Brasil Brasil Brasil

Dissertações Completas de 2016

01. ’MANOBRAS’ EDUCATIVAS: sociopoetizando o aprender em movimento com skatistas do litoral do Piauí (19.02.2016)
Autora: KRÍCIA DE SOUSA SILVA [baixar]

02. O DIAGNÓSTICO E A ESCOLARIZAÇÃO: OS SENTIDOS SUBJETIVOS CONSTITUÍDOS POR MÃES DE ALUNOS COM AUTISMO (22.02.2016)
Autora: DEBORAH LAURIANE DA SILVA SOUSA [baixar]

03. ENTRE VERSOS E VIOLAS: história e memória do Projeto Cordel nas escolas (1990-2007) (23.02.2016)
Autora: AMANDA RIBEIRO DA SILVA [baixar]

04. O ENSINO PRIMÁRIO PIAUIENSE NOS ANOS DE 1930 A 1940: o currículo como fonte de renovação da instituição pública (24.02.2016)
Autora: VILMARA DA SILVA [baixar]

05. O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: narratividade de crianças (24.02.2016)
Autora: ANA LUIZA FLORIANO DE MOURA [baixar]

06. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: interfaces com a prática docente (25.02.2016)
Autora: FRANCISCA JELMA DA CRUZ SOUSA [baixar]

07. FORMAÇÃO CONTINUADA: a escola de ensino fundamental como espaço e tempo de produção de saberes e aprendizagens compartilhadas (25.02.2016)
Autora: HAÊDE GOMES SILVA [baixar]

08. A REFLEXÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: dos desafios e das possibilidades (25.02.2016)
Autora: ERINEIDE CUNHA DE SOUSA [baixar]

09. O PRONATEC NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: da dualidade estrutural à mercantilização da qualificação profissional (26.02.2016)
Autora: MARIA LUZIRENE OLIVEIRA DO NASCIMENTO [baixar]

10. OS SABERES E FAZERES DA PRÁTICA DO GESTOR: desafios para construção da gestão democrática na escola pública (26.02.2016)
Autora: KELY-ANEE DE OLIVEIRA NASCIMENTO [baixar]

11. A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSORALIDADE DO BACHAREL DOCENTE: o aprender a ensinar na educação superior (26.02.2016)
Autor: LUIZ EDUARDO DAS NEVES SILVA [baixar]

12. LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS: dilemas vivenciados no processo de formação inicial e a constituição do ser professor (26.02.2016)
Autora: CARLA TERESA DA COSTA PEDROSA [baixar]

13. ARTICULAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: experiências e sentidos dos professores nas licenciaturas do Instituto Federal do Piauí (26.02.2016)
Autora: ROSIMEYRE VIEIRA DA SILVA [baixar]

14. A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E SUA INTERFACE COM O CURRICULO (27.02.2016)
Autora: ANNE CAROLINE SOARES DOURADO [baixar]

15. ARTICULAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: experiências e sentidos dos professores nas licenciaturas do Instituto Federal do Piauí (29.02.2016)
Autor: LUCIVANDO RIBEIRO MARTINS [baixar]

16. ARTICULAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA PRÁTICA DOCENTE: experiências e sentidos dos professores nas licenciaturas do Instituto Federal do Piauí (29.02.2016)
Autora: CARLA DAIANE ALENCAR MENDES [baixar]

17. EXPERIÊNCIAS DE RACISMO VIVENCIADAS POR TRÊS PROFESSORES AFRODESCENDENTES (27.04.2016)
Autor: CLÁUDIO JOSÉ ARAÚJO SILVA [baixar]

18. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA QUALIDADE DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR PARTILHADAS POR ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (20.06.2016)
Autor: JOSÉ FERREIRA DA SILVA JÚNIOR [baixar]

19. SIGNIFICADOS E SENTIDOS CONSTITUÍDOS POR PROFESSORES SOBRE O APRENDER A ENSINAR E QUE MEDEIAM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA (24.06.2016)
Autora: SUELI MARIA DE SOUSA [baixar]

20. CAMINHO DAS PEDRAS EM ESPIRAL: mosaico dos significados e sentidos de ensinar artes visuais (25.06.2016)
Autora: ROSALINA DE SOUZA ROCHA DA SILVA [baixar]

21.  O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E O PROGRAMA NACIONAL DE ENSINO TÉCNICO E EMPREGO EM TERESINA-PIAUÍ: contribuem para a autonomia de mulheres do bairro Santo Antonio? (12.07.2016)
Autora: LISIANY DANTAS LOPES TEIXEIRA [baixar]

22.  PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES (28.07.2016)
Autora: EDILMA MENDES RODRIGUES GONÇALVES [baixar]

23.  DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS JOVENS DE 15 A 17 ANOS: desafios da prática docente na escola de tempo integral (28.07.2016)
Autora: RAQUEL MARIA DA CONCEIÇÃO MARQUES [baixar]

24.  TRAVESSIA COLABORATIVA: os significados e sentidos de docência e sua relação com as necessidade formativas dos professores do IFMA-Campus Caxias (29.07.2016)
Autora: JOSIANE SOUSA COSTA DE OLIVEIRA [baixar]

25.  VOZES AFRODESCENTES: o que contam alguns(mas) estudantes da UFPI sobre seus encontros memoráveis com programas de ações afirmativas? (03.08.2016)
Autora: ELISIENE BORGES LEAL [baixar]

26.  ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE ALDEIAS ALTAS, ESTADO DO MARANHÃO (03.08.2016)
Autora: SILVIA MARIA OLIVEIRA DE SOUZA [baixar]

27.  RELAÇÕES RACIAIS E DISCRIMINAÇÃO NA ESCOLA: uma prática educativa emancipatória em construção? (04.08.2016)
Autora: VÂNIA SEBASTIANA MACÊDO DE OLIVEIRA [baixar]

28. PLANEJAMENTO DE ENSINO E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE: necessidades produzidas por professores nos anos finais do ensino fundamental de uma escola particular de Parnaíba-PI (30.08.2016)
Autora: MÁRCIA RIBEIRO SILVA FERNANDES [baixar]

29. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: entrelaces com a prática pedagógica (29.09.2016)
Autor: DEYVIS DOS SANTOS COSTA DE CASTRO [baixar]

30.  REMUNERAÇÃO E CARREIRA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O IMPACTO DA LEI DO PISO NA REDE ESTADUAL DO PIAUÍ NO PERÍODO DE 2008 A 2014 (27.10.2016)
Autora: MARINA GLEIKA FELIPE SOARES [baixar]

31.  PRÁTICA DOCENTE EXITOSA COMO CONTEXTO SEMÂNTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: INTERFACES ENTRE O SABER TÉCNICO E O SABER PEDAGÓGICO (11.11.2016)
Autora: MARIA RITA BARBOSA DE SOUSA [baixar]

32. O ENSINO PRIMÁRIO NOTURNO NAS REFORMAS EDUCACIONAIS NO PIAUÍ (1871-1933) (06.12.2016)
Autora: CLEIDIANE DE CARVALHO PEREIRA [baixar]

33. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO CEAD/UFPI (22.12.2016)
Autora: ÁGATA LAISA LAREMBERG ALVES CAVALCANTI [baixar]
 

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.