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Projeto de Pesquisa 8


8 - Estórias de brasileiras afrodescendentes de sucesso: diferenciações intergeracionais de raça e gênero na Educação

Início: 2009
Linha de Pesquisa: Educação, movimentos sociais e políticas públicas

Descrição: Este projeto é um desdobramento e continuidade de estudos desenvolvidos nos últimos anos sobre a questão da interseção e transversalidade entre raça, gênero e educação. Estudos comparativos têm sido executados, envolvendo mulheres afrodescendentes do Brasil, África e Estados Unidos. Continuando com preocupações semelhantes, observamos que dados do PNAD/IBGE (2005) indicam que o segmento da população nacional que se reconhece como de descendência predominantemente africana é de quase 50%. Entretanto, membros deste grupo continuam sendo os mais excluídos no Brasil. A democracia racial, ainda viva nas suas repercussões cotidianas, tem dificultado um enfrentamento mais objetivo das desigualdades raciais. O fator racial não recebe, historicamente, a atenção que este requer (BOAKARI, 1994; 2003; BRASIL, 1996; 1997; 2002; 2004; 2005; BRZEZINSKI, 2008; CUNHA JUR., 2009; GOMES, 2005; MUNANGA, 2005; SKIDMORA, 1999). Por sua vez, o sexismo no Brasil é uma questão que deixa perplexos os elaboradores das políticas públicas. Até feministas têm dificuldades em educar outras da causa básica acerca das discriminações que enfrentam. Caldwell (2001) e outros ajudam discutir que as mulheres brasileiras, estudadas em termos monolíticos, fracassam em apresentar o significado de raça e de gênero na sociedade brasileira. A escassez de pequisas integradas sobre estas categorias conjunturalmente tem menosprezado as experiências de mulheres afrobrasileiras (AUDA, 2006; BOAKARI, 2007; HASENBALG & DO VALLE SILVA, 1999; LOVELL, 1991).  No campo educacional, continuam enfrentado barreiras diferenciadas, mas cada vez mais, muitas estão conseguindo êxito escolar e sucesso profissional (BOAKARI, 2010; CALDWELL, 2001; HARRIS, 1995). Deste modo, os objetivos da pesquisa são para determinar e aprofundar respostas problematizadoras de questões do tipo: quais as experiências de mulheres afrodescendentes como estudantes e profissionais? como algumas destas mulheres explicam as causas e os fatores que as levaram a conseguir sucesso (educacional e profissional)?

Equipe:

  • Francis Musa Boakari (Docente Responsável);
  • Elizete Dias da Silva (Discente);
  • Francilene Brito da Silva (Discente).

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