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Competências e habilidades esperadas

Fundamentados na Lei nº 8.662, de 07 de junho de 1993, que regulamenta a profissão de Assistente Social, nas diretrizes gerais para o curso de Serviço Social (ABESS/CEDEPSS, 1996) e na Resolução CFESS 273/93, de 13 de março de 1993, que institui o Código de Ética Profissional, as competências e habilidades requeridas dos egressos do curso de Serviço Social são:

-  Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos concernentes aos âmbitos de atuação do Serviço Social;

-   Encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e a população no sentido de identificar e mobilizar recursos e de fazer uso dos mesmos;

-   Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta ou indireta, empresas privadas, ONG’s e outras entidades;

-   Realizar estudos sócio-econômicos para fins de benefícios e serviços sociais;

-    Realizar pesquisas e estudos sócio-econômicos para identificar necessidades sociais que subsidiem a formulação de políticas;

-    Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre a área de Serviço Social;

-    Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;

-    Formular e operacionalizar políticas sociais;

-    Planejar e organizar pesquisas, investigar, estudar e atuar junto à questão social e suas conseqüências na sociedade, procurando contribuir na análise da realidade social, para subsidiar a atuação profissional e outros processos interventivos e para enriquecer a produção de conhecimento na área de Serviço Social e similares;

-    Atuar nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para o seu enfrentamento;

-    Formular, implementar e avaliar políticas sociais, bem como formação e gestão de pessoas;

-    Assessorar e apoiar os movimentos e grupos sociais populares no exercício, defesa e conquista dos seus direitos.

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