mínima (Semestre):08 

Título: Bacharel em Ciência da Computação

203 - Bacharelado em Ciências Biológicas

Turno: Diurno  

 Carga Horária: 3.320

 Duração Mínima (Semestre): 08 

Título: Bacharel em Ciências Biológicas

204 - Bacharelado em Estatística

Turno: Noturno   

Carga Horária: 3.000  

Duração Mínima (Semestre): 08 

Título: Bacharel em Estatística

205 - Bacharelado em Física

Turno: Diurno   

Carga Horária: 2.820   

Duração Mínima (Semestre):09 

Título: Bacharel em Física

206 - Bacharelado em Matemática

Turno: Diurno  

Carga Horária: 2.565   

Duração Mínima (Semestre):08

Título: Bacharel em Matemática

207 - Bacharelado em Química

Turno: Diurno  

Carga Horária: 2.955   

Duração Mínima (Semestre): 09 

Título: Bacharel em Química

208 - Licenciatura em Ciências Biológicas

Turno: Diurno     

Carga Horária: 3.395    

Duração Mínima (Semestre): 08

 Título: Licenciado em Ciências Biológicas

209 - Licenciatura em Ciências Biológicas

Turno: Noturno    

 Carga Horária: 3.395

Duração Mínima (Semestre): 10 

Título: Licenciado em Ciências Biológicas

210 - Licenciatura em Ciências da Natureza

Turno: Noturno    

Carga Horária: 3.165 

 Duração Mínima (Semestre):10

Título: Licenciado Pleno em Ciências da Natureza

211 - Licenciatura em Física

Turno: Diurno 

 Carga Horária: 3.120

Duração Mínima (Semestre): 10

Título: Licenciado em Física

212 - Licenciatura em Física

Turno: Noturno    

Carga Horária: 3.120

Duração Mínima (Semestre): 10 

Título: Licenciado em Física

213 - Licenciatura em Matemática

Turno: Diurno   

Carga Horária: 2.940

Duração Mínima (Semestre): 08

 Título: Licenciado em Matemática

214 - Licenciatura em Matemática

Turno: Noturno  

Carga Horária: 2.940  

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Licenciado em Matemática

215 - Licenciatura em Química

Turno: Diurno  

Carga Horária: 3.155  

Duração Mínima (Semestre): 09

Título: Licenciado em Química

216 - Licenciatura em Química

Turno: Noturno  

Carga Horária: 3.155 

Duração Mínima (Semestre): 10

Título: Licenciado em Química

 

 

Centro de Ciências Agrárias – CCA

Localização: Campus da SOCOPO Telefone: (86)3215-5743

Diretor: Willams Costa Neves Vice-diretoria: Regina Lúcia Ferreira Gomes

 

Departamento de Clinica e Cirugia Veterinária

Chefe: Mônica Arrivabene                             Ramal: 5746

Departamento de Engenharia Agrícola e Solos

Chefe: Luís Alfredo Pinheiro Leal Nunes       Ramal: 5745

Departamento de Fitotecnia

Chefe: José Elivalto Guimarães Campelo         Ramal: 5747

Departamento de Morfosiologia Veterinária

Chefe: Pedro Alves Lemos Filho                      Ramal: 5748

Departamento de Planejamento e Política Agrícola

Chefe: Antônio Aécio de Carvalho Bezerra      

Ramal: 5749

Departamento de Zootecnia

Chefe: Raimundo Tomaz da Costa Filho            Ramal: 5750

 

Cursos

Engenharia Agronômica

Coordenadora: Eulália Maria Sousa Carvalho        

Ramal: 5751

Medicina Veterinária

Coordenadora: Taciana Galba da Silva Tenorio     

Ramal: 5752

 

601 - Bacharelado em Engenharia Agronômica

Turno: Integral

Carga Horária: 4.470

Duração Mínima (Semestre): 10

Título: Engenheiro Agrônomo

602 - Bacharelado em Medicina Veterinária

Turno: Diurno

Carga Horária: 4.620

Duração Mínima (Semestre): 10

Título: Médico Veterinário

Centro de Ciências da Educação – CCE

Localização: Bloco do CCE        Telefone: (86)3215-5810

Diretor: José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho                 

       Vice-diretoria: Ana Beatriz Sousa Gomes

 

