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Projeto de Pesquisa 15


15 -PROJETO PROCAD 01/2007: Rede de significados e sentidos: relações com práticas emancipatórias na educação superior

Início: 2008
Linha de Pesquisa: Ensino, formação de professores e práticas pedagógicas

Descrição: Este projeto está financiado pelo Programa CAPES - PROCAD e propõe a constituição de redes de cooperação que articulem as atividades de estudo e de pesquisa no contexto da pós-graduação entre a UFPI, a UFRN e a UNB. Compreendendo que esse investimento inclui repensar o currículo, o trabalho pedagógico e as práticas de inclusão escolar, propomos a realizada de pesquisas que atendam às demandas dessas áreas educativas, bem como contribuam para repensar o trabalho e a formação docente. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa é Investigar como os sentidos e os significados internalizados na formação e no trabalho docente promovem práticas emancipatórias na escola. De forma específica, pretendemos: Identificar como os significados compartilhados na formação e no trabalho docente atendem às necessidades dos professores e das instituições escolares; Identificar sentidos internalizados e significados compartilhados nos currículos escolares e nos discursos docentes que denotem práticas inclusivas, colaborativas, reflexivas, críticas e criativas; Identificar os sentidos preentes nos currículos escolares e no discurso sobre o trabalho pedagógico que denotem práticas emancipatórias; Verificar de que forma os sentidos e os significados produzidos na escola contribuem para a constituição de cidadãos críticos. A fundamentação teórico-metodológica está sustentada nos pressupostos da abordagem histórico-cultural, em especial nos estudos de Vigotski (1993, 2000, 2001), Luria (1994, 2001), Kopnin (1978), Davidov (1988), Rubinstein (1977, 1978) e Leontiev (1978, 1988), entre outros. A metodologia foi organizada em três momentos (não-lineares): reflexão, análise e socialização. Os momentos citados são desdobrados da seguinte forma: a reflexão envolve as escolhas de objetivos, a organização dos procedimentos e a orientação para o campo; a análise envolve a aplicação dos procedimentos e a sistematização dos sentidos construídos e dos significados compartilhados e a socialização envol.

Equipe:

  • Maria Salonilde Ferreira - Integrante /
  • Márcia Maria Gurgel Ribeiro - Integrante /
  • Auricélia da Silva Oliveira - Integrante /
  • Maria Vilani Cosme de Carvalhol - Integrante / Rosália de Fátima e Silva - Integrante /
  • Marlinda Pessoa Araujo - Integrante /
  • Fabrícia Pereira Teles - Integrante /
  • Iane Melo Ibiapina - Integrante / LEITE, Francisca Andréia Alves de Sousa - Integrante /
  • Carlos José de Sousa Carneiro - Integrante /
  • Eliene Maria Viana de Figueirêdo Pierote - Integrante /
  • Ireuda Lopes Nascimento - Integrante /
  • Ana Valéria Marques Fortes Lustosa - Integrante /
  • TACCA, Maria Carmen Villela - Integrante /
  • COELHO, Grasiela Maria de Sousa - Integrante /
  • SILVA, Arlete Fragas - Integrante /
  • GAMA, Maria Luiza Santos - Integrante /
  • SOUSA, José de Ribamar de Brito - Integrante /
  • Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina - Coordenador.

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