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Projeto de Pesquisa 13


13 - Os Saberes e Práticas da Formação Docente: da necessidade teórico-prática à revisão de conceitos e crenças

Início: 2006
Linha de Pesquisa: Ensino, formação de professores e práticas pedagógicas

Descrição: Em consonância com as tendências presentes nos estudos que têm como tema e problematização a formação e a prática pedagógica, esta pesquisa tem como objetivo analisar os processos de formação e as práticas pedagógicas dos docentes nos ambientes típicos de tais acontecimentos, buscando abstrair os saberes e a contribuição desses na efetivação do trabalho docente.
Esta proposta de estudo considera que, embora a definição dos saberes que contribuem para a formação e prática docente já apresente certa sistematização quanto à diversidade de suas naturezas, entretanto, o modo como os saberes participam ainda apresenta-se de forma imprecisa em relação aos aspectos da intensidade de cada um, das relações e inter-relações travadas e das conexões que geram na estruturação das bases teórico-metodológicas e instrumentais da formação, bem como da elaboração das práticas docentes.  Pautado nesta premissa, percebe-se a importância para um estudo sistemático sobre os saberes instituir uma relação necessária entre estes saberes, as concepções de profissionais docentes e a finalidade que a proposta pedagógica-educacional deve assumir, devido mesmo ser o trabalho docente, intrinsecamente, de natureza teórico-prática, bem como uma construção sócio-política e cultural.  Assim, toma-se como apoio discussões elaboradas por teóricos como Schön (2000), Perrenoud (1997), Gauthier (2001), Morin (2000), em que cada um desses teóricos enfatiza um fim mais específico para a formação e a prática docente. Alicerçando-se, também, na crítica sistemática à estes paradigmas da formação, como as elaboradas por Moraes, Torriglia e Shiroma (2003), em que procuram desvelar o comprometimento epistemológico destes paradigmas com as orientações teóricas e políticas dos modelos de sociedade neoliberais e neoconservadoras. Diante da perspectiva de realização da pesquisa no ambiente do acontecimento, toma-se como referência metodológica os procedimentos próprios da pesquisa qualitativa em sua modalidade etnográfica, usando ainda a análise de documento como fonte de obtenção de informações, bem como os temais instrumentos, como: a observação, a entrevista, elaboração de diários, memoriais, grupo focal entre outros. Com estes procedimentos aplica-se a análise de conteúdo na construção e análise dos dados. Esta proposta de estudo se justifica pelas limitações detectadas nos futuros docentes e docentes já em atividade com os quais se desenvolve atividades de ensino e aprendizagem, experiências que despertam o questionamento sobre a base de saberes que vem estruturando a formação destes profissionais e de suas práticas nos espaços de trabalho.


Equipe:

  • Martha Goretti Vasconcelos Said Araujo (Participante Externo);
  • Carmen Lúcia de Oliveira Cabral (Docente Responsável);
  • Julival Alves da Silva (Participante Externo);
  • Reijane Maria de Freitas Soares (Participante Externo);
  • José Ribamar Santos Costa Júnior (Participante Externo);
  • Rosângela Maria da Silva Melo (Discente);
  • Thaizi Helena Barbosa e Silva Luz (Discente);
  • Maria Reginalda Soares da Silva (Discente);
  • Mariângela Santana Guimarães Santos (Discente);
  • Marilda da Conceição Martins (Discente);
  • Robert Mauricio de Oliveira Araújo (Discente);
  • Hosiene Araújo Teodósio (Discente);
  • Franc-lane Sousa Carvalho do Nascimento (Discente);
  • Joquebede Dias dos Santos Nunes (Discente).

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