Departamento de Fundamentos da Educação

Chefe: Edna Maria Magalhães do Nascimento             

 Ramal: 5920

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Chefe: Hilda Mara Lopes Araújo                          Ramal: 5921

Departamento de Música e Artes Visuais

Chefe: Odailton Aragão Aguiar                             Ramal: 5922

Departamento de Comunicação Social

Chefe: Ana Maria da Silva Rodrigues                     Ramal: 5827

 

Cursos

Comunicação Social (Jornalismo)

Coordenadora: Cristiane Portela de Carvalho              

Ramal: 5965

Moda, Design e Estilismo

Coordenador: Ascanio Wanderley Abrantes de Carvalho       

Ramal: 1809

Artes Visuais

Coordenadora: Adriana Galvao               Ramal: 5815

Música

Coordenadora: Paula Maria Aristides de Oliveira Molinari      

Ramal: 5823

Pedagogia

Coordenadora: Norma Patrícya Lopes Soares                 

Ramal: 1776

 

 

401 - Bacharelado em Comunicação Social (Jornalismo)

Turno: Integral   

Carga Horária: 3.060 

Duração Mínima (Semestre): 08 

Título: Bacharel em Comunicação Social

402 - Bacharelado em Moda (Design e Estilismo)

Turno: Noturno  

Carga Horária: 2.910

Duração Mínima (Semestre): 09 

Título: Designer da Moda

403 - Licenciatura em Artes Visuais

Turno: Integral   

Carga Horária: 3.165  

Duração Mínima (Semestre): 09

Título: Licenciado em Artes Visuais

404 - Licenciatura em Pedagogia

Turno: Matutino   

Carga Horária: 3.240

Duração Mínima (Semestre): 09

 Título: Pedagogo

405 - Licenciatura em Pedagogia

Turno: Vespertino

Carga Horária: 3.240

Duração Mínima (Semestre): 09

 Título: Pedagogo

406 - Licenciatura em Pedagogia

Turno: Noturno 

Carga Horária: 3.240   

Duração Mínima (Semestre): 09

Título: Pedagogo

407- Licenciatura em Música

Turno: Integral

Carga Horária: 3.195         

Duração Mínima (Semestre):8

Título: Licenciado em Música

 

Centro de Tecnologia – CT

Localização: Bloco do CT        Telefone: (86) 3215-5699

Diretor(a): Nícia Bezerra Formiga Leite      Vice-diretoria: Rafael Rocha Matias

 

Departamento de Construção Civil e Arquitetura

Chefe: Silvia Maria Santana Andrade Lima         

Ramal: 5716

Departamento de Estruturas

Chefe: Francisco das Chagas de Oliveira Cardoso    

Ramal: 5707

Departamento de Transportes

Chefe: Francisco Soares Barbosa        Ramal: 5706

Departamento de Recursos Hídricos e Geologia Aplicada

Chefe: Alessando Araujo Bezerra        Ramal: 5717

 

Cursos

Arquitetura e Urbanismo

Coordenadora: Maria Betânia Guerra Negreiros Furtado  

 Ramal: 5725

Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

Coordenador: Alessandro Rhadamek Alves Pereira      

Ramal: 5708

Engenharia Civil

Coordenadora: Maria de Lourdes Teixeira Moreira    

Ramal: 5726

Engenharia de Produção

Coordenadora: Maria Alice Leite de Brito      

Ramal: 2212

Engenharia Elétrica

Coordenador: Luis Gustavo Mota Souza      Ramal: 1565

Engenharia Mecânica

Coordenador: Waydson Martins Ferreira       Ramal: 1199

 

 

501 - Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo

Turno: Integral

Carga Horária: 4.215

Duração Mínima (Semestre): 10

Título: Arquiteto e Urbanista

502 - Bacharelado em Engenharia Civil

Turno: Integral   

Carga Horária: 4.005

Duração Mínima (Semestre): 10 

Título: Engenheiro Civil

503 - Bacharelado em Engenharia de Agrimensura

Turno: Integral   

Carga Horária: 3.825  

Duração Mínima (Semestre): 10  

Título: Engenheiro Agrimensor

504 - Bacharelado em Engenharia de Produção

Turno: Noturno  

 Carga Horária: 4.005  

Duração Mínima (Semestre): 10

Título: Engenheiro de Produção

505 - Bacharelado em Engenharia Elétrica

Turno: Integral   

Carga Horária: 4.170   

Duração Mínima (Semestre):10 

Título: Engenheiro Eletricista

506 - Bacharelado em Engenharia Mecânica

Turno: Integral  

 Carga Horária: 4.410   

Duração Mínima (Semestre):10

Título: Engenheiro Mecânico

 

