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Projeto de Pesquisa 11


11 - Caminhos investigativos no campo da formação e do desenvolvimento profissional docente: subsídios teórico-metodológicos

Início: 2004
Linha de Pesquisa: Ensino, formação de professores e práticas pedagógicas

Descrição: O tema formação de professores e desenvolvimento profissional docente encontra-se no centro das discussões que integram as pesquisas na atualidade, voltadas para o campo educacional. Partimos da premissa de que é lícito acreditar e perspectivar acerca de uma educação de maior qualidade possível. Para tanto, faz-se necessário pensar em bases concretas sobre a formação inicial e continuada dos professores. Com o desenvolvimento desta proposta de pesquisa, pretendemos oferecer ao professor em formação (formação inicial) e àquele que já exerce docência no ensino básico oportunidades de contactar, discutir e compreender acerca da dinâmica e da importância que envolve os diversos componentes que integram a compreensão da dimensão da formação e do desenvolvimento profissional docente. Assim, definimos como interlocutores do estudo estudante, alunos concluintes do Curso de Pedagogia da UFPI (8º Bloco), bem como egressos do curso em referência, em início de carreira, que já estejam exercendo a profissão docente. Na tentativa de entender e analisar como os professores concebem seu percurso formativo, sua prática pedagógica e seu desenvolvimento profissional docente, para tanto, definimos alguns procedimentos típicos da abordagem qualitativa de pesquisa: observação (em sala de aula), entrevistas individuais semi-estruturadas; e sessões de reflexão conjunta (professores e pesquisadores), denominadas, no estudo, de situações provocativas. Tendo em vista que o Projeto em referência servirá de matriz para outras subpropostas investigativas, serão empregados vários formatos metodológicos de pesquisa. Esses procedimentos metodológicos que se caracterizarão a partir das seguintes perspectivas: da etnografia, das histórias de vida, da história oral e dos estudos de caso, priorizando-se, neste caso, a etnografia e as histórias de vida.

Equipe: 

  • Maria Teresa de Jesus Andrade Portela (Participante Externo);
  • Maria Zélia de Araújo Madeira (Participante Externo);
  • Vilma Lages Lopes da Silva (Participante Externo);
  • Maria da Glória Soares Barbosa Lima (Docente Responsável);
  • Maria Luisa Cavalcante Barbosa (Discente);
  • Raimundo Nonato Moura Oliveira (Participante Externo);
  • Francisco Afrânio Rodrigues Teles (Participante Externo);
  • Cleide Maria Arraes Rezende (Discente);
  • Samylla Miranda Monte (Discente);
  • Adriana Borges Ferro Moura (Discente);
  • Shirley Dourado Rebêlo (Discente);
  • Aldina de Figueiredo Cunha (Discente);
  • Ioneide Santos do Nascimento (Discente);
  • Lourival da Silva Lopes (Discente);
  • Aline Assunção Tranqueira (Discente);
  • Lucimara Rodrigues Silva (Discente);
  • Maria de Jesus Assunção e Silva (Discente).

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