Brasil Brasil Brasil

Linguagens, Educação e Sociedade nº. 17

Linguagens, Educação e Sociedade Teresina n. 17 1 - 122 jul./dez. 2007  (ISSN: 1518 - 0743)

Sumário

 

EDITORIAL 07
ARTIGOS  
- CURRÍCULO: QUE CONTEÚDOS SÃO ENSINADOS E APRENDIDOS?

* Maria Salonilde Ferreira
09
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO
PROFISSIONAL E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

* Clícia Bührer Martins e Mary Ângela Teixeira Brandalise
21
- PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES...
NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS...

* Antonia Edna Brito
29
- A (IN) SATISFAÇÃO DE SER PROFESSOR: SABERES MOBILIZADOS NA PRÁTICA
DOCENTE

* Alessandra de Macedo Monteiro, Luciana de Sousa Lima Soares
39
- APRENDIZAGEM COOPERATIVA: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES?

* Marilia Gabriela de Menezes, Rejane Martins Novais Barbosa e Zélia Maria Soares Jófili
51
- ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

* Maria das Graças Porto Pires, Margareth Correia Fagundes Costa e Lúcia Gracia Ferreira
63
- HISTÓRIAS QUE SE IGUALAM E SE DIFERENCIAM NA CONSTRUÇÃO DA
IDENTIDADE ALFABETIZADORA

* Terezinha Gomes da Silva
73
RESENHAS  
- Educação, práticas socioeducativas e formação de professores - IBIAPINA, Ivana Maria L. de M. e CARVALHO, Maria Vilani C. (Orgs.).

* Maria da Glória Soares Barbosa Lima
90
- Educação e emancipação - ADORNO, Theodor W.

* Renata Cristina da Cunha
95
- A Ordem do Discurso - FOUCAULT, Michel

* Vanessa Hidd Basílio
100
RESUMOS

- O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: vozes de professoras alfabetizadoras

* Terezinha Gomes da Silva

- PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: a reflexão crítica como mediadora do saber, do saber-ser e do saber-fazer

* Hostiza Machado Vieira

- TECENDO SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO
SUPERVISOR ESCOLAR

* Marinalva Veras Medeiros

- GÊNERO E PRÁTICA DOCENTE NO TEMPO E NO ESPAÇO DE CLASSES MULTISSERIADAS: ENCANTOS E DESENCANTOS DE PROFESSORAS E PROFESSORES DA ZONA RURAL DE TERESINA - PIAUÍ

* Joana D’Arc Socorro Alexandrino de Araújo

- A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA NO
CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

* Vilma Lages Lopes da Silva

- DESAFIOS DA CONVIVÊNCIA NO ESPAÇO EDUCACIONAL INCLUSIVO: um estudo
de caso etnográfico sobre a deficiência visual

* Sandra Lima de Vasconcelos Ramos

- CONCEPÇÕES DE SEXUALIDADE MANIFESTADAS NAS VOZES DE ATORES E ATRIZES NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA: um desvelar das faces ocultas

* Francisca Carla Silva de Melo Pereira

- A FORMAÇÃO CONTINUADA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE 1ª A 4ª SÉRIE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE TERESINA

* Fernanda Antônia Barbosa da Mota

- DE TAMBORIL A ISAÍAS COELHO: A EDUCAÇÃO DOS MESTRES-ESCOLA AO GRUPO
ESCOLAR (1935 A 1970)

* Welbert Feitosa Pinheiro
106
- Instruções para o envio de trabalhos
- Permunta
- Assinatura
117

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.