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Projeto de Pesquisa 7


7 - História e Memória da Educação no Piauí – Brasil

Início: 2004
Linha de Pesquisa: Educação, movimentos sociais e políticas públicas

Descrição: A importância e necessidade dos estudos e pesquisa na área de História da Educação tem tido um crescimento bastante forte. Esse movimento ascendente tem sido motivado pela necessidade e importância que tem ficado evidente para avanço da pesquisa cientifica que tem como objeto o fator educacional na dinâmica da sociedade. As publicações têm mostrado essa fertilidade. Instituições internacionais como a ISCHE – Associação Internacional de História da Educação, e nacionais como a Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), e a Sociedade Argentina de História da Educação (SAHE) são exemplos demonstrativos de que esses estudos são importantes e necessários. Além disso, eventos científicos internacional e nacionais que são fóruns e têm funcionado como locus privilegiado de debates e troca de experiências entre os pesquisadores, entre os quais pode citar os congressos Luso-brasileiros de História da Educação, e as reuniões anuais da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. No Piauí, há a alguns anos temos incentivado estudos e projetos na área. Este projeto é amplo e será mais bem detalhado em projetos menores que o comporão a partir das demandas que se apresentarem. No momento está composto pela continuidade do projeto Memória da UFPI: vários olhares, que já produziu duas dissertações de mestrados, três trabalhos de conclusão de curso de graduação, relatórios parciais e finais de bolsistas de Iniciação Cientifica, e várias comunicações de pesquisa, eventos científicos na área, e alguns artigos e obras coletivos na área. Os estudos propostos estão vinculados as atividades do PPGEd e do Mestrado em História do Brasil (UFPI), e a participação no núcleo de Educação, História e Memória (NEHME), da Universidade Federal do Piauí, e seguem a orientação teórica e metodológica da Nova História Cultural com base em autores como BURKE (2005, 1992), LE GOFF (1990), CERTEAU (1996), no que se refere a análise da memória histórica educacional está ancorada nas idéias de HALBWACHS (1990), LE GOFF (2003), SOUSA (2000). Usaremos também a história oral como recurso metodológico com base MONTENEGRO (2001), entre outros autores. O projeto tem como objetivos: dar continuidade aos estudos históricos da educação no Brasil e especificamente no Piauí; aprofundar a reflexão teórico-metodológica da história cultural com mestrandos, graduandos na área de história da educação; realizar estudos de memória da História da Educação no Brasil e no Piauí; Levantar e Organizar fontes sobre educação no Piauí e no Brasil; Oportunizar a participação de alunos de graduação da UFPI em atividades de pesquisa na área de história da Educação; e produzir estudos sobre a história e memória da educação no Piauí considerando:
- cotidiano escolar;
- instituições escolares;
- agentes educacionais (professores, alunos, etc...).

Equipe:

  • Maria do Amparo Borges Ferro (Docente Responsável);
  • Amada de Cássia Campos Reis (Participante Externo);
  • Teresinha de Jesus Araújo Magalhães Nogueira (Participante Externo);
  • Maria Inez Bandeira de Vasconcelos (Participante Externo);
  • Cristiane Feitosa Pinheiro (Participante Externo);
  • Zélia Maria Carvalho e Silva (Participante Externo);
  • Anneth Cardoso Basílio da Silva (Discente);
  • João Valter Ferreira Filho (Discente);
  • Edilene Lima da Silva (Discente);
  • Francisca das Chagas Lopes Campos (Discente);
  • Lourenilson Leal de Sousa (Discente);
  • Rosa Maria Borges de Queiroz Rosado (Discente);
  • Vilma da Silva Mesquita Oliveira (Discente);
  • Maria das Dores Ferreira da Silva (Discente);
  • Roldão Ribeiro Barbosa (Discente).

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