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Projeto de Pesquisa 14


14 - Formação de professores e Práticas Pedagógicas: Significações e Realidades

Início: 2008
Linha de Pesquisa: Ensino, formação de professores e práticas pedagógicas

Descrição: O objetivo geral desta pesquisa é investigar como tem ocorrido a formação inicial e continuada de professores para os/nos diferentes níveis de escolaridade e suas investigações e articulações com a prática pedagógica. Especificamente pretendemos: a) conhecer os significados da formação de professores e da prática pedagógica na realidade piauiense; b) caracterizar as práticas de formação continuada que tem sido disponibilizada aos professores da educação formal e suas contribuições para a profissionalização docente; c) caracterizar o material didático que tem sido utilizado nas atividades de formação; d) verificar como e se as atividades de formação continuada têm contribuído para atender às necessidades formativas dos professores; e) caracterizar as práticas pedagógicas dos docentes dos diferentes níveis de ensino; f) subsidiar o desenvolvimento de atividades de Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Graduação e Orientações no Programa de Pós-Graduação em Educação; g)  contribuir para a consolidação do Núcleo de Formação de Professores; h) compreender os processos de aquisição e de mobilização dos saberes docentes, a partir de narrativas da prática docente. O referencial teórico contempla Freire (1998, 1995, 1996 e 1997), com a dialogicidade e problematização; Mendes Sobrinho (2006), Mendes Sobrinho e Carvalho (2006), Pimenta (2002), Veiga e Amaral (2002) e Scheibe(2002, 2007), Mayer e Bertagn (2006), Santos e Greca (2007) sobre o ensino de Ciências Naturais; além de Tardiff (2002), sobre os saberes docentes, dentre outros. O estudo será de natureza qualitativa,  uilizando o método autobiográfico e os estudos sobre histórias de vida. A análise documental, a observação, o questionário e a entrevista serão técnicas/instrumentos de coleta de dados. Quando da realização de estudos de caso utilizaremos Yin (2005) como referência e Barad.

Equipe:

  • José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho (Docente Responsável);
  • Rosane Carvalho Leite (Discente);
  • Alan Kardec Carvalho Sarmento (Discente);
  • Cleidinalva Maria Barbosa Oliveira (Discente);
  • Simone Carvalho de Oliveira (Discente);
  • Caticiara Feitosa de Lima (Discente);
  • Maria Eugênia Meneses Rios (Discente);
  • Antonia Maria dos Santos Silva (Discente);
  • Cristiana Barra Teixeira (Discente);
  • Suely Lima Chaves Oliveira (Discente).

 
 

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