Campus Ministro Reis Velloso – CMRV

            Localização: Reis Velloso – Parnaíba/ Piauí    Telefone: (086) 3323-5125           

Diretor: Alexandro Marinho Oliveira       Vice-diretoria: Ivanilza Moreira de Andrade

 

Departamento de Administração

Chefe: Francisco Eudes Barros               Telefone: (86) 3323-5216

Departamento de Ciências Contábeis

Chefe: Marco Antonio de Sousa Correia               Telefone: (86) 3323-5271

Departamento de Ciências Econômicas

Chefe: Moacyr Ferraz do Lago                    Telefone: (86) 3323-5924

Departamento de Pedagogia

Chefe: Maria Agerzimilia Costa                    Telefone: (86) 3323-5102

 

 

Cursos

Administração

Coordenadora: Patrícia Cantuária Cardoso de Araujo      

Telefone: (86) 3323-5274

Biomedicina

Coordenadora: Ana Carolina Fonseca Lindoso Melo    

Telefone: (86) 3323-5297

Ciências Biológicas

Coordenadora: Francilene Leonel Campos     

Telefone: (86) 3323-5402

Ciências Contábeis

Coordenadora: Rossalia Maria de Souza Silva    

Telefone: (86) 3323-5220

Ciências Econômicas

Coordenador: Jose Ribamar Pereira      Telefone: (86) 3323-5818

Engenharia de Pesca

Coordenador: Hamilton Gondim de Alencar Araripe    

Telefone: (86) 3323-5433

Fisioterapia

Coordenador: Dionis de Castro Dutra Machado        

Telefone: (86) 3323-5209

Matemática

Coordenador: Cleyton Natanael Lopes de Carvalho Cunha    

Telefone: (86) 3323-5408

Pedagogia

Coordenadora: Marly Macedo      Telefone: (86) 3315-5529

Psicologia

Coordenador: Joao Paulo Sales Macedo     Telefone: (86) 3323-5418

Bacharelado em Turismo

Coordenadora: Heidi Gracielle Kanitz            Telefone: (86) 3323-5299

 

 

701 - Bacharelado em Administração

Turno: Integral    

Carga Horária: 3.135   

Duração Mínima (Semestre): 09

Título: Administrador

702 - Bacharelado em Biomedicina

Turno: Integral  

 Carga Horária: 3.435    

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Biomédico

703 - Bacharelado em Ciências Contábeis

Turno: Integral     

Carga Horária: 3.030  

 Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Bacharel em Ciências Contábeis

