Linguagens, Educação e Sociedade nº. 17
Linguagens, Educação e Sociedade Teresina n. 17 1 - 122 jul./dez. 2007 (ISSN: 1518 - 0743)
Sumário
EDITORIAL | 07 |
ARTIGOS | |
- CURRÍCULO: QUE CONTEÚDOS SÃO ENSINADOS E APRENDIDOS? * Maria Salonilde Ferreira |
09 |
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA * Clícia Bührer Martins e Mary Ângela Teixeira Brandalise |
21 |
- PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS... * Antonia Edna Brito |
29 |
- A (IN) SATISFAÇÃO DE SER PROFESSOR: SABERES MOBILIZADOS NA PRÁTICA DOCENTE * Alessandra de Macedo Monteiro, Luciana de Sousa Lima Soares |
39 |
- APRENDIZAGEM COOPERATIVA: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES? * Marilia Gabriela de Menezes, Rejane Martins Novais Barbosa e Zélia Maria Soares Jófili |
51 |
- ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS * Maria das Graças Porto Pires, Margareth Correia Fagundes Costa e Lúcia Gracia Ferreira |
63 |
- HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ALFABETIZADORA * Terezinha Gomes da Silva |
73 |
RESENHAS | |
- Educação, práticas socioeducativas e formação de professores - IBIAPINA, Ivana Maria L. de M. e CARVALHO, Maria Vilani C. (Orgs.). * Maria da Glória Soares Barbosa Lima |
90 |
- Educação e emancipação - ADORNO, Theodor W. * Renata Cristina da Cunha |
95 |
- A Ordem do Discurso - FOUCAULT, Michel * Vanessa Hidd Basílio |
100 |
RESUMOS - O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: vozes de professoras alfabetizadoras * Terezinha Gomes da Silva - PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: a reflexão crítica como mediadora do saber, do saber-ser e do saber-fazer * Hostiza Machado Vieira - TECENDO SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO SUPERVISOR ESCOLAR * Marinalva Veras Medeiros - GÊNERO E PRÁTICA DOCENTE NO TEMPO E NO ESPAÇO DE CLASSES MULTISSERIADAS: ENCANTOS E DESENCANTOS DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA ZONA RURAL DE TERESINA - PIAUÍ * Joana D’Arc Socorro Alexandrino de Araújo - A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA * Vilma Lages Lopes da Silva - DESAFIOS DA CONVIVÊNCIA NO ESPAÇO EDUCACIONAL INCLUSIVO: um estudo de caso etnográfico sobre a deficiência visual * Sandra Lima de Vasconcelos Ramos - CONCEPÇÕES DE SEXUALIDADE MANIFESTADAS NAS VOZES DE ATORES E ATRIZES NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA: um desvelar das faces ocultas * Francisca Carla Silva de Melo Pereira - A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE 1ª A 4ª SÉRIE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA * Fernanda Antônia Barbosa da Mota - DE TAMBORIL A ISAÍAS COELHO: A EDUCAÇÃO DOS MESTRES-ESCOLA AO GRUPO ESCOLAR (1935 A 1970) * Welbert Feitosa Pinheiro |
106 |
- Instruções para o envio de trabalhos - Permunta - Assinatura |
117 |
© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525,
comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.