Brasil Brasil Brasil

Programa de Educação Tutorial

 

- PET Serviço Social

O PET de Serviço Social foi criado em 2009, disponibilizando inicialmente, seis bolsas e mais duas vagas para alunos voluntários. Atualmente 13 alunos estão inseridos no Programa, sendo 12 com bolsas e uma voluntária.

O Programa propicia, aos alunos participantes, a realização de atividades extracurriculares complementares à formação acadêmica. É um programa de educação voltado ao fortalecimento da graduação, criando um espaço de debates e atividades que proporcionem aos bolsistas e demais alunos um aprendizado critico, amplo e de qualidade, pautado na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Em abril deste ano foi aprovado o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde-Pet saúde, relativa ao edital ms/sgtes n0 24, de 15 de dezembro de 2011. o resultado foi publicado no último dia 04 de abril de 2012, no diário oficial da união.

Os principais objetivos do PET-SAÚDE são oportunizar o desenvolvimento docente e a discussão/implantação das diretrizes curriculares. Dinamizar e fortalecer a aproximação/inserção/integração do  ensino,  com os serviços públicos de saúde.

- PET SAÚDE

O PET SAÙDE/UFPI é sub-projeto do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) articulado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), lançado pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), com vistas a fomentar grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o serviço público de saúde caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e formação de estudantes de cursos de graduação da área da saúde.

Os recursos destinados ao financiamento do projeto (Pró-Saúde) serão custeados pela programação orçamentária do Ministério da Saúde, efetivadas por meio de convênios e/ou outros instrumentos congêneres na forma do Decreto nº 6.170, de 25/07/2007 e Portaria Interministerial no 507, de 24/11/2011.

Constam dos OBJETIVOS do PET/SAÙDE:

  • Reorientar a formação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença.

  • Fomentar grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o serviço público de saúde caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e formação de estudantes de cursos de graduação da área da saúde.

  • Apresentar como perspectiva a qualificação da atenção e a inserção das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas IES.

O PRO-SAÙDE/UFPI teve início em setembro de 2012 e o curso de serviço social integra o PET SAÙDE juntamente com os cursos de medicina, enfermagem, odontologia educação física e nutrição, com a participação de sete alunas (quatro bolsistas e três voluntárias) e uma professora tutora.

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.