704 - Bacharelado em Ciências Contábeis

Turno: Noturno    

 Carga Horária: 3.030   

Duração Mínima (Semestre): 09

 Título: Bacharel em Ciências Contábeis

705 - Bacharelado em Ciências Econômicas

Turno: Integral     

Carga Horária: 3.000   

Duração Mínima (Semestre): 09 

Título: Bacharel em Ciências Econômicas

706 - Bacharelado em Engenharia de Pesca

Turno: Diurno    

Carga Horária: 3.795    

Duração Mínima (Semestre): 10

Título: Bacharel em Engenharia de Pesca

707 - Bacharelado em Fisioterapia

Turno: Diurno    

Carga Horária: 4.590 

Duração Mínima (Semestre): 09

Título: Fisioterapeuta

708 - Bacharelado em Psicologia

Turno: Diurno   

Carga Horária: 4.125  

Duração Mínima (Semestre): 10

Título: Psicólogo

709 - Bacharelado em Turismo

Turno: Vespertino  

 Carga Horária: 3.210    

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Bacharel em Turismo

710 - Bacharelado em Turismo

Turno: Noturno    

Carga Horária: 3.210     

Duração Mínima (Semestre): 08

 Título: Bacharel em Turismo

711 – Licenciatura em Ciências Biológicas

Turno: Vespertino   

Carga Horária: 3.030   

Duração Mínima (Semestre): 09

 Título: Licenciado em Ciências Biológicas

712 – Licenciatura em Ciências Biológicas

Turno: Noturno    

Carga Horária: 3.030   

Duração Mínima (Semestre): 09

Título: Licenciado em Ciências Biológicas

713 – Licenciatura em Matemática

Turno: Vespertino   

Carga Horária: 3.075  

Duração Mínima (Semestre): 08  Título: Licenciado em Matemática

714 - Licenciatura em Matemática

Turno: Noturno     

Carga Horária: 3.075  

Duração Mínima (Semestre): 08 Título: Licenciado em Matemática

715 - Licenciatura em Pedagogia

Turno: Diurno   

Carga Horária: 3.015   

Duração Mínima (Semestre): 09 

Título: Pedagogo

 

 

Campus Professora Cinobelina Elvas – CPCE

BR 135 Km 03 Bairro: Planalto Horizonte - Bom Jesus/ PI Telefone: (089) 3562-2535

Diretor: Stelio Bezerra Pinheiro de Lima

Vice-Diretoria: Luciana Barboza Silva

 

 

Cursos

Bacharelado em Engenharia Agronômica

Coordenador: Francisco Fernandes Pereira     Telefone: (89) 3562-2109

Bacharelado em Engenharia Florestal

Coordenadora: Bruna Anair Souto Dias       Telefone: (89) 3562-2265

Bacharelado em Medicina Veterinária

Coordenador: Antônio Augusto Nascimento Machado Júnior   Telefone: (89)3562-2361

Bacharelado em Zootecnia

Coordenador: Marcos Jácome de Araújo         Telefone: (89) 3562 - 2711

Licenciatura em Ciências Biológicas

Coordenador: Joao Sammy Nery de Souza       Telefone: (89) 3562-2247

 

 

901 - Bacharelado em Engenharia Agronômica

Turno: Diurno    

Carga Horária: 4.485  

Duração Mínima (Semestre): 10

Título: Engenheiro Agrônomo

902 - Bacharelado em Engenharia Florestal

Turno: Diurno  

Carga Horária: 4245

 Duração Mínima (Semestre): 10

 Título: Engenheiro Florestal

903 - Bacharelado em Medicina Veterinária

Turno: Diurno   

Carga Horária: 4.620    

Duração Mínima (Semestre): 10

Título: Médico Veterinário

904 - Bacharelado em Zootecnia

Turno: Diurno  

 Carga Horária: 3690   

Duração Mínima (Semestre): 09

 Título: Zootecnista

905 - Licenciatura em Ciências Biológicas

Turno: Vespertino   

Carga Horária: 3.030 

Duração Mínima (Semestre): 09

 Título: Licenciado em Ciências Biológicas

906 - Licenciatura em Ciências Biológicas

Turno: Noturno     

Carga Horária: 3.030  

Duração Mínima (Semestre): 09

Título: Licenciado em Ciências Biológicas

 

Campus Senador Helvídio Nunes de Barros – CSHNB

Bairro: Junco - Picos - PI - Telefone: (089) 3422 - 4200

Diretor(a): Maria Alveni Barros Vieira

Vice-Diretoria: Francisco de Assis de Sousa Nascimento

 

Cursos

Administração

Coordenador: Gustavo Picanço Dias      Telefone: (89)3422-1087

Ciências Biológicas

Coordenador: Paulo Victor de Oliveira           Telefone: (89)3422-1024

Enfermagem

Coordenador: Mailson Fontes de Carvalho             Telefone: (89) 3422-1021

História

Coordenador: Agostinho Junior Holanda Coe   

Telefone: (89) 3422-2032

Letras

Coordenadora: Natália de Almeida Simeão  

  Telefone: (89) 3422-2052

Matemática

Coordenador: Joao Santos Andrade    Telefone: (89) 3422-1084/1043

Nutrição

Coordenadora: Danilla Michelle Costa e Silva     

Telefone: (89)3422-1018

Pedagogia

Coordenadora: Ana Carmita Bezerra de Souza  

Telefone: (89) 3422-4207

Sistemas de Informação

Coordenadora: Patricia Medyna Lauritzen de Lucena Drumond

Telefone: (89)3422-1093

 

