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Projeto de Pesquisa 10


10 - As subjetividades em construção no contexto escolar: uma análise na perspectiva sócio-histórica e psicoeducacional

Início: 2008
Linha de Pesquisa: Ensino, formação de professores e práticas pedagógicas

Descrição: A crise da profissão docente e, em especial, da identidade desse profissional e dos demais educadores, e, ainda, a situação de profundo mal-estar que se encontra o professorado nos coloca o desafio de desenvolver estudos que nos permitam conhecer a pessoa do professor/educador e, com isso, podermos vislumbrar saídas para ser educador e está nessa profissão. Uma das direções que esses estudos podem tomar é buscar compreender a dimensão subjetiva da educação, mas tendo consciência de que esta se constitui e se expressa em suas inter-relações com a dimensão objetiva social, cultural, histórica e política. Desse modo, os estudos que pretendemos desenvolver com esse projeto visam analisar uma temática que vem se tornando cada vez mais necessária no contexto educacional brasileiro: a subjetividade dos atores envolvidos na educação, especialmente no processo ensino-aprendizagem que acontece na escola. Nesse sentido, definimos como objetivo geral investigar as subjetividades em construção no atual contexto escolar, analisando, sobretudo, os processos psicossociais que se constroem nas relações e ações educacionais, os processos de construção da identidade profissional do educador e de produção de sentidos das experiências vivendo e construindo a profissão. Mais especificamente definimos: a) delinear o perfil dos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem; b) analisar os processos de construção da identidade do educador; c) compreender como os processos formativos podem re-significar a identidade dos profissionais da educação escolar; d) Verificar se a consciência desenvolvida pelos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem em relação ao ser professor se caracteriza pela articulação entre seu significado social e o sentido que está sendo produzido nos processos formativos; e) analisar os processos de produção dos novos significados e sentidos que o educador está atribuindo à sua profissão e como estes (re)orientam sua atuação profissional e/ou prátIca. A ser concluido em 2010.

Equipe: 

  • Maria Vilani Cosme de Carvalho (Docente Responsável);
  • Carla Andrea  Silva (Discente);
  • Cristiane de Sousa Moura (Discente);
  • Mônica Núbia Albuquerque Dias (Discente);
  • Cristina Cardoso de Araújo (Discente);
  • Isana Cristina dos Santos Lima (Discente);
  • Vilma Ribeiro Rocha dos Santos (Discente).

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