Brasil Brasil Brasil

Notícias

Matrículas Abertas PTIA

Matrículas Abertas PTIA

15/02/2013 14:37

MATRICULAS DO P.TIA PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013

            O Programa Terceira Idade em Ação (P.TIA), da Universidade Federal do Piauí, realizará no período de 19 a 22 de fevereiro de 2013, no horário de 08h30min às 11h30min, na sala 358 do Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL, as matrículas para os cursos que serão ofertados para o primeiro semestre de 2013.

            Poderão se matricular pessoas com idade a partir de 50 anos. Os interessados deverão se dirigir ao CCHL nos dias e horários acima indicados levando documento de identidade. Os interessados deverão se matricular no mínimo em dois cursos. Por cada curso pagará uma taxa de R$ 10,00(dez reais) no ato da matrícula. Para o curso de Hidroginástica será exigido no ato da matrícula, atestado médico indicando que o candidato está apto a fazer atividade física e uma taxa de R$ 20,00 que será repassada para a ADUFPI, para o pagamento da avaliação física inicial. Todos os cursos serão oferecidos no turno da manhã, nos horários de 08h30min às 10h e de 10h às 11h30min. 

            Serão oferecidos para o 1° semestre de 2013, os seguintes cursos: Hidroginástica, Biodança, Capoterapia, Dança de Salão, Informática, Nutrição Saúde e Envelhecimento, Nutrição e Gastronomia, Promoção de Saúde, Memória na Vida Adulta e Senescência, Envelhecimento e Família, Culturas Regionais, Música Popular Brasileira e Encontro de Gerações, Espiritualidade no Processo de Envelhecer, Leitura e Produção de Textos, Oficina de Pintura em Tela, Oficina de Bordados. Maiores informações na página do P.TIA:www.ufpi.br/ptia ou no telefone: 3215-5784(Departamento de Serviço Social).

Confira aqui os resumos dos cursos oferecidos

Confira aqui o resumo do curso de Nutrição

 

PROGRAMA TERCEIRA IDADE EM AÇÃO

          O Programa Terceira Idade em Ação (P.TIA) é um programa extensionista de educação permanente da Universidade Federal do Piauí, dirigido a pessoas com 50 anos de idade e mais. Organizado no formato de universidade aberta à terceira idade oportuniza à pessoa idosa adquirir e ampliar seu universo de conhecimentos, através do desenvolvimento de ações de caráter socioeducativo e artístico-cultural, que se materializam na construção do envelhecimento ativo e saudável. Dessa forma, favorece o autocuidado com a saúde, a integração de gerações, a participação plena da pessoa idosa, sempre na perspectiva da promoção da saúde, do bem-estar físico e mental, do exercício da cidadania e da inclusão social.

         As ações do Programa se justificam pela necessidade de se desenvolver atividades de extensão universitária que atendam às exigências do atual contexto sociopolítico da pessoa idosa, no sentido de contribuir para a superação dos problemas pertinentes a essa faixa etária e elevar a autoestima daqueles que dantes não tiveram oportunidade de participar do processo de desenvolvimento social. Nesse contexto, o P.TIA está ancorado na visão integral do indivíduo, cujo desenvolvimento pessoal, político e social depende da evolução de suas capacidades, potencialidades e aspirações e do aprender cotidianamente para uma atualização contínua, em todo o curso de vida. 

A educação se apresenta, nesse contexto, com a possibilidade de ampliar a participação dos idosos no convívio familiar e na vida social e cultural de seu cotidiano, visando a melhoria nas relações interpessoais e da qualidade de vida, constituindo-se em uma alternativa de reinserção social, oportunizando a (re)integração daqueles que se encontram à margem do desenvolvimento.

         As práticas educacionais desenvolvidas no P.TIA, permitem a atuação de profissionais das várias áreas do conhecimento, considerando que o envelhecimento é um processo complexo e multifatorial que necessita de um olhar inter e multidisciplinar, proporcionando a esses profissionais, espaço para adquirir o conhecimento cientifico da realidade da pessoa idosa através do contato mais direto com a temática do envelhecimento, bem como  troca de experiências e utilização de metodologias adaptadas ao público idoso. Proporcionam também, contribuição significativa na formação de estudantes (bolsistas, estagiários e monitores), que adquiriram uma base sólida para desenvolver qualquer atividade na área do envelhecimento, além de favorecer a atribuição de créditos e permitir o desenvolvimento de atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

 

 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.