 

801 - Bacharelado em Administração

Turno: Diurno    

Carga Horária: 3.135   

Duração Mínima (Semestre): 09

Título: Bacharel em Administração

 

 

802 - Bacharelado em Administração

Turno: Noturno   

Carga Horária: 3.135     

Duração Mínima (Semestre):08

Título: Bacharel em Administração

 

803 - Bacharelado em Enfermagem

Turno: Diurno    

Carga Horária: 4.155

 Duração Mínima (Semestre):09 

Título: Enfermeiro

 

804 - Bacharelado em Nutrição

Turno: Diurno  

Carga Horária: 3.945  

 Duração Mínima (Semestre):09 

Título: Nutricionista

 

805 - Bacharelado em Sistemas de Informação

Turno: Diurno 

  Carga Horária: 3.075

Duração Mínima (Semestre):08

 Título: Bacharel em Sistemas de Informação

 

806 - Licenciatura em Ciências Biológicas

Turno: Vespertino    

Carga Horária: 3.030    

Duração Mínima (Semestre): 09

Título: Licenciado em Ciências Biológicas

 

807 - Licenciatura em Ciências Biológicas

Turno: Noturno   

Carga Horária: 3.030  

 Duração Mínima (Semestre): 09

Título: Licenciado em Ciências Biológicas

 

808 - Licenciatura em História

Turno: Vespertino    

 Carga Horária: 3.140  

Duração Mínima (Semestre): 09

 Título: Licenciado em História

 

809 - Licenciatura em História

Turno: Noturno   

 Carga Horária: 3.140 

  Duração Mínima (Semestre): 09

 Título: Licenciado em História

 

810 - Licenciatura em Letras

Turno: Diurno  

 Carga Horária: 3.120  

  Duração Mínima (Semestre): 08

 Título: Licenciado em Letras

 

811 - Licenciatura em Matemática

Turno: Vespertino    

Carga Horária: 2.910

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Licenciado em Matemática

 

812 - Licenciatura em Matemática

Turno: Noturno    

Carga Horária: 2.910 

 Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Licenciado em Matemática

 

813 - Licenciatura em Pedagogia

Turno: Noturno   

 Carga Horária: 3.090 

 Duração Mínima (Semestre): 10 

Título: Licenciado em Pedagogia

         

 

 

Campus Dr. Amílcar Ferreira Sobral

BR 343, Km 3,5 - Bairro: Meladão - Floriano - PI - Telefone: (089) 3522-2716

Diretor: Mauro Sergio Cruz Souza Lima  

 

Cursos

Bacharelado em Administração

Coordenador: Jairo de Carvalho Guimaraes   

 Telefone: (89) 3521-6780

Bacharelado em Enfermagem

Coordenadora: Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa    

Telefone: (89) 3522-4758

Licenciatura em Ciências Biológicas

Coordenador: Daniel Costa Fortier      Telefone: (89) 3522-2716

Licenciatura em Pedagogia

Coordenadora: Diná Souza da Silva     Telefone: (89)3521-6586

 

951 - Bacharelado em Administração

Turno: Diurno

Carga Horária: 3.210

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Bacharel em Administração

952 - Bacharelado em Administração

Turno: Noturno

Carga Horária: 3.210

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Bacharel em Administração

953 - Bacharelado em Enfermagem

Turno: Diurno

Carga Horária: 4.200

Duração Mínima (Semestre): 10

Título: Enfermeiro

954 - Licenciatura em Ciências Biológicas

Turno: Diurno

Carga Horária: 3.410

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Licenciado em Ciências Biológicas

955 - Licenciatura em Pedagogia

Turno: Diurno

Carga Horária: 3.240

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Licenciado em Pedagogia

956 - Licenciatura em Pedagogia

Turno: Noturno

Carga Horária: 3.240

Duração Mínima (Semestre): 08

Título: Licenciado em Pedagogia

 

9 – GLOSSÁRIO

Acervo – refere-se à totalidade de documentos que compõem a coleção de fontes de informação. Qualquer tipo de documento que seja fonte de informação. O Acervo pode ser destinado à pesquisa, consulta ou simplesmente à guarda.

