Brasil Brasil Brasil

Projeto de Pesquisa 12

 

12 - Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas na Sociedade Piauiense

Início: 2004
Linha de Pesquisa: Ensino, formação de professores e práticas pedagógicas

Descrição: O projeto tem como objetivo geral Investigar o processo de formação de professores na Sociedade piauiense, e suas articulações com o currículo e as práticas pedagógicas. Como objetivos específicos: a) subsidiar o desenvolvimento de atividades de Iniciação Científica e Orientações no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI; b) Levantar aspectos históricos relativos à formação inicial e continuada no Piauí; c) Conhecer as influências do currículo na Prática Docente; d) Caracterizar os saberes e as práticas pedagógicas dos docentes da área etc. A pesquisa contempla estudos bibliográficos, documentais e empíricos e contemplará levantamento de dados junto às instituições formadoras e as de atuação dos docentes, no caso o sistema estadual de ensino. Tomamos como referências sobre a formação docente Silva et alli (1991), Ludke (1994), Gatti (1992 e 1996), Marin (1995), Mendes Sobrinho (1998, 2006), Pimenta (2002), Veiga e Amaral (2002), Scheibe (2002) que evidenciam, no contexto de diferentes reformas do ensino, a trajetória das concepções e das políticas de formação de professores. Autores como Freire, Tardif e Perrenoud são referências relativas às práticas pedagógicas e saberes docentes. São metas do estudo: a) desenvolvimento de atividades de Iniciação Científica e Orientações no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI; b) caracterização das tendências atuais para o ensino formal na educação básica e superior; c) caracterização dos modelos de formação inicial e continuada que têm sido disponibilizados ao professores dos diferentes níveis de ensino no Piauí e seus impactos na prática docente; d) caracterização das tendências atuais para a formação inicial e continuada de professores para a educação Básica e Superior; e) levantamento de aspectos históricos relativos à formação inicial e continuada de professores, na sociedade piauiense, num período recente e em especial na área de Ciências Naturais e das séries iniciais do ensino Fundamental f) Identificação das concepções de conhecimento científico e de ensino veiculadas nas propostas de formação de professores; g) caracterização das tendências atuais para o ensino e o currículo em Ciências Naturais; h) reflexão sobre a importância da alfabetização científica e tecnológica para a formação da cidadania; i) investigação sobre as influências das atividades de formação continuada, na prática docente dos professores; j) identificação dos obstáculos evidenciados na formação inicial, nos programas de formação continuada de professores, bem como no processo ensino-aprendizagem nos diferentes níveis de ensino; l) investigação dos processos de implantação e de implementação das Diretrizes Curriculares para os Cursos Superiores, com ênfase para a área de Ciências Naturais e de Pedagogia – Séries Iniciais; m) caracterização dos saberes mobilizados e as práticas pedagógicas de docentes nos diferentes níveis de ensino; n) conhecimento das formas de incorporação dos saberes docentes; o) reconstrução as trajetórias da inicial e formação continuada, principalmente na área de Ciências Naturais, buscando compreender as características e o modo de constituição dessas trajetórias.


Equipe:

  • José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho (Docente Responsável);
  • Ângela Regina dos Reis Santos (Participante Externo);
  • Marta Maria Azevedo Queiroz (Participante Externo);
  • Fernanda Antonia Barbosa da Mota (Participante Externo);
  • Maria de Lourdes Bandeira Rodrigues (Participante Externo);
  • Maria de Fátima Cardoso Soares (Discente);
  • Malvina Thaís Pacheco Rodrigues (Participante Externo);
  • Maria Goreti da Silva Sousa (Participante Externo);
  • Elmo de Souza Lima (Participante Externo);
  • Neuton Alves de Araujo (Discente);
  • Maria das Graças Silva Ciriaco (Discente);
  • Raimundo Dutra de Araújo (Discente);
  • Antonina Mendes Feitosa Soares (Discente);
  • Valdirene Gomes de Sousa (Discente);
  • Ananda Batista Madeira Campos (Discente);
  • Rosane Carvalho Leite (Discente);
  • Alan Kardec Carvalho Sarmento (Discente);
  • Simone Carvalho de Oliveira (Discente);
  • Caticiara Feitosa de Lima (Discente);
  • Maria Eugenia Meneses Rios (Discente).

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.