Brasil Brasil Brasil

GT-01 - VI Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI - 2010

GT 01 – Formação de professores

 

1 - O POLÍTICO COMO ELEMENTO INTRÍNSECO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR
Autoras: Simone de Jesus Sena da Silva Sousa / Carmen Lúcia de Oliveira Cabral    

2 - HISTÓRIAS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA
Autora: Georgina Quaresma Lustosa    

3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES: UMA ANÁLISE DE UM PROJETO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TERESINA-PI
Autores: Eridan Pires Conde Rocha / Érica Pires Conde    

4 - A FORMAÇÃO DO EDUCADOR SOCIAL ATUANTE NO ESPAÇO RUA: CONTRIBUIÇÕES DE FREIRE, APPLE E GIROUX
Autor: Pedro Pereira dos Santos     

5 - A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI: A VISÃO DOS DISCENTES
Autoras: Patrícia Lopes Melo/Carmen Lúcia de Oliveira Cabral   

6 - A FORMAÇÃO INICIAL E O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: RELATOS DE EGRESSOS LICENCIADOS EM MATEMÁTICA
Autores: Neuton Alves de Araújo Calaça /José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho 
  
7 - A IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUA INTERAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
Autora: Nádia Regina Sousa Magalhães     

8 - A PESQUISA NARRATIVA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE
Autoras: Lidenora de Araujo Cunha/Bárbara Maria Macêdo Mendes   

9 - AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA RACIONALIDADE COMUNICATIVA DE HABERMANS AO PROCESSO EDUCACIONAL
Autoras: Cristiana Barra Teixeira/Maria Luiza Santos Gama    

10 - AS NARRATIVAS E OS DIÁRIOS DE FORMAÇÃO: CAMINHOS POSSÍVEIS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Autores: Elizangela Fernandes Martins /Lilia Cristiana Lopes de Carvalho / Milene Martins/ Maria Vilani Cosme De Carvalho

11 - AS PERSPECTIVAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA UFPI
Autora: Antonia Dalva França Carvalho
    
12 - AUTOBIOGRAFIA E FORMAÇÃO DOCENTE: CAMINHOS E PERSPECTIVAS PARA PRÁTICA REFLEXIVA
Autores: Antonina Mendes Feitosa Soares / José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho    

13 - EDUCAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO: FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO NO ENSINO DA ENFERMAGEM E NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Autores: José Arnaldo Moreira de Carvalho Júnior / Daniel Pereira Barbosa   

14 - ESTUDO DE CASO NA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO: UMA METODOLOGIA
Autoras: Adélia Meireles de Deus / Djanira do Espírito Santo Lopes Cunha / Emanoela Moreira Maciel

15 - ETNOGRAFIA E PESQUISA QUALITATIVA: APONTAMENTOS SOBRE UM CAMINHO METODOLÓGICO DE INVESTIGAÇÃO
Autoras: Maria Oneide Lino da Silva /Sandra Suely Oliveira / Vanderléa Andrade Pereira / Maria da Glória Soares Barbosa Lima  

16 - FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES DOS ANOSINICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA-PI
Autoras: Adélia Meireles de Deus / Bárbara Maria Macedo Mendes   

17 - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LI: BUSCANDO UM DIÁLOGO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Autor: Leonardo Davi Gomes de Castro Oliveira    

18 - FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADES CULTURAIS: UMA OLHAR PARA O CONTEXTO DAS ESCOLAS DO CAMPO 
Autor: Elmo de Souza Lima
   
19 - FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: REVELAÇÕES A PARTIR DE HISTÓRIAS DE VIDA
Autores: Maria Goreti da Silva Sousa/José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho
  
20 - FORMAÇÃO INICIAL: NECESSIDADES FORMATIVAS DAS PROFESSORAS
Autora: Maria Ozita de Araújo Albuquerque

21 - MEDIANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM: A CONTRIBUIÇÃO DO JOGO “EVOLUINDO SAÚDE” NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor: Leonardo Davi Gomes de Castro Oliveira

22 - NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: INTERFACES COM A PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores: Francisco das Chagas Rodrigues da Silva/ Sidclay Ferreira Maia   

23 - NARRATIVAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES FORMATIVAS E INVESTIGATIVAS
Autora: Maria do Rosário de Fátima Vieira Da Silva/Maria Lemos da Costa   

24 - O DESENVOLVIMENTO DA REFLEXIVIDADE E AS AÇÕES QUE CONDUZEM À FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO-CRÍTICO Autoras: Janaina Gomes Viana de Souza / Maria Luiza Santos Gama   

25- O PARADIGMA DO PROFESSOR PESQUISADOR CRÍTICO E REFLEXIVO NO ENSINO DE QUÍMICA
Autores: Maria de Fátima Cardoso Soares/José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho
   
26 - TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS
Autoras: Diane Mendes Feitosa/Djanira do Espírito Santo Lopes Cunha   

27 - O PROFESSOR COMO AGENTE PRINCIPAL DA MUDANÇA DE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autora: Cristiana Barra Teixeira 
  
28 - FORMAÇÃO DOCENTE: A PRODUÇÃO DE SABERES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autor: Raimundo Dutra de Araújo 
   
29 - A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO MEDIADOR DIDÁTICO CONCEITUAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS 
Autora: Lúcia Helena Bezerra Ferreira
   
30 - A FORMAÇÃO CONTÍNUA: REFLEXÃO SOBRE AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO  DOS  PROFESSORES E SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Autoras: Maria Oneide Lino da Silva / Carmen Lúcia de Oliveira Cabral    

31 - PROFESSORAS EM CONSTRUÇÃO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOCENTE DE ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI
Autoras: Eliana de Sousa Alencar Marques / Maria Solange Rocha da Silva Jaciara de Oliveira Machado / Lucelina Vieira Costa

32 - FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: PERSPECTIVAS PARA EDUCAÇÃO DO MEIO RURAL
Autoras: Maria Lemos da Costa / Carmen Lúcia de Oliveira Cabral   

33 - DUPLA ESTIMULAÇÃO: REFLEXÃO E COLABORAÇÃO NO APRENDIZADO DA PROFISSÃO DE PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Autora: Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina     

34 - OS PROFESSORES DO CAMPO E A SUA FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS SUJEITOS DA PESQUISA
Autor: Baltazar Campos Cortez   
 
35 - A PRÁTICA DOCENTE EM QUÍMICA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: ELEMENTOS PARA CARACTERIZAÇÃO
Autores: Maria de Fátima Cardoso Soares / José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho  

36 - OS SENTIDOS DA INCLUSÃO ESCOLAR: A VISÃO DAS PROFESSORAS DO ENSINO REGULAR
Autora: Cristina Cardoso de Araujo

 

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.