Aluno – indivíduo que está regularmente matriculado em uma disciplina ou curso ou, ainda, que já ingressou na UFPI, embora não esteja cursando nenhuma disciplina (como casos de matrícula trancada ou de matrícula institucional).

Aluno desistente – aluno que, por sua própria decisão, pede o cancelamento da sua matrícula como aluno do curso.

Aluno desligado – aluno que, por iniciativa da instituição, e tendo em vista suas normas disciplinares, teve sua matrícula no curso cancelada.

Aluno matriculado – diz-se aquele aluno que realiza sua inscrição formal em um curso de graduação, após a apresentação de toda a documentação e cumprimento das formalidades exigidas. No caso de aluno novo, é obrigatório que tenha sido aprovado em processo seletivo.

Aluno novo – aluno que, após se submeter a processo seletivo, ingressa, pela primeira vez, em curso superior (graduação) ou pós-graduação.

Aluno portador de necessidades especiais – aluno que apresenta limitações de ordem física (auditiva, visual, mental, motora), psicológica ou emocional ou ainda os portadores de habilidades especiais ( portadores de altas habilidades).

Alteração curricular – processo que visa a realizar ajustes no currículo tendo em vista a superação de falhas e defasagens identificadas através de avaliações curriculares periódicas. É um processo diferente de reformulação curricular.

Aproveitamento de estudos – reconhecimento dos créditos de disciplina cursada em outra Instituição de Ensino Superior, mediante análise dos estudos realizados pelo aluno. Essa análise é procedida através do Departamento responsável pela disciplina, diretamente pelo(s) professor(es) que a ministra(m).

Aquisição de acervo – meio de se fazer à obtenção ou formação do acervo. Pode ser feita por compra, por permuta ou através de doações recebidas.

Áreas do conhecimento – conjunto de informações e referenciais metódicos, reunidos a partir de um dado ponto de vista, que mantêm relações de complementaridade recíproca. A classificação de áreas do conhecimento pode variar entre países ou dentro de um mesmo país, dependendo da abordagem metodológica escolhida pelo classificador. Atualmente no Brasil, a classificação mais conhecida e que tem sido utilizada para a pesquisa e pós-graduação, é a Classificação de Áreas do Conhecimento do CNPq.

Autorizado (curso/habilitação) – curso (ou habilitação) que obteve, da autoridade educacional pertinente (MEC/SESu/CNE), para as IES federais e privadas, e Conselhos Estaduais de Educação para IES públicas estaduais (ou municipais), a aprovação formal do pedido de encaminhamento feito por IES nova ou já em funcionamento. Em geral, a autorização é concedida com prazo de validade de dois anos para os cursos de duração de quatro anos e de três para os cursos com duração de cinco anos, o qual ocorrerá nova avaliação in loco do curso/habilitação por especialistas da SESu/MEC, para fins de reconhecimento.

Bacharelado – curso para obtenção do grau de bacharel. Modalidade de oferta de curso

superior de graduação que confere ao diplomado habilidades e competências num determinado campo do saber.

Bloco curricular – unidade em que se divide as disciplinas que constituem o currículo de um curso de graduação. Cada bloco curricular é formado por um grupo de disciplinas ou outras atividades que devem ser cursadas durante um período letivo. Também denominado de Período Curricular.

Carga horária – expressa a quantidade de horas de atividades acadêmicas desenvolvidas em um curso. Cada curso de graduação tem uma carga horária mínima definida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Certificado – documento formal emitido pela UFPI, assegurando que o aluno completou, com sucesso, um determinado programa de estudos superiores: curso de extensão ou curso de especialização (pós-graduação lato sensu).

Concluinte – aluno do último período do curso superior, já, portanto, apto a concluir todas as exigências acadêmicas (créditos, disciplinas, estágios, trabalhos de conclusão de curso, atividades complementares, dentre outras).

Currículo – conjunto de disciplinas e atividades de um curso a ser cumprido pelo estudante para obtenção de um certificado ou diploma e, na educação superior, possibilitando, algumas vezes, a obtenção de uma ou mais habilitações. Um aluno pode, num mesmo curso, seguir currículos diferenciados em função de diferentes modalidades da oferta (bacharelado, licenciatura, tecnológico) ou das habilitações do curso. Ao longo do tempo, um programa de formação de um curso pode sofrer alterações que leva, consequentemente, a uma reformulação do seu currículo.

