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Projeto de Pesquisa 4

4 - Entre paradigmas: análise da complexidade e heterogeneidade do processo e dos fundamentos que norteiam seu desenvolvimento

Início: 2005
Linha de Pesquisa: Educação, movimentos sociais e políticas públicas

Descrição: Educação inclusiva de pessoas com necessidades educacionais especiais: análise da complexidade e heterogeneidade do processo e dos fundamentos que norteiam seu desenvolvimento. O projeto tem por objetivo analisar a educação inclusiva nos seus mais diferentes contextos educacionais (sistemas público e privado) e nos diferentes níveis de ensino, de modo a compreender seu desenvolvimento a partir da heterogeneidade dos sujeitos incluídos, sejam estes pessoas com altas habilidades/superdotação, deficientes auditivos, intelectuais, visuais ou físicos, assim como pessoas com condutas típicas, tais como autistas. A amplitude deste projeto se justifica pela necessidade de aprofundar os conhecimentos acerca dessa população, os obstáculos, desafios e conquistas que se lhes apresentam e, de igual modo, compreender o momento histórico, a complexidade e a diversidade de soluções encontradas por professores, diretores e alunos na condução do processo de inclusão. Nesse contexto, observa-se que são poucos os trabalhos desenvolvidos nessa área no Estado do Piauí, o que também contribui para alimentar ainda mais os preconceitos, mitos e idéias errôneas acerca desse segmento da população. Ao mesmo tempo, revela a necessidade de estudos direcionados para o entendimento e posterior execução de procedimentos de adequação e preparação de professores aptos a lidar com essa nova realidade. Considera-se que a questão da moralidade, dos valores, sentimentos morais e virtudes está diretamente vinculada às práticas pedagógicas e à constituição do aprendiz e do professor. Por esta razão, este projeto busca estar sempre em sintonia com esses aspectos, como forma de compreender as reais possibilidades e interesses vinculados à educação.

Equipe:

  • Ana Valéria Marques Fortes Lustosa (Docente Responsável);
  • Camila Siqueira Cronember Freitas (Discente);
  • Danielle de Freitas Fonseca (Discente);
  • Marcia Raika e Silva Lima (Discente);
  • Rafaella Lobato Coelho Sá Monteiro (Discente);
  • Alessandra Katiucia Sampaio de Aguiar (Discente);
  • Carlos Eduardo Gonçalves Leal (Discente);
  • Gilmar Alves da Silva (Discente);
  • Daniel Pereira Barbosa (Discente);
  • Susana Araújo Chaves (Discente);
  • Telma Cristina Ribeiro Franco Freire (Discente).

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