Curso – uma combinação de disciplinas e atividades organizadas, em campos gerais ou

específicos do conhecimento, para atender a objetivos educacionais definidos pela Instituição, segundo diretrizes curriculares.

Curso de graduação – programa de formação de estudantes, ministrado por esta instituição de educação superior, que confere um diploma aos concluintes. É constituído por um conjunto de disciplinas e atividades organizadas, em áreas do conhecimento, para atender a objetivos educacionais definidos pela UFPI, em consonância com as diretrizes curriculares aprovadas pelo CNE. É aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio, ou equivalente, e tenham sido classificados em processo seletivo. Um curso de graduação pode oferecer uma ou mais habilitações.

Curso superior – curso ministrado pela UFPI, aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente. Compreende os cursos de graduação e de pós-graduação.

Diploma – documento legal que confere um grau acadêmico ao aluno que completou, com sucesso, um determinado programa de estudos: curso de graduação, ou programa de pós-graduação (mestrado ou doutorado). Quando expedido por Universidade, esse

diploma poderá ser por ela própria registrado em Universidade indicada pelo Conselho Nacional de Educação. O artigo 48 da LDB afirma que os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados, terão validade nacional, como prova da formação recebida por seu titular. O diploma expedido por Universidade estrangeira será revalidado por Universidade pública que tenha curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação.

Disciplina eletiva – Disciplina que dentro de um conjunto retirado previamente de outros cursos de uma mesma instituição, poderá ser escolhida pelo aluno.

Disciplinas obrigatórias – Disciplina definida a partir do currículo do curso e que deve ser cursado pro todos os alunos.

Disciplinas pedagógicas – Disciplinas que integram os cursos de formação de professores (Licenciaturas) e têm a finalidade de proporcionar o suporte necessário para a ação de ensinar.

Docente – é o professor, aquele que professa ou ensina uma ciência, uma arte, uma técnica, uma disciplina.

Educação presencial – modalidade de ensino que exige do aluno, de acordo com a legislação em vigor ou normas das instituições, um percentual mínimo de 75% de frequência às atividades didáticas (sala de aula, experimentos, estágios etc.) e presença obrigatória às avaliações.

Empréstimo (em biblioteca) – operação que permite ao usuário conduzir a obra para fora do recinto da biblioteca ou centro de informação ou documentação.

Especialização – curso de pós-graduação (lato sensu) em área específica do conhecimento que, segundo o Parecer CNE/CES n° 617/99, deve ter duração mínima de 360 horas (não computando o tempo de estudo individual ou em grupo sem assistência docente e nem destinado à elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso) e prazo mínimo de 6 meses. Pode incluir ou não o enfoque pedagógico e/ou atividades

acadêmicas.

Fluxograma de disciplinas – gráfico em que se demonstra a articulação das disciplinas e/ou atividades acadêmicas entre si.

Matriz curricular – é constituída pelas relações de interdependência e temporalidade entre as disciplinas e atividades do currículo em curso. Especifica a ordem na qual as disciplinas e atividades devem ser cursadas e realizadas pelo estudante em determinado

período de tempo (ano, semestre, trimestre, quadrimestre, etc.), além de pré-requisitos e equivalentes para cada disciplina.

Graduado – aquele que se graduou ou se diplomou em algum curso de graduação, recebendo um grau acadêmico.

Grau de bacharel – é o grau acadêmico conferido ao aluno que concluiu curso que oferta à modalidade bacharelado.

Histórico escolar – documento que registra o desempenho de um indivíduo durante um

curso realizado, considerando as disciplinas cursadas e respectivas cargas horárias e/ou créditos, as notas ou menções conseguidas, a quantidade de presenças e de faltas e os resultados parciais e final e os estágios realizados.

Matrícula curricular – matrícula do aluno nas atividades didáticas do seu curso: disciplinas, estágio, trabalho de campo, monografia, dentre outras, e que, nos cursos presenciais, exige a presença física do aluno no mínimo, de 75% dessas atividades. Em geral as IES exigem também um mínimo de disciplinas e carga horária semanal que o aluno deverá cursar, não se aplicando essa exigência aos alunos que estão no último período para a conclusão do curso.

Matriz Institucional – tipo de matrícula que permite ao aluno manter o vínculo com a UFPI, conservando sua vaga no curso, mas sem estar cursando qualquer disciplina ou realizando atividades didáticas do curso, como estágio, trabalho de campo, monografia, dentre outras. Em algumas IES públicas, a matrícula institucional só pode ser efetuada mediante algumas condições e pro prazo determinado, que variam de instituição para instituição. Em geral, essa matrícula deve ser renovada periodicamente.

Processo seletivo – condição exigida pela Lei n° 9.394/96 para ingresso na educação superior, constituindo-se numa nova avaliação a que deverá se submeter o aluno que tenha concluído o ensino médio ou equivalente. Na UFPI, o processo seletivo se faz

através do Exame Vestibular, a partir do ano de 2001, através do Programa Seriado de Ingresso na Universidade – PSIU, criado pela Resolução n° 077/2000 – CEPEX que possibilita o ingresso de alunos nos Cursos de Graduação da UFPI, através de uma avaliação gradativa e seriada realizada ao longo de um triênio.

Reconhecimento – curso superior (ou habilitação) que, após transcorridos dois a três anos da sua criação ou autorização, concedida por tempo limitado, obteve aprovação após processo de reavaliação.

Recredenciada – IES que, após cinco anos da sua criação e mediante processo de avaliação por comissão de especialistas da SESu, obteve aprovação. Para as IES do sistema federal, é estabelecida em ato do poder público federal, do qual constará o prazo de validade, a localização da sede e, se for o caso, dos campi fora da sede.

Rede de comutação bibliográfica – rede de bibliotecas que trocam informações e/ou

serviços entre si.

 

Regime semestral – distribuição de atividades e disciplinas de um curso durante o período de um semestre letivo, representado por 100 (cem) dias de trabalho escolar efetivo.

Serviço de pesquisa bibliográfica – serviço executado por bibliotecários especializados, mediante exame, avaliação e síntese da informação reunida de fontes escritas e gravadas.

Serviço de reserva – serviço mediante o qual se realiza a reserva de determinada obra que não se encontra disponível, naquele momento, para o empréstimo.

Terminais de consulta – computadores que permitem consulta à base de dados da biblioteca ou centro de documentação/informação. Unidade de acesso a um computador distante que permite o envio de informações ou de ordens e a recepção de mensagens e de respostas.

Trancamento de disciplina – suspensão, requerida pelo aluno, de matrícula em disciplina, sem prejuízo da matrícula nas demais disciplinas.

Trancamento de Matrícula – suspensão requerida pelo aluno, de todas as suas atividades acadêmicas, sem perda de vínculo regular com a UFPI, concedida sem necessidade de apresentação de justificativa e documentação comprobatória, para até 02(dois) períodos letivos, consecutivos ou não, a partir do 2° período do aluno na Instituição.

Transferência – ato de matrícula de um aluno em um curso e/ou instituição diferente do(a) qual o mesmo foi originariamente admitido. No caso de transferência ex-ofício ou quando a instituição de destino não tem o mesmo curso da instituição de origem, é possível a transferência para um curso diferente da mesma área ou área afim.

Transferência ex-offício – transferência de um aluno para outra instituição, no mesmo curso ou em curso de área afim (quando a instituição de destino não tiver o mesmo curso da instituição de origem), de funcionário público civil ou militar (dele próprio, de seu cônjuge ou filhos) transferido, a serviço, para outro estado ou município. A transferência ex-officio é regulamentada em legislação específica e a matrícula do aluno no novo curso far-se-á independentemente da existência de vagas.

Unidade de atividade didática – unidade que define a medida do trabalho escolar no regime acadêmico flexível. Funciona como unidade da contabilidade acadêmica sendo traduzido pela quantidade de horas-aula. Por convenção estabeleceu-se que: um crédito equivale a quinze horas-aula; a quantidade de créditos de uma disciplina define sua carga horária semanal. Assim, uma disciplina de cinco créditos, terá cinco horas semanais; uma de quatro créditos, terá quatro horas semanais e assim, por diante.

Vagas – quantidade de lugares destinados para ingresso de alunos em um curso superior, determinado para cada processo seletivo a ser realizado durante um ano, de acordo com o documento de criação ou autorização do curso.

 

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.